Publicado em 14/04/2025 as 8:00am
MAPS Veste-se de Ganga para Assinalar Mês Contra a Violência Sexual
A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está assinalando o Mês Contra a...
A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está assinalando o Mês Contra a Violência Sexual deste ano, em abril, participando na campanha Denim Day, ou Dia das Calças de Ganga, a mais antiga campanha mundial de prevenção e educação sobre violência sexual. A organização também vai promover várias conversas na comunidade e online sobre o significado do consentimento nas relações sexuais.
Durante todo o mês, a equipa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS vai pedir aos funcionários da organização que vistam calças de ganga e uma t-shirt com declarações sobre abuso sexual, como parte da campanha Denim Day. A organização sem fins lucrativos de serviços sociais e de saúde vai depois usar as redes sociais para partilhar as mensagens e envolver a comunidade em conversas sobre o tema “O que você veste não é um convite” com alguns dos especialistas em prevenção da organização e profissionais de saúde mental da comunidade.
O Denim Day tem lugar a 30 de abril, quando milhões de pessoas em todo o mundo vestem calças de ganga para sensibilizar para a necessidade de apoiar os sobreviventes e de se educarem a si próprios e aos outros sobre todas as formas de violência sexual.
A campanha teve origem em 1999, em resposta a uma decisão controversa do Supremo Tribunal italiano, que anulou uma condenação por violação com base no facto da vítima estar a usar calças de ganga justas. Os juízes argumentaram que as calças de ganga eram tão justas que a vítima devia ter ajudado a tirá-las - o que implicava consentimento. Em protesto contra esta decisão e em solidariedade com a vítima, as deputadas do Parlamento italiano usaram calças de ganga no trabalho, dando origem a um poderoso movimento de justiça e sensibilização.
A MAPS vai promover uma conversa ao vivo no dia 22 de abril, das 19 às 20 horas, na página da organização no Instagram (instagram.com/maps_org) com a Especialista em Prevenção da MAPS Fania da Silva, a psicoterapeuta Ana Nava, Ph.D., e a enfermeira psiquiátrica e homenageada com o Prémio MAPS 2025 Mary e Manuel Rogers de Vida Dedicada ao Serviço Comunitário, Edilia Gomes, NP.
No dia 23 de maio, às 16:30, a MAPS vai ao Consulado Geral de Cabo Verde em Quincy, MA, para mais uma discussão comunitária com um membro da comunidade sobrevivente de violência sexual, e a Diretora de Serviços de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS, Dulce Ferreira, MA.
O programa da MAPS oferece apoio gratuito, confidencial e personalizado, intervenção em situações de crise, planeamento de segurança, informação, encaminhamentos, apoio médico e jurídico e serviços relacionados a vítimas de violência doméstica e abuso sexual.
Estes serviços são financiados pelo Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, pelo Gabinete de Assistência à Vítima de Massachusetts (MOVA; Subsídio VSS), pelo Gabinete Executivo de Segurança Pública (Subsídio VAWA), pelo Gabinete de Violência contra as Mulheres do Departamento de Justiça (Subsídio SASP/CSP) e pela Administração para Crianças e Famílias do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Para saber mais sobre o programa, visite maps-inc.org/dvsa.
A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts e outras desde 1970. A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus sete escritórios em Cambridge, Brighton, Dorchester, Framingham, Lowel, Somerville e Everett. Para saber mais sobre a MAPS, visite maps-inc.org