Publicado em 14/04/2025 as 6:00pm
Voo com 102 brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza dia 10
Seis voos com deportados já retornaram ao Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos e intensificou políticas migratórias
Um avião com 102 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza nesta sexta-feira (11), em mais uma operação de repatriação coordenada pelo governo federal. Este é o sexto voo com deportados a desembarcar no Brasil desde que o ex-presidente norte-americano Donald Trump reassumiu o cargo e retomou uma série de políticas migratórias mais rígidas, especialmente contra estrangeiros em situação ilegal.
A chegada do voo à capital cearense aconteceu às 8h. Já os repatriados que seguem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), desembarcar às 15h, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Acolhimento e apoio logístico
Nesta operação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens para que os repatriados se deslocassem aos seus estados de origem. Foram 30 bilhetes para os que permaneceram em Fortaleza e tinha como destino estados das regiões Norte e Nordeste, e outros 20 para aqueles encaminhados a Confins com destino ao Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.
O processo de acolhimento foi coordenado por uma força-tarefa que envolve os ministérios dos Direitos Humanos, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores, Defesa e Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias Fraport Brasil e BH Airport.
Em Fortaleza, o atendimento foi realizado no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Em Confins, os deportados foram acolhidos em uma sala adaptada, com infraestrutura preparada pelas concessionárias dos aeroportos.
Serviços oferecidos
Durante o acolhimento, os repatriados recebem alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde e suporte psicossocial. Também são oferecidas orientações sobre direitos, encaminhamentos para serviços públicos, apoio para contato com familiares e, quando necessário, acolhimento temporário.
Histórico dos voos com deportados
Desde janeiro deste ano, outros cinco voos com brasileiros deportados chegaram ao país. O primeiro pousou em Manaus em 24 de janeiro, com 158 passageiros — alguns algemados, o que gerou críticas por parte do governo brasileiro. O segundo voo, com 111 repatriados, chegou a Fortaleza em 7 de fevereiro. Já o terceiro, em 21 de fevereiro, trouxe 94 deportados, incluindo nove crianças e dois idosos.
Em 15 de março, o quarto voo trouxe 127 brasileiros, entre eles 10 menores de idade. Dois passageiros tinham mandados de prisão em aberto. Situação semelhante foi registrada no quinto voo, em 28 de março, quando 104 brasileiros foram repatriados. Quatro deles foram presos ao desembarcarem em Fortaleza por pendências com a Justiça brasileira.
A intensificação dessas operações evidencia os efeitos diretos da política migratória norte-americana sob a nova gestão de Trump, além de desafiar o governo brasileiro a garantir uma reintegração humanitária e estruturada aos cidadãos que retornam ao país.
Fonte: Da redação