Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/04/2025 as 4:00pm

Governador do Paraná se reúne com autoridades da Flórida e quer Orlando como destino de intercâmbio estudantil

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, cumpriu nesta segunda-feira (14) uma...

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, cumpriu nesta segunda-feira (14) uma série de compromissos nos Estados Unidos com foco no fortalecimento de parcerias internacionais, especialmente nas áreas de turismo e educação. Em Orlando, ele se reuniu com o prefeito da cidade, Buddy Dyer, e com o administrador do Condado de Orange, Jerry Demings, com o objetivo de incluir a Flórida como um dos destinos do programa paranaense de intercâmbio Ganhando o Mundo.

A agenda aconteceu logo após uma visita ao PortMiami, onde o governador anunciou a construção de um novo terminal de passageiros para cruzeiros marítimos no Porto de Paranaguá. A infraestrutura será voltada ao embarque e desembarque de turistas, reforçando o turismo náutico no litoral paranaense.

A primeira reunião foi com Buddy Dyer, prefeito de Orlando, cidade que mantém uma relação de irmandade com Curitiba — fator que pode facilitar parcerias e desburocratizar processos ligados a projetos como o Ganhando o Mundo. Embora 50 estudantes paranaenses tenham participado da edição de 2024 do programa nos Estados Unidos, apenas um ficou na Flórida, em Winter Garden, nas proximidades de Orlando.

"O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio incrível, que promove desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes da rede pública. Recentemente expandimos a edição de 2026 para chegar a 2 mil alunos. Será a maior da história. E já estamos prospectando parceiros para o futuro. Em Orlando, além da ambientação em um país de primeiro mundo, os estudantes podem ter contato com esse universo do turismo e do entretenimento, que é um dos segmentos comerciais que mais crescem no mundo", afirmou o governador.

Além do turismo, Ratinho Junior apresentou a Dyer um panorama das potencialidades do Paraná, destacando Foz do Iguaçu — que além das Cataratas terá, nos próximos anos, uma unidade do renomado museu francês Pompidou —, a temporada de cruzeiros no litoral paranaense e o apelo turístico da Ilha do Mel. O Estado recebeu quase 1 milhão de turistas estrangeiros em 2024.

Na sequência, o governador se encontrou com Jerry Demings, que o apresentou ao modelo de administração condal dos Estados Unidos. O Condado de Orange, composto por 13 localidades (entre cidades e vilas), é uma das regiões mais populosas da Flórida. Ratinho Junior aproveitou para destacar os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado elaborados pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, que visam alavancar o crescimento regional nas maiores cidades do estado.

Orlando é uma das cidades mais visitadas do mundo, conhecida por abrigar o Walt Disney World. A cidade emprega mais de 230 mil pessoas no setor turístico e é também um polo de saúde e educação, com destaque para a University of Central Florida, a segunda maior universidade do estado.

A missão paranaense foi organizada com apoio da DG4Business, representante da Invest-PR nos Estados Unidos, e contou com a participação do cônsul-geral do Brasil em Orlando, João Lucas Quental, da presidente da Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce, Caroline Fisher, e de Fernanda Makarios, da DG4Business.

Além do programa geral de intercâmbio, os Estados Unidos seguem como parceiros do Ganhando o Mundo Agrícola, previsto para o segundo semestre deste ano. Cem alunos de colégios agrícolas do Paraná embarcarão para o estado de Iowa, referência mundial na produção de alimentos.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Fonte: Da redação

Top News