Publicado em 18/04/2025 as 10:00am
Brasileiro já entra na fila para o novo “Golden Visa” dos EUA, anunciado por Trump
Semanas após o Presidente Donald Trump anunciar uma nova categoria de visto destinada a atrair...
Semanas após o Presidente Donald Trump anunciar uma nova categoria de visto destinada a atrair grandes investidores para os Estados Unidos, o primeiro brasileiro já demonstrou interesse em garantir seu lugar na fila. Trata-se do empresário Ricardo Bellino, ex-sócio de Trump e conhecido por projetos inovadores de negócios.
Chamado informalmente de “Golden Visa” (visto de ouro), o programa visa conceder residência a estrangeiros dispostos a investir nada menos que US$ 5 milhões — o equivalente a cerca de R$ 30 milhões. O objetivo da proposta é impulsionar a economia americana com a chegada de capital estrangeiro e fomentar a criação de empregos.
Bellino, que já morou nos Estados Unidos mas perdeu o visto anterior, não quis esperar a formalização completa do programa. Na semana passada, ele enviou um e-mail diretamente ao secretário de Comércio dos EUA manifestando seu interesse e detalhando o projeto no qual pretende investir: a Dealmaker Academy, uma iniciativa voltada à capacitação de agentes imobiliários na área de fusões e aquisições.
“O programa tem como público-alvo mais de 1,5 milhão de agentes imobiliários ativos nos EUA. Vamos oferecer a eles ferramentas, conhecimento e certificação para atuar de forma ética e eficaz nesse mercado. Tudo isso por meio de uma plataforma digital, com suporte acadêmico da MUST University”, explicou Bellino em entrevista à rádio CBN.
O novo visto ainda não está oficialmente em vigor, mas já tem atraído olhares de investidores ao redor do mundo. Trump apresentou a proposta como uma evolução do visto EB-5, criado em 1990, que exige investimentos mínimos em negócios geradores de emprego. O ex-presidente argumenta que o novo formato trará pessoas “ricas e bem-sucedidas” que irão “gastar muito, pagar muitos impostos e empregar muitas pessoas”.
“O Golden Visa será um caminho para a cidadania para pessoas de grande talento — ou para pessoas ricas que pagarão para que essas pessoas talentosas entrem. Achamos que serão extremamente bem-sucedidas”, disse Trump ao apresentar o plano, em fevereiro deste ano.
Enquanto o programa ainda aguarda formalização, Bellino larga na frente como o primeiro brasileiro interessado no “cartão dourado” da América.
Fonte: Da redação