Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/04/2025 as 8:00am

Empresária brasileira teme polarização após assumir operação do Tesla Diner, novo restaurante de Elon Musk na Califórnia

Fonte: Da redação

Empresária brasileira teme polarização após assumir operação do Tesla Diner, novo restaurante de Elon Musk na Califórnia Clija Chait é natural de Currais Novos, Rio Grande do Norte

A empresária brasileira Clija Chait, 34, natural de Currais Novos (RN), enfrenta o lado amargo da polarização política nos Estados Unidos após ser anunciada como responsável pela operação do Tesla Diner, novo restaurante idealizado por Elon Musk em Los Angeles. O projeto, que une gastronomia e tecnologia em um espaço com estética retrô-futurista, vem sendo alvo de protestos nas redes sociais desde que se tornou público.

Clija vive nos EUA desde 2016 e é casada com Bill Chait, influente restaurateur da Califórnia. Juntos, eles comandam a Zero2One, empresa escolhida para desenvolver o cardápio e gerenciar o restaurante da Tesla. A empreitada foi revelada originalmente pelo jornal New York Times e tem previsão de inauguração nos próximos meses. A estrutura contará com design circular, duas telas de cinema ao ar livre e estação de recarga para veículos elétricos.

Apesar da expectativa em torno da inovação, a repercussão do projeto tem gerado ataques à empresária e sua família. Clija afirma que precisou deixar temporariamente o Instagram após o marido, que é judeu, ser chamado de "nazista" por críticos nas redes sociais. “Sempre olhamos para o lado dos negócios”, disse à Folha de S. Paulo. “Muita gente não gosta do que está acontecendo no novo governo dos Estados Unidos e generalizam para tudo. Então, o desejo destas pessoas agora é destruir tudo o que se conecta com essa administração.”

A tensão política ganhou novos contornos após Elon Musk ser nomeado por Donald Trump, do Partido Republicano, para liderar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge). A indicação intensificou os protestos contra o empresário e suas empresas, como Tesla e SpaceX. Além das críticas online, episódios de vandalismo — incluindo pichações, incêndios e depredação de veículos da Tesla — têm sido registrados.

As políticas econômicas do novo governo norte-americano, aliadas ao corte de programas de diversidade e inclusão, aprofundaram a divisão entre eleitores e ampliaram o clima de instabilidade. Nesse contexto, projetos com a marca de Musk passaram a ser vistos por parte da população como símbolos de uma agenda política controversa.

Clija Chait, no entanto, reforça que o envolvimento da Zero2One com a Tesla tem objetivos exclusivamente comerciais. Ainda assim, ela admite temer que o ambiente tóxico nas redes sociais e nas ruas prejudique o lançamento do Tesla Diner. “Estamos lidando com algo que vai além do empreendedorismo. É uma tensão social que nos força a refletir sobre os limites entre negócios e política.”

Top News