Publicado em 19/04/2025 as 10:00am
XI BRAZIL CONFERENCE 2025: FOI INCRÍVEL, OS ESTUDANTES DERAM UM SHOW DE ORGANIZAÇÃO
Diálogos plurais e a construção de novas lideranças para o Brasil
A Brazil Conference 2025 consagrou-se, mais uma vez, como um espaço de excelência intelectual e pluralidade de ideias. Realizada nas duas universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos, Harvard e MIT, a conferência teve como tema “Conectando Gerações de Líderes” e reuniu mais de 150 estudantes brasileiros voluntários das principais universidades norte-americanas. Foram realizados mais de 30 painéis e houve a participação de milhares de pessoas.

Coube ao ex-presidente Michel Temer a honra de abrir oficialmente os trabalhos. Com sua habitual oratória sóbria, ele apresentou um discurso centrado no potencial da juventude brasileira e na importância da Constituição como base para o desenvolvimento nacional.
“Estudem. Estudem muito. O Brasil precisa de vocês preparados”, aconselhou Temer aos jovens presentes.
Em entrevista coletiva para a mídia, o jornal Brazilian Times perguntou sobre quais seriam as contribuições do ex-presidente para o Brasil, e ele respondeu:
“Esta entrevista, por exemplo, certamente será difundida. Quando tenho a oportunidade de falar para esse público extraordinário aqui em Harvard, quantitativamente e qualitativamente relevante, eu o faço com simplicidade, mas ancorado no sistema constitucional. Para mim, a Constituição resolve tudo. Se for aplicada, tudo dá certo.”

A Brazil Conference contou com presenças ilustres no campo político e jurídico: Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gonet, Procurador-Geral da República. Ambos participaram de painéis voltados à consolidação democrática e aos desafios jurídicos contemporâneos do Brasil.
A presença dessas figuras reforçou o compromisso da conferência com a discussão profunda de temas sensíveis, como justiça, combate à desinformação e reforma institucional.

Um dos painéis mais esperados foi o dos Embaixadores, moderado pela apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga. O Painel dos Embaixadores revelou ao público nomes que transformam comunidades brasileiras com ações concretas. Nelinha do Babaçu, do Maranhão, emocionou com seu depoimento. Ao lado dela estavam Dalmir Pacheco (projeto Arumã), Carol Steinkopf (Mapa do Autismo do Brasil), Luana Escamilla (ONG Fluxo sem Tabu), Laura Kieling (Amigos Inclusivos), nomes que representam a criatividade e resiliência do Brasil.
Nelinha falou ao Brazilian Times sobre como se sentia em participar desta conferência:
“Estar aqui em Harvard é algo que eu jamais imaginei. Mas hoje, minha voz ecoa para o mundo. Quero que saibam: existe uma floresta em pé, e ela pode interferir positivamente em tudo, do agronegócio ao iFood. Mas o que adianta sustentabilidade sem humanidade?”

O primeiro dia foi muito intenso, com painéis incríveis como o de impacto social: Servindo o Brasil, moderado pelo apresentador de TV Rodrigo Faro. São exemplos de servidores públicos que adotam a lei do máximo esforço. Eles promovem soluções transformadoras em suas áreas de atuação. Dentre tantos inscritos, esses foram selecionados. Sabe-se que o Brasil tem mais, muito mais servidores com este mesmo perfil. Para representá-los na Brazil Conference estavam: Natallya Levino, professora na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jair Candor, coordenador da frente de proteção etnoambiental da FUNAI, Maria Silva, secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, e Márcia Brasil, coordenadora do serviço Identidade, Transversidade da UERJ. Um painel incrível com depoimentos inspiradores e emocionantes.
O painel Superação: quando a educação e o esporte vencem teve a participação da deputada federal Tábata Amaral e da campeã olímpica de judô, Rafaela Silva. Ambas compartilharam suas trajetórias de luta e superação.

Amplificando a diversidade do diálogo, o cineasta Zé Padilha falou sobre o que o cinema revela sobre o Brasil.
Um outro painel muito aplaudido foi com o Cacique Raoni: Lições para a próxima geração de líderes. Um encontro comovente com um líder indígena da luta pelos povos originários. Raoni, em suas sábias palavras, bradou de forma veemente sobre a importância da preservação ambiental:
“Se o homem não cuidar da natureza, ele vai sofrer castigos com tragédias ambientais como grandes enchentes.” Raoni convidou os jovens estudantes a olharem com mais amor e respeito para o meio ambiente.
E, para encerrar este grande dia, a voz convidada foi a do Guerreiro Carlinhos Brown, renomado cantor e compositor, o qual apresentou suas reflexões sobre o papel transformador da música na construção da identidade brasileira. Brown representa a interseção entre tradição e vanguarda. Sua obra incorpora elementos da ancestralidade afro-brasileira e engajamento social. Brown falou sobre a importância da música no projeto Pracatum. Para Brown, a erotização na música representa ausência de poesia, porque música é poesia!
O primeiro dia de conferência foi harmoniosamente encerrado ao som de Carlinhos Brown.
No segundo dia da Brazil Conference, Carlinhos Brown liderou o painel Cultura em Ação, que se revelou uma ode à expressão popular e afro-brasileira.

Sob sua mediação, a dançarina Susan Santos abriu o painel com uma performance sobre identidade negra. Na sequência, o artista Jonathan Melo apresentou suas obras de arte urbana, uma delas grafitada ao vivo durante a conferência, despertando o público para a arte como ferramenta de denúncia social e resistência cultural.
A edição 2025 da Hack Brazil foi um dos pontos altos do evento, mediada pela apresentadora Sabrina Sato. A competição de startups revelou três finalistas de alto impacto: Leonardo Mello, CEO da FleetPay (vencedora), fintech que está revolucionando o setor de transportes com soluções financeiras para motoristas e empresas logísticas; Luciana Frazão, fundadora e CEO da Fluence, startup focada em educação linguística com base em inteligência artificial; Celso Berri, CEO da Syncker, plataforma que conecta educação imersiva à realidade aumentada em escolas públicas.
O anúncio do vencedor foi feito por Sabrina Sato, em painel que contou com jurados especialistas e investidores internacionais. Além do prêmio de R$ 100 mil, os projetos ganham visibilidade e suporte para expansão global.
Outros momentos memoráveis da conferência incluíram: o painel servindo o Brasil, com a mediação de Rodrigo Faro, reunindo servidores públicos como Natallya Levino (UFAL), Jair Candor (FUNAI), Maria Silva (Secretaria da Mulher de Alagoas) e Márcia Brasil (UERJ); e o painel de superação com Tábata Amaral e Rafaela Silva, que narraram suas histórias de luta através da educação e do esporte.
Um painel muito prestigiado foi Televisão e relevância pública: reinvenção na comunicação em massa, com Ana Maria Braga, apresentadora do “Mais Você”, Rodrigo Faro, apresentador e comunicador, e Sabrina Sato, apresentadora e empresária. Este painel foi coordenado por Matheus Farias, co-presidente da Brazil Conference. Neste painel, foi discutido como as emissoras tradicionais vêm respondendo às mudanças de linguagem frente às inovações tecnológicas, como internet, redes sociais e, recentemente, a inteligência artificial.
A palestra final proferida pelo campeão de MMA Anderson Silva, que compartilhou sua trajetória além do octógono. Ao falar sobre superação, disciplina e novos projetos, declarou:
“Ou você faz porque ama, ou não faz. O esporte me ensinou a empreender, a ajudar outros. Hoje, invisto em cinema, educação e sigo lutando, por mim e pelos outros.”
Legado da edição 2025: juventude que articula, e propõe o diálogo
A Brazil Conference não é apenas um evento. É um movimento de jovens que acreditam no Brasil e trabalham voluntariamente para criar um espaço de escuta, aprendizado e construção. Ao reunir múltiplas vozes — de ex-presidentes a indígenas, de artistas a empreendedores — a conferência prova que o diálogo, quando conduzido com inteligência, transforma realidades.
Para além dos painéis que foram apresentados nesta matéria, a Brazil Conference conseguiu reunir múltiplas vozes do Brasil dentro das maiores instituições de ensino dos Estados Unidos. Quem não teve a oportunidade de assistir, todas as conferências foram gravadas e estão disponíveis no canal do YouTube da Brazil Conference. Vale a pena conferir.
Serviço
Vídeos disponíveis no YouTube: @BrazilConference
Site oficial: www.brazilconference.org
Instagram: @_brazilconference
Fonte: Eliana Marcolino