Empreendedores de diferentes setores se reuniram em Framingham, na última sexta-feira, 9 de outubro, para participar do US Brazil Trade Show Kick Off, encontro que reuniu empresários, representantes de instituições e autoridades para dois dias seguidos de palestras e networking. Empresários e empreendedores vieram do Brasil especialmente para o evento, realizado no Caipy Sports Bar. A programação marcou a abertura oficial da feira, que recebeu o público no dia seguinte, também em Framingham.
Idealizado por Urbano Santos, diretor da US Brazil Trade Show, o encontro foi apresentado como uma oportunidade para aproximar empresários brasileiros de organizações e lideranças locais. A programação incluiu palestras, painel e conversas entre os participantes. Segundo a página do evento, foram reunidos 11 palestrantes e representantes de seis instituições ligadas a crédito, apoio ao empreendedorismo, comércio e poder público.
Entre os participantes estiveram o vereador de Framingham, John Stefanini; Reyad Shah, presidente e CEO da MetroWest Chamber of Commerce; Síbia Keila, consultora de negócios; e Paiva Junior, CEO e editor-chefe do Grupo Brazilian Times. Também participaram como palestrantes Silas Dias Costa Junior, diretor de negócios do Sicoob Crediriodoce; Andrew Boy, analista de desenvolvimento territorial e empresarial e consultor de finanças do Sebrae; Rogers de Marco, presidente da CDL de Governador Valadares; e Gabriel Carvalho, organizador do evento e fundador e diretor estratégico da EyeSea Solutions.
Convidado a falar no evento, Paiva Junior fez um breve histórico do Brazilian Times e destacou a importância do jornal como meio de conexão para brasileiros nos Estados Unidos, especialmente antes da popularização da internet. Ele também falou sobre o acervo histórico mantido pelo grupo, com registros da comunidade brasileira desde os anos 1980, incluindo fotografias, entrevistas e objetos ligados à trajetória dos imigrantes. “Naquela época, não havia conexão, não havia consulado, não havia internet. O Brazilian Times era um meio de conexão, o único meio pelo qual as pessoas conseguiam se conectar”, afirmou.
A feira também buscou estimular parcerias e apresentar recursos disponíveis para empreendedores que desejam expandir seus negócios. As palestras abordaram temas como crédito, planejamento empresarial, finanças, desenvolvimento de negócios e apoio institucional. O evento foi realizado com o oferecimento do Sicoob Crediriodoce.
Humberto Santos explicou que a iniciativa nasceu da proposta de criar uma rede de contatos entre brasileiros e, posteriormente, transformou-se em uma feira de negócios. Para ele, o encontro pode ajudar empresários a encontrar conexões úteis para o crescimento de suas empresas. “A expectativa é que o empresário que precisa ir para o próximo nível em vendas, crescimento e parcerias encontre um ambiente de networking, crie vínculos com outros líderes e parceiros, e que seu negócio possa crescer”, disse.
Com a combinação de conteúdo e networking, o Kick Off abriu a programação da US Brazil Trade Show em Massachusetts. A feira do dia 10 deu continuidade ao encontro, aproximando ainda mais empreendedores, instituições e público em torno das oportunidades de negócios entre brasileiros nos Estados Unidos.
Anna Tygrezza Rodrigues





