Publicado em 27/08/2022 as 5:00am
Recém-lançado nos EUA, livro de brasileira ganha a literatura internacional
Prestes a ser lançado na Alemanha, "Callíope", da escritora paulista Cindy Stockler, narra a...
Prestes a ser lançado na Alemanha, "Callíope", da escritora paulista Cindy Stockler, narra a história de uma jovem escravizada em Atenas.
Da redação
Um passeio pelo século V a.c. para conhecer a fundo a Grécia Antiga.
Esta é a proposta da autora paulistana Cindy Stockler com o romance épico Callíope A escrava de Atenas.
O convite a esta leitura ultrapassa as fronteiras brasileiras: traduzido para o grego, inglês e agora alemão, o livro tem ganhado as estantes do mundo, com capas tão instigantes quanto o enredo.
Contextualizado no “século de ouro”, o período de Péricles, da Guerra do Peloponeso e das grandes artes, o livro conta a história de Callíope, uma jovem grega de 15 anos de idade, que é “dada” pelo pai em casamento e anos depois é vendida como escrava a uma figura influente em Atenas.
Este é apenas o começo da dura jornada da protagonista, que passará por muitos revezes, como amores, separações e perdas.
Em Atenas, o destino da jovem muda novamente ao se destacar por seus dons de cura, que a levam a estudar medicina com o grande Hipócrates na ilha de Cós.
Só agora estava realmente conhecendo a Atenas.
Engolia com os olhos e os ouvidos tudo o que passava por ela, encantada com tanta gente junto, tomada pela alegria que enchia o ar da cidade, cujos mais de quatrocentos mil habitantes fervilhavam por todos os lados, indo para cá e para lá, agitados, falantes, cada um com suas atividades, as mais variadas possível. (Callíope, p. 18)
Dividida em 12 capítulos, intitulados com os nomes de cada um dos deuses do Olimpo, a obra contempla personagens históricos reais, filosofias, costumes e leis da Grécia Antiga.
As notas de rodapé enriquecem as páginas, com detalhes das pesquisas da autora, que remontam à realidade local de 2,5 mil anos atrás.
Inspirada pelas aulas de Direito Romano durante a faculdade, Cindy conta que foi nessa época que o romance começou a ganhar vida. Anos mais tarde, já publicada, a obra foi finalista do prêmio Jabuti 2020, na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”.
Onde encontrar: Editora Letras do Pensamento e Amazon
Versões internacionais: Adelaide Books NY (inglês) e Editora Okeanos (grego)
Sobre a autora: Cindy Stockler nasceu e cresceu em São Paulo capital. Influenciada pela avó paterna que foi escritora entre anos 1930 e 40, desde muito cedo já sabia que queria escrever.
Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP e exerceu a advocacia por alguns anos antes de começar a escrever profissionalmente.
A ideia de escrever Callíope A escrava de Atenas nasceu nos bancos da Faculdade de Direito. Anos mais tarde, em 2020, o livro foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”; foi traduzido para o grego e publicado na Grécia.
Também tem uma versão em inglês, publicada pela editora americana Adelaide Books New York.
Agora aguarda publicação na Alemanha.
Redes sociais
Facebook: escritoracindystockler