Da redação
Mais de uma dezena de legisladores democratas de Nova York foram detidos nesta semana em Manhattan, durante um protesto contra a política de deportações em massa do governo do presidente Donald Trump. Entre os presos estava o controlador municipal Brad Lander.
O grupo tentou acessar as celas administradas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) para verificar denúncias de superlotação e condições insalubres, mas foi impedido de entrar. Segundo as autoridades federais, os parlamentares foram acusados de obstruir corredores do edifício federal.
De acordo com o Washington Post, os legisladores permaneceram cerca de 20 minutos em frente à porta do setor de detenção, exigindo a realização de inspeções. Eles se basearam em uma ordem judicial que determinava melhorias de higiene e redução da lotação nas instalações.
O Departamento de Segurança Interna classificou o protesto como um “truque” político. Já Brad Lander afirmou que os imigrantes estavam sendo mantidos em detenção por mais tempo do que a lei permite, em violação de seus direitos básicos.





