Publicado em 8/01/2012 as 12:00am
Especialistas sugerem investimentos para se proteger da inflação em 2012
Assim como em 2011, a inflação deve continuar sendo o grande desafio dos investidores em 2012, afirmam especialistas em finanças pessoais. No ano passado, o IPCA, índice de inflação oficial do governo, ficou em 6,5%, segundo dados divulgados pelo IBGE nes
Assim como em 2011, a inflação deve continuar sendo o grande desafio dos investidores em 2012, afirmam especialistas em finanças pessoais.
No ano passado, o IPCA, índice de inflação oficial do governo, ficou em 6,5%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta (6). Praticamente todos os tipos de investimentos mais usados pelos brasileiros conseguiram superar a alta de preços, menos as ações. Ainda assim, com a inflação elevada, o ganho real de quem deixou o dinheiro na caderneta de poupança, por exemplo, ficou em menos de 1%. Assim, apesar de o ouro e o dólar terem liderado o ganho real em 2011, os especialistas sugerem para 2012 investimentos mais conservadores, que representam menos riscos de perda. Especialistas sugerem títulos públicos O economista Cristiano Costa, especialista do Instituto Millenium e professor da Fucape Business School, diz que no mercado financeiro a expectativa é de que a inflação fique entre 5% e 5,5% neste ano. "É interessante investir em títulos públicos indexados ao IPCA por meio do Tesouro Direto, por exemplo", sugere. Eles são interessantes, segundo ele, porque, além de recomporem a inflação, garantem um ganho interessante para o investidor, que pode chegar a 8% no ano. Costa cita um título específico como boa opção para o investidor: os NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B). Esse título também é recomendado pelo especialista em finanças Conrado Navarro. "O NTN-B é interessante porque garante tranquilidade ao investidor, uma vez que deixa seu capital protegido", afirma. "Agora, se a ideia é deixar o dinheiro aplicado por um período inferior a um ano, a caderneta de poupança é uma opção interessante, porque pelo menos garante que ele não terá perdas", diz Navarro. Ações de empresas que pagam dividendos podem ser boa opção O educador financeiro Mauro Calil diz que mesmo as ações, que tiveram desempenho ruim em 2011, podem ser uma opção para este ano. “Se o investidor souber fazer a lição de casa, comprando devagar e sempre e escolhendo boas empresas pagadoras de dividendos, reinvestindo esses dividendos, as ações são uma opção interessante”, afirma. Dividendo é parcela do lucro que a empresa distribui entre quem possui suas ações.
Praticamente todos os tipos de investimentos mais usados pelos brasileiros conseguiram superar a alta de preços, menos as ações.
Ainda assim, com a inflação elevada, o ganho real de quem deixou o dinheiro na caderneta de poupança, por exemplo, ficou em menos de 1%.
Assim, apesar de o ouro e o dólar terem liderado o ganho real em 2011, os especialistas sugerem para 2012 investimentos mais conservadores, que representam menos riscos de perda. Especialistas sugerem títulos públicos O economista Cristiano Costa, especialista do Instituto Millenium e professor da Fucape Business School, diz que no mercado financeiro a expectativa é de que a inflação fique entre 5% e 5,5% neste ano. "É interessante investir em títulos públicos indexados ao IPCA por meio do Tesouro Direto, por exemplo", sugere. Eles são interessantes, segundo ele, porque, além de recomporem a inflação, garantem um ganho interessante para o investidor, que pode chegar a 8% no ano. Costa cita um título específico como boa opção para o investidor: os NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B). Esse título também é recomendado pelo especialista em finanças Conrado Navarro. "O NTN-B é interessante porque garante tranquilidade ao investidor, uma vez que deixa seu capital protegido", afirma. "Agora, se a ideia é deixar o dinheiro aplicado por um período inferior a um ano, a caderneta de poupança é uma opção interessante, porque pelo menos garante que ele não terá perdas", diz Navarro. Ações de empresas que pagam dividendos podem ser boa opção O educador financeiro Mauro Calil diz que mesmo as ações, que tiveram desempenho ruim em 2011, podem ser uma opção para este ano. “Se o investidor souber fazer a lição de casa, comprando devagar e sempre e escolhendo boas empresas pagadoras de dividendos, reinvestindo esses dividendos, as ações são uma opção interessante”, afirma. Dividendo é parcela do lucro que a empresa distribui entre quem possui suas ações.
Especialistas sugerem títulos públicos
O economista Cristiano Costa, especialista do Instituto Millenium e professor da Fucape Business School, diz que no mercado financeiro a expectativa é de que a inflação fique entre 5% e 5,5% neste ano.
"É interessante investir em títulos públicos indexados ao IPCA por meio do Tesouro Direto, por exemplo", sugere. Eles são interessantes, segundo ele, porque, além de recomporem a inflação, garantem um ganho interessante para o investidor, que pode chegar a 8% no ano. Costa cita um título específico como boa opção para o investidor: os NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B). Esse título também é recomendado pelo especialista em finanças Conrado Navarro. "O NTN-B é interessante porque garante tranquilidade ao investidor, uma vez que deixa seu capital protegido", afirma. "Agora, se a ideia é deixar o dinheiro aplicado por um período inferior a um ano, a caderneta de poupança é uma opção interessante, porque pelo menos garante que ele não terá perdas", diz Navarro. Ações de empresas que pagam dividendos podem ser boa opção O educador financeiro Mauro Calil diz que mesmo as ações, que tiveram desempenho ruim em 2011, podem ser uma opção para este ano. “Se o investidor souber fazer a lição de casa, comprando devagar e sempre e escolhendo boas empresas pagadoras de dividendos, reinvestindo esses dividendos, as ações são uma opção interessante”, afirma. Dividendo é parcela do lucro que a empresa distribui entre quem possui suas ações.
Eles são interessantes, segundo ele, porque, além de recomporem a inflação, garantem um ganho interessante para o investidor, que pode chegar a 8% no ano.
Costa cita um título específico como boa opção para o investidor: os NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B).
Esse título também é recomendado pelo especialista em finanças Conrado Navarro. "O NTN-B é interessante porque garante tranquilidade ao investidor, uma vez que deixa seu capital protegido", afirma.
"Agora, se a ideia é deixar o dinheiro aplicado por um período inferior a um ano, a caderneta de poupança é uma opção interessante, porque pelo menos garante que ele não terá perdas", diz Navarro.
Ações de empresas que pagam dividendos podem ser boa opção
O educador financeiro Mauro Calil diz que mesmo as ações, que tiveram desempenho ruim em 2011, podem ser uma opção para este ano.
“Se o investidor souber fazer a lição de casa, comprando devagar e sempre e escolhendo boas empresas pagadoras de dividendos, reinvestindo esses dividendos, as ações são uma opção interessante”, afirma. Dividendo é parcela do lucro que a empresa distribui entre quem possui suas ações.
Fonte: uol.com.br