Publicado em 22/09/2013 as 12:00am
Conversar com mais franqueados é fundamental para escolher rede
Conversar com mais franqueados é fundamental para escolher rede
Por lei, a franqueadora deve fornecer o telefone das pessoas que formam a rede, diz o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo.
"Muita coisa não é séria nesse meio. É importante
Além disso, o candidato deve ler atentamente a circular de oferta -documento em que a franquia define o que será oferecido ao franqueado e as obrigações dele.
Segundo o consultor Marcelo Cherto, quem entra em franquias muito baratas tem como hábito esperar pouco suporte.
"O franqueado não paga quase nada, então o comprometimento e a exigência dele em relação à marca são baixos. Muitas vezes franqueado e franqueadora acabam esperando pouco um do outro", opina.
Cherto também sugere mais cuidado para se entrar em redes que demonstram um crescimento muito acelerado, o que pode significar que há pouco critério na seleção.
"Se a marca cresceu de 0 para 600 franquias em um ano, é preciso olhar com cuidado. Com que estrutura e suporte está sendo levado esse processo?"
como vender
Nadia Korosue, da consultoria Goakira, diz que, no caso específico das franquias virtuais, na maioria dos casos não é necessário ter conhecimentos avançados de tecnologia. Entretanto, é bom ser familiarizado com o uso de internet.
"A maioria das empresas oferece treinamento virtual, mas o suporte varia bastante. Algumas oferecem uma carteira de clientes da região, lista para e-mail
Fonte: www.uol.com