Publicado em 1/10/2014 as 12:00am
Telexfree ressurge com nome "iFreex"
O Secretário de Estado de Massachusetts, Willianm F. Galvin, afirma que o brasileiro rebatizou a empresa com o nome de "iFreex"
De acordo com Galvin, o brasileiro Sann Rodrigues, que era um dos principais promotoresda Telexfree, está agora promovendo a iFreex, buscando investidores para o pré-registo com promessas de um novo iPhone. O Secretário ressaltou que o esquema se assemelha ao utilizado pela Telexfree.
Com sede em Marlborough, a Telexfree vendia um serviço de telefonia via Internet para pessoas com parentes no exterior, muitos deles imigrantes brasileiros. Um grande júri indiciou vários executivos da empresa, acusando-os de nove acusações de fraude e conspiração em um esquema que movimentou um bilhão de dólares.
James Merrill, sócio da Telexfree, está em sua casa aguardando julgamento, em liberdade sob fiança. Seu parceiro de negócios, o brasileiro Carlos Wanzeler, deixou o país e foi para o Brasil e é considerado um fugitivo pelas autoridades norte-americanas.
Rodrigues, cujo paradeiro é desconhecido segundo o Secretário, é um dos denunciados pelo US Securities and Exchange Commission (SEC) por supostamente ter conexão com o esquema da Telexfree.
Em sua página no Facebook (facebook.com/sann.vasconcelos), Rodrigues, apresenta a iFreex e segundo o Secretário de Estado, “trata-se de uma nova Telexfree. “O esquema foi rebatizado com novo nome para driblar a justiça e enganar os investidores”, disse Galvin em um comunicado. “Todos, especialmente os brasileiros, precisam ter cuidado com este esquema e qualquer tipo de atividade que ofereça um bom retorno financeiro rápido e sem muito esforço”, continua.
O Secretário acrescentou que Sann Rodrigues foi acusado, em 2006, pela participação de um esquema semelhante de telefonia. “Esse esquema também tinha como alvo a comunidade brasileira em Massachusetts”, conclui.
Fonte: Da redação