Publicado em 9/10/2022 as 4:00pm
Se conselho fosse bom...
Conselho é bom sim, se vier da pessoa certa, como não sou conselheira vou te ensinar os 7...
Conselho é bom sim, se vier da pessoa certa, como não sou conselheira vou te ensinar os 7 (sete) mandamentos para deixar de sonhar e passar a realizar, prepare-se para acordar.
Pedir conselho a quem não é especialista na área, pode te desmotivar ou te levar a pegar a estrada errada. E isso não é um conselho.
Antes de tudo vamos entender o que faz um Assessor, um Mentor, um Consultor e um Coach?
1- O que é um Assessor:
Assessor é o mesmo que ajudante, auxiliar, assistente e conselheiro. É alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa.
Um assessor tem como função conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo alguém em questões relacionadas com a sua área de especialização. O assessor pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, em entidades governamentais ou ONGs (Organizações Não Governamentais).
2- O que faz um Consultor:
Uma consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.
3- O que faz um Mentor:
A função de um Mentor é orientar os menos experientes. Tanto a título Educacional como também Profissional ou Espiritual, auxiliando pessoas ou Negócios a compreenderem seus dons, talentos e potenciais.
4- O que faz um Coach:
A função de um Coach (treinador), é ajudar uma pessoa por meio de orientação, conselhos e treinamento a atingir um objetivo pessoal ou profissional. Diferente do Mentor, que desenvolve pessoas de um modo geral, O Coach trabalha um objetivo específico.
Siga este PROTOCOLO que uso com meus alunos.
- Busque alguém para te ajudar
Sozinho você não vai conseguir. Para aumentar suas chances, você precisa escolher os parceiros certos e que te fortaleça amas suas fraquezas. Divida com os outros para ter mais bases para multiplicação. As pessoas valem pelo que fazem e não pelo que conhecem ou como se apresentam. Seus resultados falam mais alto.
- Desenhe um mapa do caminho para chegar lá e divida-o em etapas
É muito mais assertivo olhar para diferentes horizontes de tempo: o de 10 anos é o sonho grande, uma referência para dar energia para você e seu time; o de 3 anos é o business plan, que serve para ter um caminho; e o de 1 ano é o orçamento, que vai dizer o que você precisa fazer amanhã. Quando estiver chegando no sonho, é hora de arrumar outro.
- Faça as pequenas coisas bem feitas, tenha paixão pela excelência.
As grandes empresas são sempre a soma de um milhão de pequenas. Cuidar dos detalhes vai permitir você fazer o grande bem feito. Isso é um hábito que precisa ser cultivado sempre. Você é o que você faz quando ninguém está vendo.
- Quando crescer, não deixe seu negócio virar uma pequena grande
A empresa grande é aquela onde não se perde tempo com coisas pequenas ou detalhes, o negócio bom e grande é feito de um milhão de detalhes! Depois de um tempo as ações de grande impacto dependerão da soma de muitas pequenas coisas para ter algum impacto.
- Prepare-se para errar e continuar persistindo
Você vai errar. Por isso, erre rápido, seja original nos erros e aprenda a lição para que os mesmos erros não voltem a acontecer. Conserte logo, se precisar, mude a estratégia: muitos negócios de sucesso planejavam ser outra coisa ao iniciarem e se reinventaram.
- Modelar é a maior inovação
É possível no mercado atual, modelar uma iniciativa que já existe em economias mais maduras. Por isso, antes de inovar, veja se não dá para copiar: pesquise outras indústrias e outros países e traga o que você aprender para a sua. Se não tiver jeito, invista em pesquisa e desenvolvimento, mas suas chances serão mais remotas. Não imite, modele o que viu, melhorando coisas que já existem!
- Gaste menos que seus concorrentes e trabalhe mais que eles
A paixão pela excelência o levará a ser o mais produtivo que a concorrência. Cuidado! Não se compare com sua concorrência, ou no máximo você será só um pouquinho melhor do que eles.
#perolasdachica
Lidere pelo exemplo e não por suas palavras. O seu legado como empreendedor está nas coisas que você faz diariamente. Da forma que você faz uma coisa, é a mesma que você faz todas as outras.
Dica de Leitura
Visão geral do livro
Orientado por Jesus? Sim, absolutamente Em um dia em que todos estão procurando ajuda e orientação, muitos ainda não descobriram que Jesus é o melhor mentor que podem ter, e Ele está esperando para orientar você. Ele quer que você seja Seu aprendiz pessoal. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas professam conhecer Jesus como seu Salvador pessoal. Mas muitos nunca perceberam que Ele também pode ser seu Mestre pessoal Jesus, Mentor Me é uma contemplação pessoal e apaixonada.