Publicado em 29/08/2024 as 12:00am
ABI Inter elege nova diretoria para biênio 2024-2026
Fonte: Agência BT / Sucursal Miami Criação de novas diretorias e participação de sócios-fundadores marcam futura administração eleita para dirigir a Associação Brasileira de Imprensa Internacional a partir de setembro
Foi realizada na última terça-feira, por teleconferência, a eleição da nova diretoria da ABI Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), que irá conduzir os destinos da entidade pelos próximos dois anos. Foram conclamados a votar todos os membros em dia com seus deveres e direitos, segundo o Art. 6º do estatuto da associação. Apesar de a entidade ter filiados também na Europa e Ásia, atenderam à convocação apenas membros dos Estados Unidos e do Brasil. A chapa única, formada por respeitados sócios-fundadores e por ex-diretores em outras gestões, foi eleita por unanimidade.
O atual presidente, Antônio Carlos Martins, CEO do Grupo de Mídia Acontece e que está à frente da Associação desde 2020, coordenou o processo eleitoral e, ao final do sufrágio, disse sentir-se honrado em ter trabalhado com uma equipe coesa que conseguiu ter atuado com dedicado esforço mesmo em tempos adversos, como durante o longo período da pandemia da Covid-19, que levou à falência diversos veículos de comunicação. “Tive a honra de liderar uma equipe que, mesmo diante de tantas mudanças e adversidades globais, conseguiu manter a relevância e o papel essencial da nossa Associação na promoção da imprensa brasileira no exterior”, disse Antônio Martins.
O modelo de Board of Directors, que desde a fundação da entidade, em 2007, mantinha um grupo de seis principais diretores-executivos que coordenavam as diretrizes de toda a Associação, com o apoio de um Conselho de Ética, um Conselho Fiscal e um departamento de Marketing, foi alterado em função do crescimento da entidade. Além da presidência e vice-presidência, sete novas diretorias foram criadas para facilitar os trabalhos da administração que assume no próximo mês. Empresários de mídias, profissionais de Comunicação, respeitados jornalistas e premiados fotojornalistas fazem parte da nova diretoria-executiva.
Foram eleitos para comandar a ABI Inter até 2026 os seguintes profissionais de imprensa brasileira nos Estados Unidos: Laine Furtado – presidente (publisher da Revista Linha Aberta); Carlos Borges - vice-presidente (CEO da Focus Brasil Foundation); Eraldo Manes - Diretor Financeiro (Jornal B&B); Gilvan De Sergipe - Diretor de Relações Institucionais (jornalista/Brazilian Times); Patrícia Bernardon – Diretora de Comunicação (assessora de imprensa/Globo Internacional); Edivaldo Fontes – Diretor Administrativo (VLM Press); Alessandra Leme – Diretora de Eventos (produtora de Marketing/Leme Partners); Vanessa Salmeron – Diretora de Network e Relações Públicas (fotojornalista/Mídia América); Fernanda Cirino – presidente do Conselho de Ética (publisher do Gazeta Brazilian News); Alex Colombini – presidente do Conselho Fiscal (diretor do Jornal dos Sports). O atual presidente, Antônio Martins (CEO do Grupo Acontece) assumirá como Diretor de Marketing na nova adminstração.
Laine Furtado, a nova presidente – e que já assumiu a mesma cadeira entre 2014 e 2018 -, está otimista com essa nova gestão, prevendo um conjunto de metas ambiciosas. “Buscaremos uma maior visibilidade para a ABI Inter junto às principais lideranças institucionais, políticas, culturais e econômicas que influenciam a comunidade brasileira ao redor do mundo, através de seus diretores-regionais nos EUA, Europa, Ásia e Brasil”, disse a jornalista. A posse da nova diretoria está marcada para setembro, na Flórida.
BT na diretoria da ABI Inter
Depois de seis anos ausente, o jornal Brazilian Times retorna à diretoria-executiva da Associação Brasileira de Imprensa Internacional. Eleito no último dia 20 para comandar a entidade até 2026, o novo Board of Directors tem novamente em seus quadros o jornalista Gilvan De Sergipe, que representou o BT na administração da associação entre os anos de 2010 a 2018. O publisher do jornal, Edirson Paiva, foi por vários anos um dos membros no Conselho Fiscal. Gilvan De Sergipe, que trabalha para o BT há 23 anos e é correspondente-sênior do jornal em Miami, está sendo eleito pela sexta vez um dos diretores-executivos da ABI Inter.