Publicado em 26/03/2025 as 9:00pm
Estudante de doutorado da Tufts com visto é detida por autoridades de imigração, diz universidade
Fonte: Da redação
Uma estudante de doutorado da Tufts University, que estava nos Estados Unidos com visto, foi detida por autoridades de imigração na noite de terça-feira, nos arredores de Boston, segundo informações da universidade e do advogado da estudante.
A estudante, Rumeysa Ozturk, é cidadã da Turquia, conforme informou seu advogado, Mahsa Khanbabai.
"Rumeysa Ozturk, uma cidadã turca, estava regularmente matriculada como estudante de doutorado na Tufts University com status F-1 válido", afirmou Khanbabai em comunicado. "Na noite de 25 de março, ele estava a caminho de encontrar amigos para a refeição de quebra do jejum do Ramadã quando foi abordada e detida por agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) próximo à sua residência em Somerville, MA. Desde então, não conseguimos contatá-la e desconhecemos seu paradeiro."
"Até onde sabemos, nenhuma acusação formal foi feita contra Rumeysa. Apresentei um pedido de habeas corpus para impedir que ele fosse transferido para fora do Distrito de Massachusetts, o que foi aceito pela juíza [Indira] Talwani na noite passada", acrescentou o advogado.
A ABC News entrou em contato com o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE). O nome de Ozturk consta no banco de dados do ICE como "sob custódia".
Na terça-feira, a Tufts University enviou um e-mail aos alunos informando que foi notificada sobre a suposta rescisão do status de visto da estudante e que está buscando mais esclarecimentos.
"A universidade não tinha conhecimento prévio desse episódio e não compartilhou informações com autoridades federais antes do ocorrido. Além disso, o local onde tudo aconteceu não tem qualquer vínculo com a Tufts University", declarou a instituição.
"Fomos informados posteriormente de que o status de visto da estudante teria sido encerrado e estamos tentando verificar a veracidade dessa informação. Neste momento, não temos detalhes sobre os motivos ou as circunstâncias da detenção, mas seguimos em busca de mais esclarecimentos", prosseguiu o comunicado.
"Seguindo os protocolos institucionais, o Escritório do Conselho Universitário está disponível para auxiliar o estudante no contato com recursos legais externos, caso ela solicite nosso apoio", finalizou a universidade.