Muitos empreendedores reconhecem a importância de desenvolver um plano de negócios para obter o melhor resultado em todos os aspectos da empresa. Porém poucos ainda conhecem a ferramenta conhecida como MVP e como aplicar antes do lançamento de um produto ou serviço.
A realidade da maioria dos pequenos negócios é o total despreparo pela falta de planejamento que engloba todas as áreas envolvidas. Iniciar um negócio já é muito desafiador, mas transformar uma ideia em uma empresa bem sucedida sem um plano estratégico pode estar fadado ao fracasso ainda no primeiro ano. Apesar de se tratar de um processo ser simples, as fases iniciais que antecedem a primeira venda de um produto ou serviço devem seguir uma estratégia elaborada cuidadosamente para evitar gastos e desperdícios de recursos humanos.
Na coluna Espaço Empreendedor publicada no dia 16 de janeiro de 2023, é possível fazer uma análise de como identificar o seu perfil como empreendedor e assim poder determinar o melhor tipo de empresa que se encaixa para a sua necessidade atual. Acesse a coluna Espaço Empreendedor da edição anterior para ler o texto completo no link a seguir e clique na caixa read more,
Plano de Negócios ou MVP
Uma das propostas da coluna Espaço Empreendedor é proporcionar conteúdos relevantes essenciais para toda empresa que deseja alavancar e fazer a diferença, não só na vida pessoal mas também de uma sociedade tão carente por produtos e serviços que transforma e facilitam o dia a dia. Como imigrantes neste país, temos muita sede de conquistar a nossa independência financeira. Um planejamento adequado e personalizado pode ser a melhor ferramenta para quem deseja construir uma empresa que se destaque das demais do mercado e assim ganhar a confiança não só de clientes mas também de investidores. Seja através do mercado da construção civil, de prestação de serviço, como o de limpeza residencial, como no setor de real estate, área da beleza e bem estar, como na área da educação e formação de liderança ou tantas outras é preciso levar a ideia para o próximo nível. Por isso é importante identificar claramente quais são os objetivos da empresa antes mesmo de dar o segundo passo.
Duas ferramentas poderosas que contribuem para fundamentar o alicerce de uma empresa são o plano de negócios e o MVP que em inglês minimum viable product. Inicialmente ambos foram criados para perfil de empresa distintas porém podem ser utilizados para todos os tipos de empresa. Hoje você vai poder entender a diferença entre as duas ferramentas e futuramente se aprofundar no assunto e assim criar para a sua empresa.
O plano de negócio é um documento que define a estrutura de base da empresa. O empreendedor que estabelece uma metodologia de gestão a partir de um bom plano de negócio aumenta a chance de se manter alinhado com os objetivos iniciais. Existem vários modelos de plano de negócios disponíveis, mas não há necessidade de ser um documento longo ou muito complexo.
De acordo com relatório anual do Global Entrepreneurship Monitor, um projeto que envolve 115 países que estudam o comportamento e mudanças do empreendedorismo, realizou uma pesquisa no ano de 2020 que identificou que a pandemia da COVID-19 de 2020 proporcionou a criação de novas empresas. Entre os representantes de 47 países participantes da pesquisa, mais da metade que se identificou como empreendedor declarou que a pandemia gerou novas oportunidades de negócios.
Como já apresentado em edições anteriores, uma das características principais de um empreendedor de sucesso é enxergar uma nova oportunidade sempre que surge um novo desafio. Sem sombra de dúvida que o Coronavírus abriu novas janelas e muitas portas para quem soube transformar a crise em solução de uma necessidade. No entanto, ao conversar com donos de pequenos negócios, a maioria esmagadora nunca ouviu falar em plano de negócio. A realidade é que boa parte das empresas formadas por brasileiros tanto no Brasil quanto no exterior busca resolver um problema financeiro pessoal através de uma empresa informal e sem registro muito menos planejamento empresarial. Um dos riscos enfrentados por quem inicia um novo empreendedorismo sem antes fazer análise do mercado, de parcerias, dos custos, das estratégias de marketing, dos canais de distribuição é a enorme possibilidade de se perder ainda nos primeiros meses. Sem um bom planejamento fica ainda mais difícil vencer as primeiras dificuldades especialmente ante ao mercado tão competitivo.
É possível encontrar gratuitamente material informativo básico sobre vários temas relacionados ao planejamento para pequenas empresas, incluindo na prefeitura de Boston por exemplo.
O MVP, minimum viable product é a melhor ferramenta para quem deseja criar uma startups; ou seja, uma empresa com modelo de negócio escalável que normalmente surge a partir de uma ideia inovadora. O MVP nos últimos anos também tem sido utilizado com sucesso por outras empresas com perfil mais tradicional. Através do produto mínimo viável é possível validar tanto um serviço ou produto a ser oferecido por essa nova empresa de forma a avaliar a aceitação do mercado sem a necessidade de alto investimento. Assim como diz o próprio nome, o MVP busca testar a eficiência do produto e proporcionar a oportunidade de reformulação e adequação junto a resposta da avaliação através do feedback do principal interessado.
É importante ressaltar também que empresas inovadoras estão fortalecendo o conceito de Customer Relationship Management ou CRM, sigla utilizada que se refere ao conjunto de práticas focadas em interagir com o cliente. Empresas que estabelecem toda a estrutura de gestão empresarial com o foco de levar o melhor produto ou serviço do ponto de vista do cliente, ou seja através da visão de satisfazer a necessidade do cliente em primeiro lugar estão mais suscetíveis a se estabelecerem no mercado com sucesso.
Não se esqueça de compartilhar o link do tema de hoje e enviar suas dúvidas e comentários para o Espaço Empreendedor.