Publicado em 21/11/2010 as 12:00am
Documentário mostra casos reais de imigrantes presos pela Imigração
O filme "Lost in Deportation" tenta alertar para o perigo de separar uma família apenas pelo seu "status imigratório"
O canal de televisão dos Estados Unidos, PBS, exibiu no dia 18 de outubro, um documentário bastante polêmico retratando o drama e sofrimento vivido por algumas famílias que tiveram seus entres queridos presos e deportados pela Imigração. Intitulada “Lost in deportation”, além de emocionante, a obra tenta alertar para o perigo de separar uma família apenas pelo seu “status imigratório”.
O documentário apresenta casos reais com diversos depoimentos mostrando o quanto uma deportação pode destruir uma família. Uma das histórias relatadas é de uma família que teve a matriarca deportada e os agentes de imigração não deram a mínima para o fato de quem ela tem filhos nascidos nos Estados Unidos. Neste caso, o pai acabou tornando-se também uma mãe.
A visão é feita de uma forma crítica e coloca em cheque os sistema de imigração dos EUA e as formas utilizadas para adotadas para deportar um imigrante em situação ilegal. O documentário faz uso de cenas que emocionam e uma forte tendência de querer sensibilizar as autoridades.
O “Lost in deportation” relata, ainda que o governo que mais prometeu trabalhar em defesa dos imigrantes, foi o que mais deportou. Somente em um ano, a administração Obama mandou para casa cerca de meio milhão de pessoas que estavam vivendo em situação irregular no país.
O documentário causa polêmica ao mostrar como os imigrantes presos são tratados, alguns até humilhados e ninguém pode fazer nada para defendê-los.
Fonte: (Luciano Sodré)