Publicado em 27/08/2014 as 12:00am
'S.O.S Mulheres ao Mar' é eleito o melhor filme no Brazilian Film Festival of Miami
Em sua 18ª edição anual, o Brazilian Film Festival of Miami, reuniu por uma semana no sul da Flórida profissionais da indústria de audiovisuais brasileira e um eclético grupo de milhares de cinéfilos amantes da cultura do Brasil.
Em sua 18ª edição anual, o Brazilian Film Festival of Miami, reuniu por uma semana no sul da Flórida profissionais da indústria de audiovisuais brasileira e um eclético grupo de milhares de cinéfilos amantes da cultura do Brasil. Capitaneado pela Inffinito, o evento é a menina dos olhos do Circuito Inffinito de Festivais, que promove há quase duas décadas a cultura brasileira pelo mundo afora através da produção cinematográfica gerada no Brasil.
Além de dar visibilidade ao mercado de filmes brasileiros no exterior, o Circuito Inffinito de Festivais promove entre sua platéia de espectadores em cada festival uma votação popular para a escolha do Melhor Longa-Metragem e do Melhor Curta-Metragem apresentados nas várias cidades em que atua, dentre elas Londres, Nova York, Barcelona, Buenos Aires, Roma, Madri e Miami. Antes de findar o ano, o Festival de Cinema Brasileiro desembarca em Bogotá, em outubro, e em Canudos, em novembro.
Neste décimo-oitavo ano em que se apresenta em Miami - trazendo mais de duas dezenas de filmes recentes na bagagem -, o Festival viu seu público eleger a comédia “SOS Mulheres ao Mar”, da cineasta Cris D’Amato, como o melhor longa-metragem exibido. “Efeito Casimiro”, dirigido por Clarice Saliby, levou o troféu “Melhor Curta-Metragem”. Na noite da cerimônia de encerramento do festival, o ator Reynaldo Gianecchini e o produtor Julio Uchôa subiram ao palco do Colony Theatre para agradecer pelo troféu Lente de Cristal dado pelo público a seu trabalho “SOS Mulheres ao Mar”. Em impecável inglês, ambos foram unânimes em dividir a estatueta com todos de sua equipe e com a platéia presente.
A premiada atriz Regina Duarte, presente na platéia durante a cerimônia de premiação, realizada no Colony Theatre, de Miami Beach, foi surpreendida pelas organizadoras do evento ao ser informada em público de que seria a personagem do mundo do cinema brasileiro homenageada em 2015. Ao ser convidada ao palco, a atriz agradeceu e disse se sentir “muito honrada e feliz com esse grande ato de carinho de todos vocês”.
O ator, diretor e produtor José Wilker, uma das mais consagradas figuras da TV e do cinema brasileiros – e que faleceu em abril desde ano - recebeu uma homenagem especial durante a cerimônia de encerramento do Festival de Cinema Brasileiro de Miami, ao qual apoiou com sua presença e incentivo por vários anos. Um vídeo biográfico foi apresentado ao público, além da primeira exibição no exterior do último filme em que atuou, “Casa da Mãe Joana 2”.
A seriedade e competência apresentadas durante 18 anos pelo Brazilian Film Festival of Miami com a divulgação da cultura brasileira através da produção audiovisual tem levado inúmeras empresas e entidades governamentais, ano após ano, a apoiarem esse evento que se tornou parte do calendário oficial da cidade de Miami Beach. O Ministério do Turismo do Brasil, o consulado geral do Brasil em Miami, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Miami, a companhia aérea TAM, a Kodak e a RioFilme são alguns dos que investem no crescente sucesso desse festival, que é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes vitrines da cultura brasileira no exterior.
Fonte: Gilvan De Sergipe - Agência ANBT ?