Publicado em 30/04/2018 as 4:00pm
Idealizadora do Brazilian Film Festival vai receber Ordem do Rio Branco
Radicada nos Estados Unidos há duas décadas, a cuiabana Viviane Spinelli acaba de ser indicada pelo Itamaraty para receber a "Ordem do Rio Branco".
A produtora cultural cuiabana, Viviane Spinelli, radicada nos Estados Unidos há duas décadas, acaba de ser indicada pelo Itamaraty para receber a “Ordem do Rio Branco”, uma das mais altas condecorações concedidas pela República Federativa do Brasil.
Viviane é idealizadora, produtora e realizadora do Brazilian Film Festival, festival de cinema brasileiro que pertence ao calendário oficial de eventos da cidade de Miami, Flórida e que este ano fará já sua 23ª edição.
Com edições que já rodaram o mundo, o Brazilian Film Festival já ocorreu em New York, Londres, Madrid, Roma, Barcelona, Vancouver, Buenos Aires e Montevidéu. O evento tem por objetivo divulgar e fomentar o consumo da cultura brasileira através da cinematografia.
“É com grande emoção e satisfação que recebo a notícia da indicação de tão alta honraria. Para nós, propagadores da cultura brasileira, é como se estivéssemos recebendo uma espécie de ‘Prêmio Nobel de Cultura’. Todos sabem o como é difícil fazer e divulgar cultura no Brasil, imagina divulgar cultura brasileira no exterior. Ao longo dessas mais de duas décadas, aos poucos temos contribuído para mostrar ao mundo, através do cinema, que o Brasil é muito mais que Samba e Futebol”, celebra Viviane. Ela é filha do casal Bia e Tom Spinelli.
De acordo com o site O Livre, a Ordem foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, e foi criada com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de reconhecimento do Estado brasileiro.
A Ordem do Rio Branco, assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco -, consta de 5 graus, a saber: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro e é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar.
O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.
O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O Chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.
Fonte: Redação - Brazilian Times