Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2020 as 8:30am

O Vício da Distração Causado Pela Dependência da Internet.

Quanto tempo você conseguiria ficar sem o seu aparelho de celular? Será que estamos vivendo em...

O Vício da Distração Causado Pela Dependência da Internet. Coluna Saúde da Mulher por Lídia Ferreira

Quanto tempo você conseguiria ficar sem o seu aparelho de celular? Será que estamos vivendo em uma época em que não somos mais capazes de viver sem estarmos “conectados” ao um dispositivo eletrônico por um espaço razoável de tempo? Muitas são as perguntas em relação a esse tema, porém pouco nos perguntarmos como a dependência a internet tem prejudicado: a nossa saúde, nossa capacidade de concentração além dos relacionamentos. Para que possamos juntas refletir sobre essa questão, nas próximas semanas estarei dando continuidade e por isso convido a você para não perder as próximas edições e também para compartilhar a coluna Saúde de Mulher com as suas amigas.

No livro Distraction Addiction (2013) o autor Alex soojung-kim Pang (2013) descreve como é possível receber a informação que você necessita e a comunicação que você deseja sem prejudicar os relacionamentos familiar, com os amigos, no local de trabalho e principalmente sem perder a sua “alma”.

Alex Pang afirma que podemos retomar o controle das nossas atitudes e emoções mesmo quando percebemos que estamos sofrendo as consequências do excesso de exposição aos dispositivos eletrônicos, como: e-mail, redes sociais, mensagens de texto e etc... A necessidade do ser humano de poder expandir a mente e as habilidades através do uso da tecnologia sem sequer pensarmos no que estamos fazendo, tem levado a muitas pessoas a exaustão mental que provoca distração e várias outras doenças.

Quando foi a última vez que você percebeu estar contemplando um momento de silêncio, exercendo a sua consciência em uma atividade que não incluía estar “ligada” a algum aparelho a sua volta? Se você conseguiu lembrar quando foi a última vez que você esteve “livre” de exposição artificial como; o aparelho de televisão, o computador, o celular, redes sociais e ainda assim se sentiu tranquila e a vontade com os seus pensamentos, qual foi a duração desse período?

Estudos apontam que a cada ano que passa nós estamos vivendo ainda vez mais dependentes e escravizadas da tecnologia ao ponto de não conseguirmos mais “viver sem”. Sabemos que a tecnologia é indispensável para nós nos dias de hoje, no entanto, tudo que perde o equilíbrio coloca em risco a segurança; nesse caso; a saúde mental e física.

Os riscos do uso descontrolado dos smartphones.

Vários estudos apresentam como a saúde física e mental tem sido afetada por causa do excesso do uso dos aparelhos de celular. Jane Brody colunista do jornal New York Times escreveu em um artigo de “a única diferença entre o vício do smartphones e outros tipos de vício é a aceitação social.”

Quando estamos caminhando na rua, jantando em um restaurante ou até mesmo em um local parque público, podemos perceber que o número de pessoas que realmente interagem uma com as outras durante o período em que estão juntas é mínimo. Famílias que não conversam entre si, casais distraídos como se não estivessem presentes, pais e filhos que trocam algumas palavras sempre com algum aparelho eletrônico entre aquilo que deveria ser um momento de lazer ou de diálogo. Mas além desta falta de controle estar afetando as relações a saúde do corpo e da mente também tem sido gravemente prejudicada.

Antes de prosseguir com os dados sobre os perigos do abuso do uso do celular gostaria de propor a você para responder algumas perguntas. Responda refletindo sobre o seu comportamento escolhendo umas das opções a seguir: a) nunca ou raramente, b) às vezes, c) frequentemente, regularmente.

Constantemente fico acordada até tarde navegando no celular.

Sinto mais prazer em passar tempo nas redes sociais do que curtir um momento romântico.

Prefiro usar o celular a fazer as atividades domésticas.

Familiares e amigos reclamam que passo muito tempo no celular.

Fico constrangida quando alguém me pergunta o que mais faço enquanto estou usando celular.

Fico irritada quando alguém insiste em me interromper enquanto estou navegando nas redes sociais.

Sinto-me extremamente ansiosa quando tenho que ficar longe ou sem usar o celular.

Quando gasto tempo enquanto estou no celular é como se estivesse em um local muito especial.

Minha vida seria muito menos feliz se não fosse as redes sociais.

Por várias vezes tentei diminuir o uso do celular sem sucesso.

Quando não estou “ligada” nos acontecimentos como: e-mail, Facebook, Instagram, Whatsapp, Tiktok, sinto-me como estivesse perdendo algo fundamental.

Normalmente a primeira coisa que faço após acordar é checar as mensagens no meu celular.

Eu uso a internet para “fugir” da minha vida real.

Reconheço que procrastino muito enquanto estou trabalhando ou realizando algum projeto por que não resisto em dar uma “olhadinha” no que está acontecendo nas mídias sociais ou no grupo de mensagens.

Meus filhos(as) reclamam da minha falta de atenção quando estou usando o celular.

Percebo que seguintes sintomas como: palpitação, fadiga e ansiedade são comuns quando perco a oportunidade de tirar uma foto de um “momento” ou “algo” imperdível.

Por várias vezes notei que estava totalmente distraída porque estava pensando no que poderia estar fazendo com o meu celular.

Jamais aceitaria passar um final de semana em um local paradisíaco com alguém muito especial se eu soubesse que não haveria acesso a internet.

Continue acompanhando as próximas edições da Coluna Saúde de Mulher para continuar aprendendo como estar mais “presente” com o que realmente pode proporcionar satisfação, produtividade, relacionamentos saudáveis e até mesmo uma possibilidade de uma renda extra, ou quem sabe, uma oportunidade de sucesso profissional.

CONTÍNUA NA PRÓXIMA SEMANA...

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

BROOKS LAW- Nos dedicamos a nossos clientes e trabalharemos incansavelmente por você. Somos especializados em acidentes com carros, remuneração dos trabalhadores, lesões pessoais, negligência médica. Estamos localizados na 490 Union Ave., Framingham (MA). Tel: 617-245-8090.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News