Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/07/2020 as 2:30pm

Coluna Milena Bittencourt

Como você se relaciona com suas emoções? Você já parou alguma vez para avaliar sua...

Coluna Milena Bittencourt Coluna Milena Bittencourt

Como você se relaciona com suas emoções?

Você já parou alguma vez para avaliar sua relação com suas emoções? É uma relação saudável ou tóxica? Algo que proporciona progresso ou estagnação?
Somos bombardeados, constantemente, por emoções quer queiramos ou não. Algumas agradáveis, outras nem tanto. E é sobre as emoções que denominamos “ruins” ou “negativas” que vamos refletir agora. Mas, para entendermos melhor sobre emoções, primeiramente, vamos à definição da palavra. Emoção, vem do termo latino emovere, (onde o ‘e’ variante de ex) significa “fora” e mover significa “movimento” como “mover para fora”. Ou seja, uma emoção surge em consequência de algum estímulo que pode ser interno ou externo, positivo ou negativo. Ela ocorre em decorrência de um acontecimento ou pensamento que faz você perder o controle de si, aquele momento em que você diz “perdi a cabeça”. Que se manifesta através da raiva, da decepção, da tristeza e qualquer emoção que traga medo, insegurança ou algum tipo de desconforto seja físico ou mental.
E nada melhor para descobrir que tipo de relação você possui com suas emoções do que questionar a si mesmo. Faça essas perguntas para si mesmo e responda da forma mais honesta que puder. Após escolher as opções, reflita e questione suas respostas. Confio em você!

Pronto?
1. O que você faz quando sente uma emoção negativa?
a- Tenta culpar alguém ou si mesmo por estar sentindo aquela emoção e nunca busca outras alternativas;
b- Tenta entender o porquê aquela situação está lhe causando tanta dor, se faz sentido reagir daquela forma ou se não passa de uma válvula de escape para problemas mais profundos que você evita encarar;
c- Ignora totalmente o que está sentindo, liga a TV, entra nas redes sociais ou sai pra beber para se distrair e adormecer as emoções desconfortantes que sente. Distrações essas, que aliviam momentânea e superficialmente mais que retornam por não terem recebido a devida atenção que demandam;
d-Tenta se acalmar, primeiramente, com respirações profundas e só depois faz uma análise interna sobre as sensações que está sentindo. Observa as emoções sem condená-las por existir, buscando sempre descobrir a mensagem que desejam entregar e o propósito que possuem para a sua vida.

2. O que você acredita ser o propósito das “emoções negativas”?
a. Para tirar sua paz;
b. Para sinalizar aspectos de vida nossa vida interna e externa que precisam ser reavaliadas;
c. Para nos prevenir de sofrimentos maiores;
d. Para mostrar que é preciso repensar sobre algumas escolhas.

3. Você acredita que as emoções negativas devem existir?
a. Sim. Se sim, por quê?
b. Não. Se não, por quê?
c. Não sei. Que tal refletir a respeito?

4. Como você avaliaria a relação que possui com suas emoções?
a. Excelente
b. Razoável
c. Péssima
d. Nunca parei para pensar sobre.

Essas são somente algumas perguntas reflexivas que você pode fazer a si mesmo, perguntas que lhe levam a repensar sobre sua relação com suas emoções. A forma como você reage e julga suas emoções determinam suas ações, suas decisões, sua vida. Por isso, é importante prestar a atenção em nossas emoções, elas têm o propósito de nos mostrar aspectos em nossa vida que precisam ser reavaliados por outras perspectivas. Formas de observação que podem trazer resoluções mais efetivas e duradouras para dilemas que roubam nossa paz. Enquanto estiver dirigindo ou talvez debaixo do chuveiro, pare para avaliar a forma como você trata suas emoções, e se há algo que você possa melhorar nessa relação. Um passo aparentemente simples, mas capaz de fazer mudanças necessárias para que você consiga seguir e se tornar o que sempre sonhou.
The very best thing you can do for the world is make the most of yourself.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News