Publicado em 14/08/2020 as 4:00pm
Coluna Vanilsa Oliveira
PENSAMENTO HUMANO E RECIPROCIDADE O pensamento humano é bastante complexo. Basta considerar...
PENSAMENTO HUMANO E RECIPROCIDADE
O pensamento humano é bastante complexo. Basta considerar quantas coisas nosso cérebro precisa fazer ao mesmo tempo. Ele controla todas as funções vitais, dá o comando para as ações que desejamos executar e ainda consegue tomar rapidamente decisões menores em segundo plano.
No entanto, para ser capaz de processar tantas informações, nosso cérebro cria atalhos e automatiza parte das atividades consideradas “menos importantes”. Por isso, é necessário que saibamos trabalhar, de forma inteligente, com os famosos “gatilhos emocionais”, selecionando o que mais poderá nos ajudar, tanto nas relações individuais, como coletivas.
Todos os dias, mesmo sem perceber, tomamos milhares de decisões, desde a hora que acordamos, até a hora que vamos dormir. Assim como, recebemos inúmeros estímulos que influenciam em algum fator da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Tudo isso nos proporciona muitas emoções diferentes, ainda mais quando vivemos momentos atípicos, como este atual, que nos exigem, mais do que nunca, inteligência emocional e posicionamento adequado para superar os conflitos. Então, seja qual for o momento que estejamos passando, é muito importante que tenhamos conosco sempre uma palavra: Reciprocidade.
O velho ditado “é dando que se recebe...”. Afinal, como diria Ralph Wald Emerson: “Pague todas as dívidas, como se Deus tivesse escrito a conta”. Esse é o grande segredo da vida, agirmos com reciprocidade, seja com nossos familiares, amigos, colegas, parceiros profissionais ou com nós mesmos. Isso mesmo, seja recíproco com você, com as coisas que você merece receber e esteja preparado para receber coisas boas incríveis.
O pensamento humano atrai, mas a reciprocidade é uma das mais eficientes armas de influência.
Acompanhe também nas mídias sociais:
www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching
https://www.instagram.com/vanilsaoliveira
https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira
Fonte: Redação - Brazilian Times.