Publicado em 19/08/2020 as 4:30pm
Coluna Flavianny Marques
HIPERTENSÃO: ENTENDENDO UM “ASSASSINO” SILENCIOSO A pressão arterial crônica alta...
HIPERTENSÃO: ENTENDENDO UM “ASSASSINO” SILENCIOSO
A pressão arterial crônica alta (hipertensão), pode causar danos aos vasos sanguíneos e órgãos internos, incluindo o coração. Atualmente afetando 1 em cada 3 adultos nos Estados Unidos, a hipertensão tem sido chamada de ameaça silenciosa porque a condição em si não apresenta sintomas. No entanto, o efeito no seu corpo pode ser fatal com o tempo. Envolver-se em comportamentos de estilo de vida saudáveis em todas as fases da vida, independentemente da raça ou etnia, pode ajudar a controlar o risco de hipertensão.
O que você pode fazer sobre a pressão alta
Visite seu médico para exames de rotina. Embora a pressão alta raramente mostre sintomas, a força anormal do sangue através das artérias, com o tempo, pode causar danos aos órgãos internos, incluindo coração, vasos sanguíneos e rins. Assim, a hipertensão crônica aumenta o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas graves de saúde.
Conheça a sua pressão arterial e faça com que ela seja monitorada. Os exames físicos regulares determinarão se sua pressão arterial está dentro dos limites saudáveis. Uma pressão arterial inferior a 120 a 80 é considerada saudável. Embora seja importante impedir que ambos os números aumentem, o número superior, conhecido como pressão sistólica, indica a gravidade da pressão alta. Se necessário, seu médico discutirá as opções de tratamento e os cuidados de saúde de suporte. Enquanto isso, um profissional de nutrição, pode fornecer estratégias alimentares para ajudar a baixar sua pressão arterial.
Portanto lembre-se:
Idade e etnia podem ser fatores determinantes, embora qualquer pessoa possa estar em risco. A pressão alta tende a aumentar com a idade, geralmente afetando adultos com 50 anos ou mais. É importante acompanhar os exames físicos regulares, especialmente se você estiver acima do peso ou tiver diabetes, porque esses fatores podem aumentar o risco de pressão alta. Considere uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gordura e sódio. Simplesmente diminuir a ingestão de sódio pode ter um impacto significativo na pressão sanguínea e assim, melhorar a saúde geral.
Flavianny Marques
Fonte: Redação - Brazilian Times.