Publicado em 21/08/2020 as 9:30pm
Coluna Vanilsa Oliveira
MERCADO DE TRABALHO E OS DESAFIOS FEMININOS Hoje quero escrever sobre um tema que tem evoluído...
MERCADO DE TRABALHO E OS DESAFIOS FEMININOS
Hoje quero escrever sobre um tema que tem evoluído muito, mulheres no mercado de trabalho – desafios e carreira, mas que ainda precisa e merece a nossa atenção.
Recentemente, a XP Investimentos informou ter como meta contar com pelo menos 50% de mulheres em seu quadro total de funcionários até 2025, em todos os níveis hierárquicos. Segundo comunicado, atualmente a companhia possui 2.600 funcionários, devendo encerrar o ano com 3.100 — o percentual atual de mulheres é de 22%. Esse fato gerou muitos comentários, e comemoração, principalmente por todas as mulheres, já que essa luta por mais espaço não é de hoje, vêm de longa data.
Hoje já vimos mulheres ocupando postos nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta, pilotando aviões, comandando tropas e perfurando poços de petróleo.
No entanto, ainda há uma grande jornada pela frente. Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gêneros só se dará – se continuarmos neste ritmo pela evolução aos direitos das mulheres – em 2095. E mais: a discrepância, falando de participação econômica e oportunidades femininas, chega a 60% ou mais. Quer mais um dado que parece surreal? No ranking de igualdade de salários, o Brasil é o penúltimo entre todos os países das Américas, perdendo só para o Chile (ocupamos o 124º lugar de 142 países avaliados). Ou seja: fatos preocupantes que ainda devem e merecem a nossa atenção.
Trago à reflexão para que todos nós, homens e mulheres, possamos sempre lutar pelos nossos espaços. Comemorar as conquistas é algo que nos faz mais realizados e nos motiva para os próximos desafios, mas precisamos sempre trabalhar com novas metas, buscando, além de conquistar aquilo que desejamos, provocar mudanças profundas no curso da história.
Acompanhe também nas mídias sociais:
www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching
https://www.instagram.com/vanilsaoliveira
https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira
Fonte: Redação - Brazilian Times.