Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2020 as 5:30pm

Coluna Camarim do BT

Celebrando a vida e obra de Raul Santos Seixas Revolucionário e visionário do rock...

Coluna Camarim do BT Coluna Camarim do BT

Celebrando a vida e obra de Raul Santos Seixas

Revolucionário e visionário do rock brasileiro. Esse inquieto “Maluco Beleza” foi a “Mosca na sua Sopa”, uma constante  “Metamorfose Ambulante”, e não caia em papo de “Ouro de Tolo”... Natural de Salvador (Bahia), nasceu em 28 de junho de 1945, em uma família de classe média.

Raul Seixas teve 21 álbuns lançados ao longo de seus 26 anos de carreira. Seu estilo musical é puro Rock and Roll, embora sempre utilizasse elementos típicos da música Nordestina, como Forró e Baião.  Seu álbum de estreia, “Raulzito e os Panteras”, não fez muito sucesso.

Raul Seixas só ganhou reconhecimento público com canções do album “Krig-Há Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa" e "Metamorfose Ambulante". Seu álbum Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley, demonstra claramente suas tendências místicas. Muitas canções em Gita foram co-escritas com seu colaborador frequente e futuro autor mundial de best-sellers Paulo Coelho, com quem trabalhou desde 1971.

Raul sempre se interessou pela filosofia (especialmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim. Quando criança, viveu perto do Consulado dos Estados Unidos, mantendo contato com filhos de Diplomatas americanos. Foi quando tornou-se fluente na língua inglesa, e em 1956 conheceu a música de artistas como Little Richard, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley, um estilo de música que na época era chamado de "música de cowboy" no Brasil... Elvis, em particular, foi fundamental na decisão do jovem Raul de se tornar músico. Aos doze anos, Seixas formou seu primeiro grupo, “Os Panteras”, mais tarde mudando seu nome para “Raulzito e os Panteras”.

Eles apareceram na TV Salvador tocando covers de Jerry Lee  Lewis, Little Richard e Elvis, tendo sido o primeiro grupo no estado da Bahia a tocar Beatles e ter seus cabelos longos, em 1964. Em meados da década de 1960, Os Panteras começou a apoiar alguns dos cantores pop mais famosos do Brasil na época, como Roberto Carlos e Jerry Adriani sempre que iam a Salvador. Impressionadas com seu talento, as estrelas  aconselharam Raul a se mudar para o eixo Rio/São Paulo e se arriscar na cena da Jovem Guarda Seguindo as promessas de fama e fortuna, a banda se mudou para o Rio de Janeiro em 1967.

No ano seguinte, eles lançaram seu primeiro e único álbum na gravadora Odeon (mais tarde EMI-Odeon) com várias canções originais, e uma versão em português da canção dos Beatles "Lucy in the Sky with Diamonds".. Sem publicidade, o disco não vingou e a banda se desfez. Seixas ficou totalmente abalado com o fracasso dos Panteras, e retornou a Salvador. Ele escreveu: "Passei o dia todo trancado em meu quarto lendo filosofia... Comprei uma moto e fiz loucuras na rua”. Seixas ganhou a vida como professor de inglês antes de ser contratado pela CBS, ainda em 1968, como diretor criativo e produtor musical.

Em 1971, cansado de escrever e produzir discos de artistas comerciais e sem graça, aproveitou as férias de um diretor de gravadora e produziu “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez”, um álbum de vanguarda com o cantor Sergio Sampaio, a sambista Miriam Batucada e Edy Star. Essa mistura de Tropicália e Rock and Roll com experimentos surrealistas anárquicos lançou Raul Seixas como ícone da contracultura brasileira.

Na década de 1970, Seixas  alcançou tremendo sucesso. A música transmitida na TV e no Rádio era satírica, sarcástica, com temas esotéricos. Referências a uma ampla gama de personalidades históricas e ficcionais são encontradas dentro de suas letras: The Beatles, Aleister Crowley, Al Capone, Marlon Brando, Jesus, Júlio César e Shakespeare, por exemplo. Seixas foi alvo da censura durante o período de ditadura militar no Brasil. Assim como a música de seus contemporâneos Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Torquato Neto e outros, as letras de Seixas escondem mensagens políticas de duplo significado.

Começou então a planejar a criação da "Sociedade Alternativa", uma comunidade anarquista no estado de Minas Gerais. O projeto foi considerado subversivo por membros do exército brasileiro, que aprisionou todos os possíveis membros do grupo, tendo torturado severamente Raul Seixas e Paulo Coelho.

Seixas se auto-exilou nos Estados Unidos após a suposta detenção por agentes repressivos do governo, onde sua esposa americana da época estava vivendo. (Seixas foi casado duas vezes, com Edith Wisner e Gloria Vaquer Seixas) Ele deixou três filhas: Simone Vannoy, Scarlet Vaquer Seixas e Vivian Seixas.

Talvez como resultado de seu uso excessivo de drogas e alcool, a produção de Seixas diminuiu muito a partir do final da década de 1970. Seixas, que sofria de diabetes e pancreatite aguda, nos deixou em 21 de agosto de 1989, em consequência de uma parada cardíaca, por não ter tomado insulina na noite anterior. Seu último álbum, A Panela do Diabo, uma parceria com o roqueiro baiano Marcelo Nova (ex-líder da banda de punk rock Camisa de Vênus) foi lançado dois dias antes de sua morte. É muito comum ouvir as pessoas gritando "Toca Raul!" no meio de shows, independentemente do artista ou gênero. 

Todos os anos, no aniversário de Seixas, legiões de fãs, incluindo milhares de imitadores, fazem um desfile em sua homenagem no centro de São Paulo. Em outubro de 2008, dezenove anos após sua morte, Raul Seixas ficou na 19ª posição na lista dos cem maiores artistas da Música Brasileira criada pela revista Rolling Stone, superando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos entre outros, demonstrando a influência que a música de Seixas continua a ter hoje. Toca Raul!!

Aqui vai um link no YouTube: https://youtu.be/IkxbmTll214, com uma seleção das minhas favoritas e não esqueçam - na próxima sexta-feira, dia 28, as 7:00 pm teremos o sexto episódio do BDOLive, o grande Festival da Canção Brasileira aqui nos EUA, transmitido ao vivo no YouTube.

Para mais informações, acessem BDOLive.com ou procurem o link na página Ari Mendes no Facebook.  Músicas lindas, intérpretes geniais, jurados incríveis. Acompanhem e votem, prestigiando a nossa música brasileira nos EUA.

Boa semana a todos!

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais.  Temos 3 localizações para melhro lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News