Publicado em 2/09/2020 as 10:30pm
Coluna Vanessa Haddad
CHEGOU A VEZ DO NOVO BBB Por GUSTAVO TAIT Entenda com exclusividade esse movimento que...
CHEGOU A VEZ DO NOVO BBB Por GUSTAVO TAIT
Entenda com exclusividade esse movimento que tomará conta do Brasil.
“O que era utopia e conversa de “ativistas” virou a realidade do dia para noite. O famoso ditado comercial BBB “Bom, Bonito e Barato” finalmente se transformou no BBB “Bom, Bonito e Brasileiro” Diz o especialista em marketing Gustavo Tait.
“Do dia para noite com a chegada do temido vírus o movimento global de consumo sofreu um tremendo nocaute, nos últimos anos com a estabilização do Dólar e expansão do mercado chinês, grande parte dos empresários Brasileiros, visando a diminuição de custos e aumento da lucratividade, decidiram voltar sua produção ou compra de insumos para o mercado asiático, porem esse movimento de forma inesperada sofreu um grande golpe e gerou um enorme ponto de interrogação no mercado brasileiro”, afirma Gustavo
“Com a paralização da importação de produtos/insumos do mercado asiático, os empresários precisaram de forma obrigatória se voltar novamente ao mercado nacional, porém encontraram um mercado extremamente desestabilizado e despreparado para a demanda repentina. Falta de produtos que pareciam impossível se tornaram cotidiana, o mercado sofreu, o empresário sofreu, porém principalmente o consumidor sofreu. A população sentiu na pele o reflexo dessa “chinodependência” ao ver dezenas de milhares de pessoas perdendo seus empregos e suas rendas da noite para o dia”.
“De uma vez por todas o consumidor foi obrigado a pensar no impacto que suas escolhas de consumo causam na cadeia econômica do Brasil. O que estou consumindo, onde foi produzido, da onde veio os ingredientes, está gerando emprego em meu país ou fora dele, são perguntas antes inexististes que agora se tornam cada vez mais comuns na cabeça dos consumidores. Um grande movimento de valorização aos produtos nacionais, locais e artesanais está tomando conta do país e pelo que tudo indica não terá mais volta, pelo menos nos próximos anos. Esse novo comportamento do consumidor mudará de vez o rumo de produção econômica no Brasil. Empresários de todos os setores neste momento estão correndo em busca de fomentar e capacitar sua produção de forma local, já não é mais uma questão de opção ou marketing, é sim uma questão de sobrevivência”.
Questionado como o marketing pode ajudar nesse momento, Gustavo diz: “Esse movimento que se iniciou dependerá muito do departamento de marketing, sabemos que infelizmente devido aos impostos altíssimos pagos no mercado nacional o produto nacionalizado certamente custará mais do que o importado, desta forma aproveitando todo esse momento de mercado as empresas precisam usar de forma assertiva sua comunicação para conscientizar e educar seus consumidores sobre as vantagens e benefícios em consumir produtos 100% nacionais, fazendo a mágica do preço se tornar menor que seu valor.”
Para finalizar Gustavo deixa um recado aos empresários. “Se você empresário que tem seus produtos ou insumos voltados ao mercado externo, cuidado, pois o novo BBB está chegando para ficar”.
Gustavo Tait é especialista em Marketing estratégico e atua como consultor voltado a grandes marcas que queiram uma transformação integral em sua cultura e se prepararem para a interação com a nova geração de consumidores.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Redação - Brazilian Times.