Publicado em 6/09/2020 as 9:30am
Coluna Belo Horizonte em foco
Rick’s Café: Do filme à realidade (por David Faria) A fachada frontal do Rick’s. ...
Rick’s Café: Do filme à realidade (por David Faria)
Rick's Café Casablanca é um restaurante, bar e café localizado na cidade de Casablanca , Marrocos . Inaugurado em 1 de março de 2004, o local foi projetado para recriar o bar que ficou famoso por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no clássico filme “Casablanca”. Situado em uma antiga mansão em estilo de pátio construída contra as paredes da antiga Medina de Casablanca, o restaurante - piano bar é repleto de detalhes arquitetônicos e decorativos que lembram o filme: arcos curvos, um bar esculpido, varandas, balaustradas, frisos, iluminação de latão estampada e plantas que projetam sombras luminosas nas paredes brancas. Há um autêntico piano Pleyel de 1930 e o “As Time Goes By” é um pedido comum ao pianista da casa.
De propriedade da empresa Usual Suspects, esse ponto turístico de Casablanca é geralmente descrito como o verdadeiro Rick's Café, trazendo finalmente o lendário “Gin Joint” da fama do cinema para a vida na Casablanca de hoje.
Após conhecer o local, vi sua fidelidade àquele existente no clássico do cinema, o que te faz sentir perfeitamente em um outro tempo. Foi um dos poucos lugares em que encontrei bebidas alcoólicas no país, além de uma delicioso menu da cozinha internacional. O local funciona todos os dias da semana e reservas antecipadas, quase sempre são necessárias.
Maurino Araújo: Um artista Plástico Singular (por Albertina Moura)
Considerado por muitos como um expressionista barroco, foi um artista emocionalmente contemporâneo dos mestres escultores mineiros do século XVIII.
Maurino nasceu na cidade mineira de Rio Casca no dia 28 de maio de 1943, como membro de uma família que, segundo ele, fazia de tudo, o que era necessário para a sobrevivência. Autodidata, foi operário, servente de pedreiro, ajudante de balcão e contador em obras. Sob a influência de seus avós, que eram ceramistas, Maurino começou a trabalhar com o barro. Somente em 1970 Maurino passou a se dedicar exclusivamente à sua arte. Como muitos outros artistas brasileiros, começou mostrando suas obras em uma feira de artesanato na belíssima Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Gradativamente foi ganhando notoriedade entre os críticos e apreciadores de arte popular. Sem preocupações com estilos ou classificações acadêmicas seu trabalho começa a “ganhar” o Brasil e o mundo.
Sob a influência do tempo em que passou no seminário, a obra de Maurino é formada em sua maioria por esculturas sacras. Com o desencanto que se apoderou dele, Maurino deixou o seminário e passou a se dedicar somente à sua arte. O tema sacro, segundo ele, não foi escolha, mas imposição do próprio espírito. De enormes blocos de madeira Maurino fazia surgir Santanas, Franciscanos, Cristos e Madonas, esculpidos e encarnados com um processo criado pelo próprio artista: cêra, cola branca, tinta xadrez e até querosene para acentuar o envelhecimento das peças. As cores são escuras e sombrias. Maurino até hoje trabalha preferencialmente com o cedro, utilizando-se do formão e da grosa para retirar da madeira pesados blocos esculturais. Começando como distração, a escultura tornou-se gradativamente a expressão do seu íntimo e uma necessidade do seu espírito, o que também pode ser constatado em seus desenhos e pinturas.
Maurino de Araújo já mostrou suas obras em importantes mostras dedicadas à arte brasileira realizadas no Brasil e no exterior. Esteve em edições da Bienal de São Paulo e chegou a expor no Museu Guggenheim (EUA). Faleceu em 30 de julho de 2020, deixando um gimportante legado na arte mineira.
Perla Paraguaia (por David Faria)
Nascida na cidade de Caacupé, Cordillera, Paraguaio, Perla, a cantora e compositora e ficou conhecida em todo Brasil, nos anos de 1970 e 1980 com sucessos como “Fernando”, “ Índia”, “Pequenina”, “Galopeira”, entre tantas outras canções que marcam sua carreira, além dos cabelos negros, lisos e compridos, que eram uma de suas marcas.
A entrevista, a princípio formal, mudou o rumo, quando eu, David Faria, que também assino Valdez no sobrenome, revelei minha ascendência paraguaia. Foi então que o idioma português foi substituído por espanhol e guarani e entre trechos de suas canções célebres e os gritos de sua papagaia Loli, Ermelinda Pedroso Rodríguez D'Almeida, cujo nome artístico é Perla, se revelou e nos contou sobre sua vida, suas histórias de infância e sua carreira como a famosa cantora.
Perla confessa que a paixão pela música surgiu logo na infância “quando pequena, minha orquestra eram os pássaros e os sons da mata, o vento, o som das folhas” e através de sua voz, durante a entrevista, reproduziu diversos sons de pássaros, para exemplificar sua “orquestra inicial”.
Religiosa, Perla nos mostrou em sua casa, seus santuários e terços, muitos deles, presentes de amigos e fãs, e afirmou sobre a importância de Deus e dos bons pensamentos em sua vida.
Oriunda de uma família de músicos paraguaios, fazia parte do grupo "Las Maravillas del Paraguay" com o pai e os irmãos. No início da década de 1970, em busca de crescimento em sua carreira, deixou o grupo e veio para o Brasil, onde, com os anos consagrou-se como uma premiada cantora de rádio e televisão.
Dentre suas milhares de apresentações, Perla nos contou, que uma das mais marcantes, foi no garimpo de Serra Pelada. “Muitos artistas e cantores se apresentaram no garimpo de ouro que foi uma loucura no Brasil, naquela época. Recebíamos nosso pagamento em lingotes de ouro”.
Entre diversas canções como “Ouça” de Maysa e “Besame Mucho” da mexicana Consuelo Velasques, em uma apresentação privada que nos foi presenteada por Perla, a entrevista prosseguiu de modo encantador.
Perla revelou que além de cantora, desde o início de sua carreira é a responsável por suas produções e adornos, além de uma expressiva artista plástica, cujas telas, doa em prol de entidades beneficentes.
Seu repertório é composto de tendências que vão das guarânias e boleros a versões de músicas pertencentes ao mundo pop, ficando conhecida como cantora romântica.
Você Sabia?
O rio Jequitinhonha tem 1082 km de extensão e cerca de 800 mil anos de existência. Por mais de 350 anos foi a principal via de transporte do conhecido Vale do Jequitinhonha, banhando cidades como Salto da Divisa, Almenara Jequitinhonha, Araçuaí entre tantas outras que surgiram ás suas margens.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.