Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/09/2020 as 2:30pm

Coluna Esporte Total

Como se mede a grandeza de um clube? Uma das frases de doutrinação que a gente mais costuma...

Coluna  Esporte Total Coluna Esporte Total

Como se mede a grandeza de um clube?

Uma das frases de doutrinação que a gente mais costuma ouvir desde moleque é o ditado popular: FUTEBOL, religião e política, não se discute. É hora de derrubarmos essa máxima. Devemos discutir sim, pois são temas que fazem parte do nosso dia a dia, influenciando a sociedade no seu todo. Mas hoje quero colocar de lado os temas religião e política, para me ater somente ao título dessa crônica.

Hoje vamos falar sobre critérios de GRANDEZA de um clube de futebol. A grandeza de um time de futebol pode ser medida por vários parâmetros, mas, existe um critério que é fatal. Quais são os maiores clubes de futebol do mundo? Uma pergunta difícil de responder sem polêmica.

A grandeza é uma propriedade da física e é medida de diversas formas: pelo comprimento em metros, pela massa em kg, pela quantidade de matéria moleculares, pela temperatura, etc. Mas, como medir a grandeza de um time de futebol? É desafiador. Quem é maior, o Palmeiras ou o Corinthians? O Bayern ou o Manchester United? O Real Madrid ou Barcelona? O Flamengo ou Fluminense? Cruzeiro ou Atlético? Sim, qual critério usar a não ser a história, os títulos e o passado glorioso dos clubes, porque isso não é ciência exata. Então é polêmico, mas fácil de entender.

 Estatísticas e rankings

Existe uma infinidade de rankings publicados com os mais diferentes critérios. O mais comentado este ano, foi o da revista France Football, divulgado em fevereiro. Embora existam algumas semelhanças entre nosso ranking e o da revista francesa, não consideramos vários critérios adotados por eles como receitas, prêmios individuais, valor de contratações, patrocínios, etc.

A grande verdade é que há dois requisitos que são os mais importantes para medir a grandeza de um clube de futebol e ambos são inquestionáveis: títulos e torcida. Não há como ser grande sem ter títulos. Dizem alguns que não há como ser gigante sem uma torcida igualmente gigante. Essa eu vou responder “discostas”. Faz sentido que um clube com muitos adeptos/sócios seja reconhecido como um grande clube? Mas, até certo ponto pode ser. Não necessariamente, vejamos um clube chinês. Não tenho dados, mas não deve ser difícil um clube chinês qualquer ter mais de 50 milhões de adeptos. Afinal, o que é, como se define e como se concretiza a grandeza de um clube?

 Títulos e passado de glórias

Confesso que não teria nexo este artigo, se há coisa mais fácil de medir, é a grandeza de um clube. Mas há que tomar em consideração que essa grandeza é relativa; para ser medida será por comparação com outros. E depois, há a grandeza nacional e a grandeza internacional. De um modo ou outro a grandeza pode ser medida em várias dimensões. Há também a grandeza do passado ou a grandeza na atualidade, mas a medida certa para medir tal coisa, é indubitavelmente os feitos desportivos e sua história de passado glorioso. Só os feitos desportivos aferem a grandiosidade de um clube.

Que outra coisa pode valer como aferição? A convicção de que se é glorioso só porque se diz que é? porque ganhou um título aqui e outro ali? Um clube só é considerado grande se tem em seu DNA um histórico de grandes títulos e conquistas. O resto é demagogia. O resto é torcedor tentando se agarrar na paixão do “eu acredito” pelo clube e não aceitar a grandeza do adversário.

Entre amigos ou grupo de colegas, o futebol é a conversa mais amena. Normalmente as brincadeiras são muitas, um desqualifica o time do outro para na semana seguinte ser a vez do colega cujo time ganhou a partida brincar com a ineficiência do time do outro. E as conversas se estendem, se aprofundam, fala-se de escalação, do técnico, dos craques, dos “pernas de pau”, e personalidade, do juiz, do VAR, até do “apito amigo”, mas no fim das contas os encontros acabam num “chopp gelado” sem interferir na amizade. Dificilmente conhecemos um caso de amizade que se desfaz porque as pessoas torcem para times diferentes ou porque um concorda e o outro discorda. Temos que entender que o contraditório faz parte de toda democracia civilizada.

Casos extremos em que torcidas partem para a violência, geralmente dentro dos estádios e arredores ( fora da pandemia ), não têm nada a ver com este tema, uma vez que a violência física está atrelada a um tipo de comportamento em desequilíbrio que nem tem a ver com o futebol em si, mas com outros fatores de comportamento social.

Será que seu time é GRANDE?

Vamos nos abster da demagogia, hipocrisia e sermos realistas. No Brasil, ao longo dos últimos 100 anos, segundo estatísticas existe 2 tipos de times: Grandes: Os 4 do Rio, os 4 de São Paulo, Cruzeiro ( Cruzeiro foi eleito o melhor time brasileiro do século 20, segundo a IFFHS Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol ) e os 2 do Rio Grande do Sul. O resto são os outros. Clubes que tem grandes torcidas, mas sem história para contar, sem reconhecimento nacional e visibilidade internacional, sem uma sala recheada de troféus, enfim, sem o glamour de um verdadeiro “puro sangue”.

Na minha opinião é o valor da marca e sua GRANDEZA, se dá por uma série de fatores, popularidade, visibilidade, tradição, conquistas, entre outros. Com certeza, os títulos são o principal quesito a ser analisado, para determinar a grandeza de um clube. Momento, torcida e craques não querem dizer nada. Ou seja: O que define a GRANDEZA de um clube, são os TÍTULOS! O resto é “CONVERSA FIADA”.

Em tempo: Vocês se lembram da minha posição em agosto, sobre a retomada do futebol em plena pandemia? Pois é! Os resultados do número de contaminados e adiamentos de partidas, comprovam minha tese que não precisava ser “Mãe Diná” para prever a M…, que isso iria dar.

 Sette Câmara “ameaça” rebaixar Flamengo

O tumulto no fim de semana passado, com ameaças de dirigentes de, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, entre outros clubes, em apoio a paralisação geral da competição e fortes ameaças do presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, comprova que essa competição não vai terminar como deveria.

Imbróglio judicial sobre a partida entre Palmeiras e Flamengo, realizada após muita indefinição, continua dando o que falar. Antes da definição de que a bola rolaria normalmente, em entrevista à Rádio Itatiaia de BH, e Rádio Tupi do Rio, o presidente do Atlético-MG, Sergio Sette Câmara, partiu em ataque velado ao Flamengo e sua diretoria. Prometendo ir as últimas consequências, criticou a postura da diretoria rubro-negra e cobrou uma punição ao clube na área esportiva.

Abaixo ameaça velada do cartola Atleticano contra o Flamengo. Será que ele tem noção onde e com quem está se mentendo? Vamos aguradar para ver se terá “peito” para prosseguir com essa séria ameaça.

“O Atlético (Mineiro) está acompanhado de muitos outros clubes e da própria CBF no sentido de que a medida judicial forjada pelo Flamengo, através deste sindicato, presidido por um funcionário deles, para adiar o jogo contra o Palmeiras, não tem o menor fundamento. O Flamengo tem que responder na área esportiva. A aplicação da pena, ainda não estudei a fundo, é o banimento do campeonato e o rebaixamento automático para a Série B” – afirmou Sette Câmara, ainda antes da bola rolar. Agora nos resta assistir de camarote o “circo” montando pelos dirigentes e ver o posicionamento da CBF e do Tribunal Desportivo sobre o imbroglio.

Coluna: Esporte Total

By: Roberto Vieira

Jornalista e comentarista esportivo

Comentários: btesportetotal@gmail.com


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

 

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News