Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/11/2020 as 12:00pm

Coluna Light Up by David Faria

Art Decó ou Art Nouveau, o que saber? Obra característica do movimento Art Nouveau O...

Coluna Light Up by David Faria Coluna Light Up by David Faria

Art Decó ou Art Nouveau, o que saber?

Obra característica do movimento Art Nouveau
O abajur Tiffany, exemplo característico do Art Nouveu
linhas sinuosas do movimento Art Nouveau na arquitetura
Distrito art Decó de Miami com sua peculiar arquitetura
Art decó na decoração com sua característica de simetria.
Elevador Lacerda, exemplo característico do movimento Art Decó.

Sinônimos de elegância e requinte, os estilos Art Decó e Art Nouveau,  foram movimentos arquitetônicos e artísticos que revolucionaram a história, cada qual com suas particularidades e características muito bem delineadas.

O belo, ao menos em minha visão, é algo que sempre me atraiu e deixando de lado minha predileção “palaciana”, estes movimentos artísticos sempre me chamaram atenção, mas afinal, qual a diferença de cada estilo?

Art Decó:  é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração. 

A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge da Art Déco.

Num primeiro momento (década de 1920) seguiu um estilo mais luxuoso, com uso de materiais como, por exemplo, marfim e jade. Nesta fase, a Art Decó ficou muito ligada aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia. 

No final da década de 1920, quando ganha força nos Estados Unidos, a Art Déco vai para o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitam a produção em larga escala. Este aspecto fez a Art Déco chegar a grande parte do povo, invadindo a vida cotidiana.

Art Decó é uma expressão francesa, abreviação de “arts décoratifs” (arte decorativa).

Características principais:

- Linhas circulares ou retas estilizadas;

- Uso de formas geométricas;

- Design abstrato;

- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;

- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;

- Presença marcante na Arquitetura.

A "Art Nouveau" (Arte Nova) é um estilo artístico modernista manifestado nas artes plásticas, artes decorativas (cerâmica, vidraria), artes gráficas, arquitetura, escultura e design. Ela é marcada pelo uso de materiais como madeira, vidro, ferro e cimento e seu estilo foi muito utilizado na arquitetura, ilustração, decoração, móveis.

Além disso, a Art Nouveau é caracterizada pela presença de linhas ondulantes e dinâmicas, a fim de transmitir a ideia de movimento. Seu estilo se aproximada da estética naturalista o qual é composto por formas orgânicas relacionadas com a natureza.

Influenciada pelo movimento inglês "Arts and Crafts", a Art Nouveau teve início na França em finais do século XIX.

O termo "Art Noveau" surgiu em 1900, em Paris. Esse estilo prevaleceu em destaque até o final de 1910 sendo substituído pela "Art Déco".

Características:

-Uso de materiais como: ferro, vidro, madeira e cimento

--Valorização das forma orgânicas e complexas

-Valorização das linhas sinuosas e assimétricas

-Presença da figura feminina e das cores frias nas artes plásticas

-Utilização de conhecimentos nas áreas da física e da matemática

-Valorização da lógica, racionalismo

-Oposição ao Romantismo

-Subjetivismo e Simbolismo

- Produção em série e massificação das artes

-Temas da natureza (flores, folhas, animais)

No Brasil, estes movimentos chegaram entre os séculos XIX e XX, e exemplos arquitetônicos como o elevador Lacerda (salvador), teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro) são característicos do estilo Art Decó. Exemplos da Art Nouveu, podem ser observados na confeitaria Colombo (Rio de Janeiro), e em São Paulo, no colégio Santa Inês e o Castelinho da Brigadeiro, alem de diversos outros locais espalhados pelo pais.


O Jardim das Delícias Terrenas

 O tríptico completo aberto
O quadro quando fechado

Apaixonado por arte que sou desde a tenra idade, tive em casa as primeiras experiências e aprendizados.  Minha tia Diane Valdez, sobretudo em aquarela e nanquim, fazia desenhos alegres e coloridos, muitos dos quais fazem parte de livros infantis e didáticos espalhados pelo Brasil. Minha Mãe, por sua vez, teve um período que se dedicou ao Óleo Sobre Tela, pintando o “mar”, com diversos nuances e emoções. Em suas pesquisas e inspirações comprava diversos livros de conhecidos artistas e assim, iniciou minha trajetória no magnífico mundo das artes.

Em uma tarde fria de novembro adentrei ao Prado, o museu mais importante da Espanha, cuja construção se deve à Maria Isabel de Bragança, rainha da Espanha e Irma de Dom Pedro I do Brasil. Meu maior interesse era passar horas analisando Goya, principalmente o período que satirizava a religião, em especial o Tribunal da Santa Inquisição, tema que sempre me despertou imenso interesse e intriga, todavia, me deparei com a obra que julgo ser a mais extraordinária de todas que conheço: “O Jardim das Delícias Terrenas”, tornando todas as demais, coadjuvantes daquele grande espetáculo de beleza.

O Jardim das Delícias Terrenas é um tríptico de Hieronymus Bosch de 1504, que descreve a história do Mundo a partir da criação, apresentando o paraíso terrestre e o Inferno nas asas laterais. Ao centro aparece um Bosch que celebra os prazeres da carne, com participantes desinibidos, sem sentimento de culpa.

O trítico apresenta, no painel esquerdo, uma imagem do paraíso onde se representa o último dia da criação, com Eva e Adão, e no painel central representa a loucura solta: a luxúria. Nesta tábua central é onde se representam todos os prazeres carnais, que são a prova de que o homem perdera a graça. Por último temos a tábua da direita onde se representa a condenação no inferno; nela o pintor mostra um palco apoteótico e cruel, no qual o ser humano é condenado pelo seu pecado.

Quando fechado, na sua parte exterior alude ao terceiro dia da criação do mundo. Representa um globo terráqueo, com a Terra dentro de uma esfera transparente, símbolo, da fragilidade do universo.

Qualquer descrição que eu faça, mesmo buscando a fidelidade de minhas emoções, ainda será indigna, ante a grandiosidade da obra com suas minúcias e detalhes, pelo que deixo a cargo de cada um, assim como uma sugestão, quando visitar Madrid, a contemplação e interpretação desta, que como dito, considero a Obra mais extraordinária que conheço.


Você Sabia?

 A dona do sorriso mais enigmático e famoso do mundo a Mona Lisa (La Gioconda, em italiano), eternizada por Leonardo da Vinci, foi roubada do Museu do Louvre, em 1911. Foram dois anos de sumiço e, durante as investigações, o pintor espanhol Pablo Picasso e seu amigo, o escritor Guillaume Apollinaire, que chegou a ser preso, estavam entre os suspeitos. Em 1913, o "roubo do século" finalmente foi desvendado: o ladrão era o italiano Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do Louvre. O quadro foi recuperado quando ele o entregava a um vendedor de antiguidades em Florença, na Itália.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News