Publicado em 1/11/2020 as 12:00pm
Coluna Light Up by David Faria
Art Decó ou Art Nouveau, o que saber? Obra característica do movimento Art Nouveau O...
Art Decó ou Art Nouveau, o que saber?
Sinônimos de elegância e requinte, os estilos Art Decó e Art Nouveau, foram movimentos arquitetônicos e artísticos que revolucionaram a história, cada qual com suas particularidades e características muito bem delineadas.
O belo, ao menos em minha visão, é algo que sempre me atraiu e deixando de lado minha predileção “palaciana”, estes movimentos artísticos sempre me chamaram atenção, mas afinal, qual a diferença de cada estilo?
Art Decó: é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração.
A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge da Art Déco.
Num primeiro momento (década de 1920) seguiu um estilo mais luxuoso, com uso de materiais como, por exemplo, marfim e jade. Nesta fase, a Art Decó ficou muito ligada aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia.
No final da década de 1920, quando ganha força nos Estados Unidos, a Art Déco vai para o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitam a produção em larga escala. Este aspecto fez a Art Déco chegar a grande parte do povo, invadindo a vida cotidiana.
Art Decó é uma expressão francesa, abreviação de “arts décoratifs” (arte decorativa).
Características principais:
- Linhas circulares ou retas estilizadas;
- Uso de formas geométricas;
- Design abstrato;
- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;
- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;
- Presença marcante na Arquitetura.
A "Art Nouveau" (Arte Nova) é um estilo artístico modernista manifestado nas artes plásticas, artes decorativas (cerâmica, vidraria), artes gráficas, arquitetura, escultura e design. Ela é marcada pelo uso de materiais como madeira, vidro, ferro e cimento e seu estilo foi muito utilizado na arquitetura, ilustração, decoração, móveis.
Além disso, a Art Nouveau é caracterizada pela presença de linhas ondulantes e dinâmicas, a fim de transmitir a ideia de movimento. Seu estilo se aproximada da estética naturalista o qual é composto por formas orgânicas relacionadas com a natureza.
Influenciada pelo movimento inglês "Arts and Crafts", a Art Nouveau teve início na França em finais do século XIX.
O termo "Art Noveau" surgiu em 1900, em Paris. Esse estilo prevaleceu em destaque até o final de 1910 sendo substituído pela "Art Déco".
Características:
-Uso de materiais como: ferro, vidro, madeira e cimento
--Valorização das forma orgânicas e complexas
-Valorização das linhas sinuosas e assimétricas
-Presença da figura feminina e das cores frias nas artes plásticas
-Utilização de conhecimentos nas áreas da física e da matemática
-Valorização da lógica, racionalismo
-Oposição ao Romantismo
-Subjetivismo e Simbolismo
- Produção em série e massificação das artes
-Temas da natureza (flores, folhas, animais)
No Brasil, estes movimentos chegaram entre os séculos XIX e XX, e exemplos arquitetônicos como o elevador Lacerda (salvador), teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro) são característicos do estilo Art Decó. Exemplos da Art Nouveu, podem ser observados na confeitaria Colombo (Rio de Janeiro), e em São Paulo, no colégio Santa Inês e o Castelinho da Brigadeiro, alem de diversos outros locais espalhados pelo pais.
O Jardim das Delícias Terrenas
Apaixonado por arte que sou desde a tenra idade, tive em casa as primeiras experiências e aprendizados. Minha tia Diane Valdez, sobretudo em aquarela e nanquim, fazia desenhos alegres e coloridos, muitos dos quais fazem parte de livros infantis e didáticos espalhados pelo Brasil. Minha Mãe, por sua vez, teve um período que se dedicou ao Óleo Sobre Tela, pintando o “mar”, com diversos nuances e emoções. Em suas pesquisas e inspirações comprava diversos livros de conhecidos artistas e assim, iniciou minha trajetória no magnífico mundo das artes.
Em uma tarde fria de novembro adentrei ao Prado, o museu mais importante da Espanha, cuja construção se deve à Maria Isabel de Bragança, rainha da Espanha e Irma de Dom Pedro I do Brasil. Meu maior interesse era passar horas analisando Goya, principalmente o período que satirizava a religião, em especial o Tribunal da Santa Inquisição, tema que sempre me despertou imenso interesse e intriga, todavia, me deparei com a obra que julgo ser a mais extraordinária de todas que conheço: “O Jardim das Delícias Terrenas”, tornando todas as demais, coadjuvantes daquele grande espetáculo de beleza.
O Jardim das Delícias Terrenas é um tríptico de Hieronymus Bosch de 1504, que descreve a história do Mundo a partir da criação, apresentando o paraíso terrestre e o Inferno nas asas laterais. Ao centro aparece um Bosch que celebra os prazeres da carne, com participantes desinibidos, sem sentimento de culpa.
O trítico apresenta, no painel esquerdo, uma imagem do paraíso onde se representa o último dia da criação, com Eva e Adão, e no painel central representa a loucura solta: a luxúria. Nesta tábua central é onde se representam todos os prazeres carnais, que são a prova de que o homem perdera a graça. Por último temos a tábua da direita onde se representa a condenação no inferno; nela o pintor mostra um palco apoteótico e cruel, no qual o ser humano é condenado pelo seu pecado.
Quando fechado, na sua parte exterior alude ao terceiro dia da criação do mundo. Representa um globo terráqueo, com a Terra dentro de uma esfera transparente, símbolo, da fragilidade do universo.
Qualquer descrição que eu faça, mesmo buscando a fidelidade de minhas emoções, ainda será indigna, ante a grandiosidade da obra com suas minúcias e detalhes, pelo que deixo a cargo de cada um, assim como uma sugestão, quando visitar Madrid, a contemplação e interpretação desta, que como dito, considero a Obra mais extraordinária que conheço.
Você Sabia?
A dona do sorriso mais enigmático e famoso do mundo a Mona Lisa (La Gioconda, em italiano), eternizada por Leonardo da Vinci, foi roubada do Museu do Louvre, em 1911. Foram dois anos de sumiço e, durante as investigações, o pintor espanhol Pablo Picasso e seu amigo, o escritor Guillaume Apollinaire, que chegou a ser preso, estavam entre os suspeitos. Em 1913, o "roubo do século" finalmente foi desvendado: o ladrão era o italiano Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do Louvre. O quadro foi recuperado quando ele o entregava a um vendedor de antiguidades em Florença, na Itália.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
Fonte: Redação - Brazilian Times.