Publicado em 2/12/2020 as 9:30am
Coluna Flavianny Marques
COMO PREVINIR A GASTRITE? A gastrite é uma doença que atinge muitas pessoas atualmente. Ela...
COMO PREVINIR A GASTRITE?
A gastrite é uma doença que atinge muitas pessoas atualmente. Ela é caracterizada por alterações histológicas no revestimento do estômago, por meio de lesões e inflamações, podendo ser aguda ou crônica. O tipo mais frequente de gastrite é a crônica bacteriana, que está associada à infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Essa inflamação da mucosa do estômago tem grande prevalência: atinge cerca de 50% da população mundial.
Vários hábitos podem piorar a gastrite. Alguns deles são:
- Uma dieta inadequada em relação ao seu valor nutricional;
- Procedimentos cirúrgicos, medicamentos e ingestão de substâncias corrosivas, irradiação do estômago, infecções sistêmicas e estresse por traumas;
- Alimentos quentes;
- Bebidas alcoólicas;
- Condimentos picantes, a pimenta vermelha e a páprica;
- A pimenta preta, pimenta do chilli e mostarda;
- Os refrigerantes à base de cola;
- O tabagismo;
- Caldos com grandes quantidades de purina;
- Carboidratos concentrados;
- Alimentos com elevados níveis de gordura.
- A falta de tempo atualmente é também um grande fator para a inadequação da dieta e digestão dos indivíduos, levando as pessoas a realizarem as refeições rapidamente e dialogarem durante as refeições. Isso se torna mais um agravante para o surgimento da gastrite e, junto à pressa durante o dia, pode aliar-se à má higienização de alguns alimentos, aumentando o contágio com o H. pylori.
Para prevenir o desenvolvimento de gastrite é importante ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e hortaliças ricas em antioxidantes como as vitaminas C, E e Carotenoides, já que estão relacionados com a diminuição da lesão gástrica. Assim como, diminuir o fumo e a bebida.
Fonte: Flavianny Marques