Publicado em 17/12/2020 as 2:30pm
Coluna Belo Horizonte em Foco
Trezentos anos de Minas Autonomia e liberdade. Estes são os sentimentos que pulsam na alma dos...
Trezentos anos de Minas
Autonomia e liberdade. Estes são os sentimentos que pulsam na alma dos mineiros desde o século XVII!
O desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, marca o início da existência administrativa do território mineiro.
Com a Guerra dos Emboabas em 1709, os mineiros já haviam sido os grandes responsáveis pela separação da Capitania do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas do Ouro. Posteriormente foi a revolta de Felipe dos Santos, duramente combatida pelo governador Conde de Assumar, que levou à criação da Capitania de Minas Gerais
Naquele período histórico, a capitania de Minas Gerais conquistava o posto de centro econômico da colônia. Isso se dava em função da grande exploração de ouro que, desde o século XVII, crescia de forma exponencial e que, já naquela época, apontava a riqueza mineral do território. A capitania era dividida em quatro comarcas: Vila Rica, Sabará, Serro Frio e Rio das Mortes. Todas elas permaneciam sob a jurisdição de um ouvidor responsável e marcaram a história de Minas rumo ao progresso.
Comemorar os 300 Anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória desta população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões. Exaltar o passado também é reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do país, fortalecendo a posição de liderança deste Estado, que tanto engrandece a nação brasileira. Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 300 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história.
Lançamento GALERIA LABYRINTHUS em BELO HORIZONTE
Quadros da artista plástica Raquel Lima na Feira de artes da Galeria Labyrinthos
No início de dezembro foi inaugurada a segunda edição da Feira de Artes da Galeria Labyrinthus, irá até o próximo dia 30, adotando todos os protocolos estabelecidos no momento da pandemia. A mostra apresenta distintas linguagens artísticas, marcadas pela experiência e originalidade dos artistas através de pinturas, cerâmicas, tecelagens, esculturas, fotografias, em que a poesia e a imaginação transitam entre figurativos e abstratos, entremeados de luminosidades e de contrastes das cores, das formas, dos conteúdos que ora esmaecem, ora se intensificam no momento estético de criação. A exposição tem a curadoria assinada por Orange Matos Feitosa, com a produção de Manoel Hagen, pautada na máxima de que “Celebrar a arte é encorajar a vida”.
Nesse viés se inscrevem os artistas: Âmar Souki, Andréa Dall’ Olio, Estevão Campos, Isabel Galéry, Laila Kierulff, Lídia Miquelão, Luiz Lemos, Luiz Macedo, Mara Ulhoa, Mônica Mendes, Orlando Castaño, Patrícia Melro, Raquel Lima, Robson Emerick, Sonia Assis e Tarcísio Botelho.
31ª edição da Feira Nacional de Artesanato supera expectativas
Beleza, delícias e muitas compras marcaram os seis dias da 31ª edição da Feira Nacional de Artesanato, realizada no Expominas. Cerca de 30 mil pessoas visitaram os quase 500 stands com produtos de todas as regiões do país, movimentando mais de R$ 10 milhões. Tânia Machado, idealizadora e organizadora da Feira Nacional de Artesanato, considera que foi “missão cumprida! Esta é a sensação que estou pós-feira. Contra tudo e contra todos, decidimos que iríamos conseguir realizar o evento, onde as pessoas pudessem comparecer com segurança e os artesãos pudessem fazer bons negócios”.
DJ, Matheus Klem lança disco virtual em homenagem a Belo Horizonte
O músico, produtor musical e DJ, Matheus Klem, decidiu usar, durante o período de distanciamento social, seu tempo livre para unir três paixões: games, música e Belo Horizonte. O resultado foi a criação do álbum “Super Maklem World Belo Horizonte”, que será lançado virtualmente no dia 12 de dezembro, aniversário da capital mineira, através das plataformas SoundCloud e YouTube. Com uma sonoridade de música de videogame e explícita influência do gênero musical New Wave, o disco, é uma homenagem a Belo Horizonte. O disco traz composições de Lô Borges, Vander Lee, das bandas Skank, Pato Fu, Jota Quest, Lagum, Pipa e Rosa Neon, além das duplas Clara e Sofia, Mila e Marcus. Clássicos como “Paisagem da Janela”, “Amores Imperfeitos”, “Canção pra você viver mais” e “Esperando Aviões” compõem o repertório.
Royal Salute 38 para coroar Reis e Rainhas
O blend exclusivo de whiskies excepcionais envelhecidos no mínimo por 38 anos, Royal Salute 38 y.o Stone of Destiny é um uísque escocês, complexo e aveludado, muito equilibrado e sofisticado. De cor âmbar intenso, com aromas de madeira de cedro, amêndoas e carvalho seco, Royal Salute 38 y.o Stone of Destiny, apresenta sabor pleno com a riqueza de frutos secos, picância equilibrada e aroma floral profundo. O Royal Salute poderá ser adquirido ao preço de R$ 6.900,00, a garrafa de 700 ml no site Drinks and Clubs e nas melhores lojas do país. Apresentado em garrafa de porcelana artesanal feita à mão, lembrando um nobre granito, leva um brasão folheado a ouro de 24 quilates. Já a rolha, também folheada a ouro 24 quilates, se inspira no punho das antigas espadas escocesas.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.
Fonte: Redação Brazilian Times