Publicado em 15/03/2021 as 2:30pm
Coluna Saúde da Mulher
Nutrição - Como Vencer os Gatilhos Mentais Contra os Hábitos Saudáveis A boca fala o...
Nutrição - Como Vencer os Gatilhos Mentais Contra os Hábitos Saudáveis
A boca fala o que o coração está cheio e o corpo se alimenta das nossas próprias escolhas.
Nos Estados Unidos, marco é o mês de conscientização sobre a nutrição. Sabendo que é possível aprender a controlar tanto a alimentação quanto as emoções, como criar hábitos saudáveis que possam contribuir para evitar doenças e garantir qualidade de vida?
A nutrição como medicina
Uma frase conhecida de Hipócrates que diz “Deixe que o alimento seja a nossa medicina” que define como podemos utilizar os nutrientes dos alimentos para o nosso bem. Porém, tudo que ingerimos pode ser para o bem como para "maldição" se soubermos aproveitar ou não que está a nossa disposição. Claro que infelizmente, estamos vivendo em um período de muitos desafios devido à pandemia mundial que se instalou a mais de um ano. Diariamente cresce o número de famílias com dificuldade extrema para manter o básico por causa da crise econômica. Por isso ficou ainda mais difícil o acesso a produtos e serviços essenciais para que possamos garantir a nossa qualidade de vida. Com menor condições de comprar o básico, lamentavelmente muitos perderam o poder da escolha. Mesmo assim, é importante manter os hábitos saudáveis o máximo possível para que possamos garantir o equilíbrio do corpo, da mente e do bolso também.
A importância do mês de conscientização da nutrição
Nunca tivemos tanto acesso às informações sobre vários temas relacionados à prevenção de doenças como agora. Estamos acompanhando a geração fitness que “tudo sabe”, “tudo faz”, “tudo consegue”.
São milhares de academias, vários aplicativos, centenas de vídeos explicativos, milhões de produtos que oferecem oportunidades para quem busca “uma vida mais saudável". No entanto, mesmo com tantas alternativas para escolher, porque ainda é tão desafiante para grande maioria das pessoas manter os hábitos saudáveis? O que faz com que para alguns seja possível manter uma rotina de exercícios alimentação balanceada enquanto para outros seja “quase impossível" poder viver de forma mais equilibrada sem tanto sacrifício e sofrimento?
Alguns motivos para manter a conscientização sobre a nutrição são: propagar hábitos saudáveis para nossos amigos e familiares, aumentamos as oportunidades para refletirmos sobre o nosso estilo de vida, contribuímos para melhorias de iniciativas de acesso de projetos nutricionais para a nossa comunidade, diminuir a chance de doenças crônicas relacionadas à má alimentação.
Os gatilhos emocionais
O corpo necessita de energia para poder manter o funcionamento diário de todas as atividades. A principal fonte de energia vem dos alimentos além da água, do sol, do sono. Quando nos alimentamos, recarregamos o nosso organismo para utilizar para a locomoção, para tarefas das mais simples até as que exigem grandes esforços físicos. Mesmo quando estamos dormindo ou sentados gastamos energia, porém com menor quantidade. Porém, é necessário entender que o corpo acumula quase toda a energia não utilizada. Quando alguém ingere uma quantidade excessiva de calorias; por exemplo; o corpo retém mais do que necessita e não elimina o que não é necessário podendo levar a obesidade e outras doenças. Quais são os principais gatilhos emocionais que levam a sabotagem de hábitos saudáveis?
Os principais gatilhos são:
- Excitação - Comemos quando estamos com fome, porém geralmente comemos mais do que precisamos quando estamos comemorando algo. Se temos um “motivo” para comemorar, entramos em um estado emocional que utilizamos como “justificava” para passar do ponto. Então, em dias de festas, em momentos alegres com os amigos e familiares ingerimos muito mais calorias do que necessitamos.
- Raiva ou ansiedade - Quando estamos tristes ou ansiosos ficamos mais fragilizados emocionalmente e com isso fica ainda mais difícil resistir às "tentações" pois o nível de motivação fica próximo do zero. Outros perdem completamente o apetite quando estão muito ansiosos, porém o importante é identificar os motivos para esses sentimentos e procurar ajuda.
- Recompensa - Enquanto utilizamos o alimento como fonte de energia na maior parte do tempo, em outros momentos usamos o alimento como forma de recompensar por algo que “merecemos”. Durante a ansiedade usamos o alimento para nos acalmar, relaxar, mas também várias pessoas usam a ingestão do álcool e do excesso de comida como forma de recompensar por um ganho ou uma perda.
Dicas Saudáveis de Hábitos e Nutrição Equilibrada.
Estamos no terceiro mês do ano e tudo que fizermos durante esse mês possivelmente pode determinar o que estaremos fazendo nos próximos sete meses. Existem muitas dicas de nutrição e hábitos saudáveis, mas a proposta é fazer escolhas simples que possam proporcionar mudanças de curto, médio e longo prazo. Pessoalmente não acredito em dietas, mas sim em mudança de mentalidade em relação à saúde. Enquanto na dieta você se priva de determinados alimentos durante um período, a mudança de mentalidade sobre a saúde e alimentação requer reeducação alimentar e transformação de hábitos de longo prazo. E como quem decide parar de fumar, sabendo que o objetivo é parar completamente com o fumo para poder conquistar saúde e não se sacrificar por um tempo para depois retornar ao velho hábito prejudicial de antes. Quando escolhemos “fazer dieta” escolhemos um sacrifício "temporário" e corremos o risco de perder tudo com a “recompensa” do depois, porém quando mudamos o estilo de vida, escolhemos também tudo que envolve ter uma vida mais saudável e isso vai muito além da alimentação. Nesse caso, a recompensa é a vida saudável e não a "perda de peso”. Mesmo assim, seja por dieta, seja por estilo de vida, não é fácil conquistar essa mudança, mas é simples. Então siga as dicas abaixo por algumas semanas. Crie também o hábito de anotar como você se sente durante esse período. Anote o que você deseja e como você acredita que vai se sentir quando começar a ver os resultados. Se desejar, compartilhe suas experiências no blog da Plataforma Digital Feminina mas não deixe de pedir a orientação de um nutricionista ou até mesmo um endocrinologista para que você possa fazer alguns exames de laboratório para saber como estão as suas taxas e se existe necessidade de alguma ação mais específica.
- Beba muita água - enquanto nosso corpo necessita de muito menos calorias do que ingerimos diariamente, o nosso organismo precisa de muito mais quantidade de água do que normalmente tomamos. A água ajuda na hidratação, combate o envelhecimento, não contém açúcares e nem a bendita “caloria”. Cuidado com o excesso de sucos industrializados e esqueça os refrigerantes principalmente os “diets” pois são extremamente nocivos mas infelizmente vestes as capas de “bonzinhos”.
- Escolha cuidadosamente os alimentos - na próxima vez que você for ao supermercado leve uma lista de alimentos para compor as refeições da semana. Basta você investir uma hora por semana para planejar um cardápio básico sem esquecer aquela dica famosa de “quanto mais colorido o prato” MELHOR. Diminua o sal usando e abusando dos temperos naturais como: alho, cebola, tomilho, salsa, coentro, cebolinha, manjericão e etc...
- Escolha uma atividade física atraentes - ao invés de ficar sofrendo só de pensar no “terror” de frequentar uma academia, ou pior, pagar e não frequentar, aproveite que a primavera está chegando e caminhe todos os dias, ou suba as escadas tradicionais ao invés de usar o elevador ou as escadas rolantes. Convide uma amiga para acompanhar você ou crie uma lista de músicas que possam te estimular na sua caminhada. Depois acrescente uma nova atividade ou aumente a velocidade da sua caminhada.
- Faça meditação - cinco minutos, cinco minutos apenas por dia, para que você feche os olhos e pense na sua respiração enquanto o seu corpo relaxa junto com você.
- Agradeça - crie o hábito de agradecer. A gratidão tem um poder maravilhoso de fortalecer a mente e o espírito. Agradeça o dom da vida, da saúde e até mesmo das dificuldades pois são oportunidades para crescer, amadurecer e aprender.
- Compartilhe - não guarde para você o que você tem nem mesmo o que você sabe, ao invés disso, seja para os outros o que você tanto espera da vida. Geralmente temos muito mais do que necessitamos e mesmo assim compartilhamos tão pouco enquanto podíamos acrescentar tanto para a vida de muitas pessoas. Procure como você pode contribuir para projetos de melhorias na cidade que você mora. Participe de grupos nas redes sociais que compartilham de interesses comuns que estão alinhados com o estilo de vida que você está determinado a conquistar.
- Comece agora - isso mesmo, agora é o melhor momento para dar o primeiro passo, está esperando o que?
Coluna Saúde da Mulher
Lidia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.
VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.
SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org
Fonte: Redação - Brazilian Times.