Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/03/2021 as 4:00pm

Coluna Camarim do BT

Guinga. Um dos grandes compositores e violonistas Brasileiros Amigos, uma coisa é certa. Sem...

Guinga. Um dos grandes compositores e violonistas Brasileiros

Amigos, uma coisa é certa. Sem os compositores, como haveria música? Podemos ter os melhores instrumentistas, mas se a música não for boa, não adianta ter os melhores músicos tocando, um super arranjo, uma super produção, pois com certeza não será nada mais do que uma tentativa em vão. Por exemplo: como produtor, recebo muitas músicas para ouvir, comentar, ou quem sabe, se a canção for forte, conectar o compositor com algum intérprete de peso. Muitas vezes, recebo músicas produzidas, arranjos complexos, como demo tapes.

Mas fica óbvio que aquela cobertura, aquela “maquiagem”, está apenas escondendo e tentando adicionar valor a uma canção fraca. Um bom arranjo é fundamental, inclusive muitas vezes o arranjador cria frases musicais que ficarão eternamente ligadas a uma canção, mas construir um arranjo lustroso em cima de uma canção que não move os corações, que não emociona, não só não ajuda, como atrapalha. Pois uma boa canção fica bonita com apenas um acompanhamento simples, um violão, ou um piano.

Existe uma mágica, uma fagulha divina que o bom compositor traz em sua música, seja através de suas experiências pessoais (sejam elas boas ou ruins), algo inexplicável que simplesmente nos toca a cada vez que ouvimos. E podemos ouvir a mesma música repetidamente, que não nos cansamos. Na música clássica, por exemplo, a orquestra é fundamental, mas sempre lembramos do tema, aquela melodia cativante... São tantos os exemplos, que haveria espaço aqui na coluna para citá-los.

O nosso Brasil é um celeiro de melodias e compositores respeitadíssimos no mundo inteiro, em todos estilos. Faço questão de honrar nossa cultura aqui no CamARIm, por isso hoje trago a vida e obra de um grande compositor e violonista brasileiro, conhecido como Guinga.

Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar (nascido no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1950), mais conhecido como Guinga, é um compositor e violonista brasileiro. Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. Além de compositor, Guinga formou-se em Odontologia em 1975. Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von.

No álbum Catavento e Girassol, gravado pela cantora Leila Pinheiro, as quatorze músicas são de sua autoria. Como parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque. Guinga tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco ”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Em 2002, sua biografia, "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus.

Em 2003, a mesma editora lançou o songbook "A Música de Guinga", com partituras de grande parte da obra do autor. Aqui estão alguns links para o seu deleite. https://youtu.be/wHS-A_TY2bQ  e https://youtu.be/jfbu6Le0aB4 Enjoy!

Finalizando, sábado passado, dia 13 de Março, tivemos a terceira semi-final do BDOLive Portugal, aonde fui um dos jurados. Canções maravilhosas, em vários estilos. Participe do juri popular, através do site BDOLive.com, e faça parte das decisões nesse evento tão importante, que está unindo povos de fala portuguesa em todo o planeta!

Próximo sábado, dia 20 de março, 18h (Brasil), 4.00 pm (EUA) e 21h (Portugal)

Sua opinião conta, e muito!

IMPERDIVEL!

Top News