Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/03/2021 as 7:30pm

Coluna Light Up by David Faria

As Quatro Estações de Arcimboldo Este colunista defronte às obras de Arcimboldo expostas...

As Quatro Estações de Arcimboldo

Este colunista defronte às obras de Arcimboldo expostas no museu do Louvre em Paris.

Visitar o Louvre é algo fantástico de se fazer e em cada viagem que faço à Paris, dedico um ou dois dias para percorrer minuciosamente seus cantos e meticulosamente viver seus encantos. Foi numa dessas ocasiões que, despretensiosamente, me deparei com Arcimboldo, cujo trabalho já conhecia de livros e estudos sobre arte.

Giuseppe Arcimboldo (Milão, 15271593) foi um pintor italiano que serviu na corte do Sacro Império Romano- Germânico de Fernando I e de seus sucessores, Maximiliano II e seu filho Rodolfo II.

Arcimboldo foi admirado como artista pelos três monarcas, tornou-se pintor da corte e chegou a ser nomeado Conde Palatino. Praga transformou-se no século XVI, principalmente por causa de Rodolfo II, em um dos maiores centros culturais da Europa, de intensa e diversa atividade cultural e científica. Seus governantes eram vistos, além de seus domínios, como simpatizantes do exótico. Nesse contexto, as singularidades da arte de Arcimboldo encontraram solo fértil para florescer.

No contexto histórico da obra de Arcimboldo, - posteriormente denominado “Maneirismo”- a ênfase no aspecto espiritual foi recorrente. Mesmo sendo Praga uma corte católica, ela tinha total independência em relação à Igreja Romana e seus monarcas eram de grande tolerância em relação a outras religiões e crenças. Ali conviviam judeus, cristãos e ocultistas.

O ocultismo foi uma referência importante para Arcimboldo, como vemos em suas paisagens antropomorfas - nas quais corpos e faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras, e de outros elementos de uma paisagem - e em suas séries ligadas à natureza, por exemplo, em uma das séries de estações do ano feitas para Maximiliano II: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Nestas, o artista fez referência ao gênero do retrato, preservando a opulência do retrato cortesão, mas construiu seus personagens a partir de imagens da fauna e da flora, as quais se tornaram suas principais obras, denominadas “ As quatro Estações”.

Assim como foi com a maioria dos artistas maneiristas, após a morte de Arcimboldo o interesse por sua obra diminuiu, chegando quase ao esquecimento, talvez pela estranheza que podem causar suas imagens. Foi apenas no século XX que este e outros maneiristas foram resgatados, recebendo a atenção e o valor que merecem.

Carnival Glass: de brinde sem valor à item de coleção desejado.

Em minhas viagens, principalmente pelas feiras e casas de antiguidade de Montevideo e Buenos Aires enquanto buscava finos e cobiçados cristais de época, para minha coleção, me deparei – ou me atentei – pela primeira vez, à beleza do hoje tão cobiçado “Carnival Glass”.

Buscando em minhas memórias, acredito que meu primeiro contato foi em um passeio por Malabia (bairro de outlets) na Capital Portenha, onde conheci uma Senhora de nome Liana que me levou a uma lojinha, onde ela e várias pessoas expunham seus produtos, chamado de “Mercadillo de San Telmo”, certamente em referência ao bairro do outro lado da cidade tradicional na venda de antiguidades.

Entre os itens que vi, ela me mostrou a primeira jarra Carnival que comprei e me contou um pouquinho sobre a história do objeto.

O vidro do carnaval ou “Carnival Glass” já foi conhecido por muitos nomes no passado: vidro da aurora, vidro do narcótico, vidro do arco-íris, vidro do tafetá e depreciativamente como 'Tiffany do homem pobre', já que os objetos da consagrada marca eram desde o início caríssimos.. Seu nome atual foi adotado por colecionadores na década de 1950, devido ao fato de que às vezes era dado como brindes em carnavais, festas e feiras.

O vidro carnaval obtém seu brilho iridescente em razão da aplicação de sais metálicos enquanto o vidro ainda está quente da prensagem. Uma queima final do vidro realça as propriedades iridescentes dos sais, dando ao vidro de carnaval o brilho distinto pelo qual é conhecido.

Uma ampla gama de cores e combinações de cores foram usadas, mas as cores mais comuns (o laranja, conhecido como calêndula) foram responsáveis por uma grande proporção da produção, então cores escassas (como o negro) podem hoje atingir preços muito altos no mercado de colecionadores.

A maior parte do vidro de carnaval foi fabricado nos  Estados Unidos antes de 1925, com a produção em claro declínio após 1931. Algumas produções importantes continuaram fora dos Estados Unidos durante os anos de depressão no início dos anos 1930, diminuindo para muito pouco nos anos 1940. Com o passar do tempo o vidro carnaval se tornou altamente colecionável. Os preços variam muito, com algumas peças valendo muito pouco, enquanto outros itens raros custam milhares de dólares.

Você Sabia?

Datado de séculos atrás pela cultura islâmica, o olho grego, também conhecido por olho turco, olho místico ou nazar bancugu (em árabe). É uma espécie de amuleto que, segundo a crença existente na Grécia e Turquia até os dias de hoje, protege contra o mal, a inveja e pode absorver energias negativas.

Para refletir

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News