Publicado em 26/04/2021 as 8:30am
Coluna Saúde da Mulher
Estresse Crônico - Prevenção e Cuidados Importantes Faça uma reflexão sobre as suas duas...
Estresse Crônico - Prevenção e Cuidados Importantes
Faça uma reflexão sobre as suas duas últimas semanas e analise se você teve as seguintes afirmações a seguir: Sensação de desconforto emocional ou físico provocado por diversos fatores. A mente parece estar pesada e a preocupação constante é algo inevitável. O excesso de responsabilidades passa a tomar conta dos pensamentos ao ponto de causar; dentre outras coisas; falta de concentração, irritabilidade, perda ou aumento do apetite, depravação do sono e ansiedade. Se isso é realidade para você, provavelmente você está sofrendo de estresse. Então como identificar quando está na hora de procurar o médico e o que é possível ser feito para prevenir o estresse?
Os exemplos acima são alguns dos principais sintomas do estresse que muitas pessoas sofrem sem saber ao certo como evitar ou tratar. Durante o mês de abril, especialistas de todo os Estados Unidos procuram alertar e orientar as pessoas sobre os cuidados preventivos ao estresse. Conhecer as causas e os principais gatilhos emocionais contribui muito para evitar que o estresse venha se tornar uma doença crônica que pode prejudicar muito a saúde física e mental a curto e a longo prazo.
Nós mulheres estamos sujeitas a maior pressão causada pelo estresse devido ao excesso de responsabilidade normalmente relacionados com: a família, o trabalho, as finanças, a segurança e também a própria saúde. Alguns estudos realizados com mulheres durante o período da gestação demonstram que dez por cento das gestantes sofrem de estresse, ansiedade e depressão, o que pode prejudicar a saúde do bebê.
O estresse é um dos assuntos mais comuns entre as mulheres de qualquer idade que parece até contagiar quem escuta.
Quando foi a última vez que você percebeu uma enorme vontade de se afastar do corre corre do cotidiano e poder desfrutar de um momento de paz e tranquilidade conhecido como, “stress free zone”? Quando foi a última vez que ao conversar com uma amiga você não se queixou de algo que tenha tirado a sua tranquilidade? Quando foi a última vez que você se sentiu com muita energia e disposição para fazer uma atividade que fugisse da sua rotina? E quando foi, que mesmo reconhecendo que você se encontrava sobrecarregada, compartilhou com o seu médico a possibilidade de receber ajuda de um profissional da área.
Para entender melhor como o estresse pode afetar o nosso cérebro é necessário saber o que é o estresse e quais são os fatores de risco.
Os dois tipos de estresse - positivo e negativo
Existem dois tipos de estresse e todos os seres humanos estão expostos ao estresse. O estresse positivo está relacionado ao momento feliz como: o nascimento de uma criança, uma conquista acadêmica, momentos que antecedem a cerimônia de casamento, uma possibilidade de promoção e etc… O estresse positivo geralmente proporciona sensação de prazer e de alegria mesmo que o desconhecido possa provocar algum desconforto passageiro.
Porém o estresse negativo está relacionado com diversos fatores externos e internos que parecem fugir do nosso controle como por exemplo: a perda do emprego, o enfrentamento de uma doença grave ou conviver em ambiente hostil com brigas constantes. O estresse contínuo pode provocar dificuldade de concentração e outros sintomas.
O estresse se inicia quando o hipotálamo, que é responsável pelo o funcionamento do sistema nervoso central, recebe estímulos que provocam a produção do cortisol, o hormônio que é produzido naturalmente pelo organismo em situação de grande tensão. Normalmente liberamos o cortisol quando realizamos atividades físicas e também logo após que acordamos, porém quando o nosso corpo produz esse hormônio em excesso, ou seja; quando vivemos em situações de estresse constante por um longo período de tempo aumenta o risco de desenvolver o estresse crônico.
Prevenção ao estresse é a palavra chave.
Várias são as maneiras de se evitar o estresse, poucas são as oportunidades de conseguir conciliar a pressão e as responsabilidades da vida sem ser dominada pelo o estresse. Porém é possível aprender e colocar em prática algumas dicas simples e práticas como:
Humor - procure manter o humor evitando se expor a notícias e as informações negativas ao seu redor. Mantenha uma rotina de sorrir para a vida e agradecer mesmo que por pequenas coisas. Evite conversas desagradáveis e crie um momento de positividade, quando durante um período de tempo pré-estabelecido é proibido falar de tristeza ou qualquer coisa negativa.
Exercícios e atividades físicas - já está mais do que comprovado que a prática regular de atividades físicas contribui muito para a liberação do cortisol e a produção de hormônio do prazer.
Alimentação balanceada - evite alimentos gordurosos e com excesso de açúcares, principalmente durante o período pré-menstrual. Manter uma rotina de alimentação saudável ajuda muito na hora em que seu cérebro tentar sabotar você mas não permita que os cuidados com a alimentação e a saude se tornem um novo fator de estresse.
Namore, namore, namore - estudos afirmam que a relação sexual saudável tem um papel importantíssimo quando se trata de saúde mental. Para isso procure manter uma relacao saudável primeiramente consigo mesma.
Pratique meditação - a meditação assim como as técnicas do mindfulness podem ajudar muito a evitar o estresse. Procure conhecer mais sobre como usar a respiração enquanto mantém a mente conectada com o momento presente como forma de relaxamento e concentração.
Fortaleça as amizades positivas - um b amigo ou amiga por perto contribui muito tanto para a nossa saúde mental quanto física. Estudos revelam que ter um amiga(o) próximo a sua residência pode evitar enfarto do miocárdio pelo o simples fato de saber que tem alguém que você possa contar em momentos difíceis. Então procure fortalecer as relações e mantenha sempre bem perto aquelas pessoas que mais te apoiam.
Mantenha suas consultas e exames médicos sempre em dia. Converse abertamente com seu médico sobre suas emoções e não tenha receio de pedir ajuda sempre que for necessário.
Coluna Saúde da Mulher
Lidia Ferreira
www.platafrformadigitialfeminina.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.