Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/04/2021 as 10:00am

Coluna Light Up by David Faria

O Dia das Mães O dia das mães, como bem sabemos, no Brasil é comemorada no segundo domingo...

O Dia das Mães

O dia das mães, como bem sabemos, no Brasil é comemorada no segundo domingo de maio e assim como nos demais países a comemoração visa homenagear a figura familiar materna e a maternidade. Em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa, a data é nominada “Dia da Mãe”.

Origem

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor."

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os “Mothers Days Works Clubs” com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o “Mother's Friendship Days”(dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

Popularização

Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

 

2- Os Traços de Zanne Neiva

A Artista Plástica e Professora de Arte Zanne Neiva

Formada em Publicidade Propaganda pela UNI-BH/MG, Curso Livre de Pintura pela Escola Guignard – BH/MG e Pós Graduada em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas Contemporânea pela UEMG – BH/MG, Zanne Neiva é mineira de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha.

Pinta em Acrílica/tela desde 1980, com várias coletivas, individuais e prêmios em sua trajetória nos caminhos da arte. Seus trabalhos encontram-se em várias galerias de todo país, principalmente Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Vitória, Curitiba, Rio de Janeiro e Goiânia. Trabalhos vendidos em Nova York, Londres, Paris e Pequim. Várias publicações em livros, jornais e revistas e editou livro de pintura e poemas – “Pra não Perder a Memória” – em 2006 na Galeria Firenze.

Em sua individual de 2011, no Ponteio Lar Shopping – “Cenas de Nova York” –obteve  um grande sucesso com comentários de Yara Tupinambá:. “Olhar e encontrar: é a artista nos falando de seu encantamento perante a cidade que vivenciou... sua interpretação das imagens que captou, através da cor que se desdobra em sinfonias cromáticas...”

“Através de traços nervosos e muito grafismo, Zanne Neiva, retrata o clima agitado das grandes cidades, sem contudo, deixar de criar um onipresente clima romântico em seus trabalhos. Apaixonada pela vida urbana, ela elabora arranha-céus e avenidas, pontes e casarios, figuras humanas em seu cotidiano, túneis e marinhas, sem contudo comprometer-se com o formalismo realista, mas exprimindo o que vem de sua alma..”.(Valdir Coutinho Jorn. Recife/PE)

Dois pontos altos do seu trabalho são também as cenas de Bar e Retratos.

Segundo Zanne “Encontros...Jogar conversa fora...criar laços...brindar e celebrar a vida! Viver, dormir , sonhar...A poesia do eterno caminhar. Recordações de entes queridos. Perpetuar a vida e a lembrança. Este é o sentido de minha vida e do meu trabalho,  finaliza a artista”.

Zanne Neiva atua também como professora de desenho e pintura em sua Zarte – Escola de Arte.

Ajê Bistrô Bar completa 1 ano 

Capa Menu comemorativo
A fachada revitalizada do Ajê Bistrô Bar
O salão ricamente decorado.

Já consagrado como um reduto de excelente gastronomia internacional, arte e cultura o Ajê Bistro Bar localizado no tradicional Bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte e que iniciou suas atividades durante a pandemia, completa seu primeiro ano.

Os serviços do Bistrô, que têm como característica a execução de menus temáticos iniciaram na modalidade delivery ante a impossibilidade de atendimento local. Neste primeiro ano, mais de 50 cardápios foram apresentados juntos a mais de 200 receitas de todo o mundo: comida grega, marroquina, de cinema, vitoriana, indígena, francesa e até mesmo o menu do casamento real entre o príncipe Harry e Megan Markle foi replicado.

De acordo com Jadson Reis, sócio proprietário do Ajê, “muitas foram as dificuldades enfrentadas, mas a criatividade, persistência e muito amor foram essenciais para a manutenção do empreendimento”.

Para comemorar a data um menu fantástico foi criado: “Assim comia Maria Antonieta” com pratos austríacos e franceses em referência a última Rainha consorte da França, e um almoço comemorativo com sorteio de refeições, drinks, brindes e surpresas está programado para o próximo dia 01 de maio (sábado).

O local que já recebeu 3 exposições de arte coletivas e uma individual apresenta nesta data comemorativa a exposição “Visões e Sentidos” com obras do acervo pessoal do sócio proprietário David Faria, onde grandes nomes das artes plásticas estão presentes.

O Ajê Bistrô Bar fica na rua Dores do Indaiá, 96 no bairro Santa Tereza e contatos e reservas podem ser feitas pelo instagram @ajebistrobar e pelo whatsapp: (31)98987-4980.

Para Refletir

Top News