Publicado em 5/05/2021 as 6:30pm
Coluna Wendel Stein
Qual o futuro que queremos? A pandemia fez muita gente pensar no...
Qual o futuro que queremos?
A pandemia fez muita gente pensar no passado, no presente e no futuro. Reflexões que podem fazer grandes diferenças no futuro dos países, e sobretudo do Brasil. Será que não temos o futuro que queremos para o Brasil pelo fato de não sabermos o que queremos? Pois todas as vezes que temos um foco, ele aumenta e fica mais perto da realidade de concretização. Não podemos se acostumar com as indiferenças, devemos fazer as mudanças.
Em 2014, perto da comemoração da quaresma, o Papa Francisco admitiu que a humanidade se acostumou a situações de miséria e o sofrimento humano. “Habituamo-nos à violência, como se fosse uma notícia diária normal; habituamo-nos a irmãos e irmãs que dormem na rua, que não têm um teto para se abrigar. Habituamo-nos a refugiados em busca de liberdade e dignidade que não são acolhidos como deveriam”, concluiu o pontífice.
Uma das conceituações da pobreza é a privação do que se faz necessário para o bem-estar no aspecto material, notadamente alimentação, vestimentas, habitação e demais ativos. Mas também a pobreza em seus aspectos psicológicos, que faz das pessoas mais necessitadas, elementos mais vulneráveis a humilhação e mais distantes de todo tipo de participação da sociedade.
Fenômeno semelhante a esse, são referentes a tragédias e epidemias, hoje ainda estamos no Brasil com cerca de 3 mil mortes diárias causadas pela Covid19 e já vi conhecidos comentarem frases como estas “Uai, já tivemos 4000 mortes por dia, então está melhorando”. A imprensa falha em ser mais impactante nas informações, pois três mil mortes por dia enchem 3 novos cemitérios por dia.
A humanidade ainda está em busca de sua identidade, tentando se reencontrar, errando, acertando e errando novamente. Mas podemos ser a chave de ignição da mudança, não com dinheiro, mas com ideias que se transforma em ação para fazer a mudança, reduzir as injustiças e desigualdades sociais. Uma corrente do bem em prol da mudança, como foi a união mundial dos cientistas que em tempo recorde desenvolveram as vacinas contra a Covid19.
O saudoso professor Piarluigi Piazzi disse uma vez em uma entrevista que “A humanidade tinha a tecnologia para desenvolver a borracha vulcanizada a muito tempo, mas só a criou quando foi preciso”, o que ele quis dizer é que podemos fazer a mudança, se a gente tiver consciência daquilo que queremos mudar.
E aí, leitor, quem quer começar?
Wendell Stein é cineasta, jornalista e escritor profissional. É colunista do Brazilian Times. E-mail – wendellstein@me.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com