Publicado em 21/05/2021 as 10:30pm
Coluna Wendel Stein
DEPOIS... Wendell Stein Depois é o título no novo livro de...
DEPOIS...
Wendell Stein
Depois é o título no novo livro de Stephen King lançado no mercado editorial mundial. Uma história completa, que pelo pouco número de páginas 192 no total, parece um conto do autor, mas de altíssima qualidade. Provavelmente o escritor produziu a obra em menos de uma semana, do jeito que ele é rápido nas palavras. Há livros de King com mais de 2 mil páginas, sem contar a saga da Torre Negra, que são 7 volumes, ultrapassando as 5 mil páginas.
Mas o grande xis da questão é se o escritor ainda consegue ser bom e inovador depois de tanto tempo e mais de 50 livros publicados? Sim ele consegue, sejam em trabalhos longos, seja em trabalhos curtos.
Depois conta a história de uma criança, Jamie Conklin e seu misterioso dom, tudo narrado em primeira pessoa pelo próprio garoto. Conklin é filho de uma agente literária e nunca conheceu o próprio pai. Além dos dramas familiares comuns como o namoro lésbico da mãe com uma policial, Jamie pode ver pessoas mortas. Mas não ache que são pessoas iguais a que se viu no filme O Sexto Sentido, na qual ele faz referência, mas pessoas tão iguais aos vivos, que as vezes não dá para notar a diferença, com a exceção que em pouco tempo estes supostos espíritos vão ficando fracos até desaparecer para sempre.
Jamie aprendeu que existe algumas regras entre estes fantasmas, a primeira é que se você fizer algum pergunta eles tem que responder, pois são incapazes de mentir, e que eles estão sempre vestindo a roupa do momento da morte.
A mãe sabia do segredo e tudo ia relativamente bem, até que um investimento errado leva a editora praticamente a falência. Um golpe duro, mas que com muito esforço seria recuperado, pois ela tinha como cliente um dos escritores mais famosos do país, que escreve uma série de livros que é um sucesso, e que prepara o último capítulo de sua saga mais famosa. Só que a coisa complica, pois o escritor morre antes de terminar sua obra. Seria o golpe definitivo na vida econômica da editora. Então ela toma uma atitude inusitada, ela vai, com a ajuda de sua namorada policial, até a casa do recém falecido escritor, e pede que o garoto entre em contato com o fantasma para que ele revele como seria a história do do último livro do começo ao fim.
E assim, a mãe consegue escrever e publicar o livro, em nome do autor e salvar sua vida financeira. Só que ao contar o segredo para a namorada, a policial usa o garoto para tentar desvendar onde um terrorista escondeu uma bomba na cidade. Na hora que ele obriga o fantasma a dizer a localização, a entidade começa a perseguí-lo, e então a história toma o caminho do horror, na qual Stephen King conduz com maestria.
E uma história bacana, de fácil leitura, devorei em menos de 3 dias e mostra um escritor não só maduro, mas com um domínio narrativo sem limites. Ele consegue te fisgar em menos de uma página.
No Brasil está a venda pela Editora Suma, em papel e digital, custando cerca de R$ 40,00. Recomendo e minha nota é 8 para a obra.
Wendell Stein, é escritor, cineasta e jornalista. É colunista do Brazilian Times. E-mail: wendellstein@me.com