Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/05/2021 as 11:00am

Coluna Francisca Benvenuto

Comunicação não-agressiva para gerenciamento de conflito no ambiente de trabalhoMarshall...

Comunicação não-agressiva para gerenciamento de conflito no ambiente de trabalho

Marshall Rosenberg define a Comunicação Não-Violenta como uma abordagem da comunicação, que compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros.

Quanto à expressão Não-Violenta, o psicólogo faz uso da definição de Gandhi, se referindo a uma condição compassiva natural que aparece quando a violência é afastada do coração. A técnica é baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um se expressa e ouve os demais.

Para ajudar as pessoas a melhorarem a qualidade de seus relacionamentos, Marshall criou um framework baseado em quatro pilares:

1. Observação (em vez de Julgamento)

2. Sentimentos (em vez de Avaliações)

3. Necessidades (em vez de Estratégias)

4. Pedidos (em vez de Ordens)

Sendo assim, para ele, ao aprender a (1) observar sem fazer julgamentos, (2) identificar e expressar seus sentimentos, (3) assumir a responsabilidade por seus sentimentos e (4) pedir o que torna sua vida mais plena, é mais provável que você trate as outras pessoas com empatia e se comunique com mais eficácia.

No ambiente de trabalho, a comunicação não-violenta faz toda diferença, ajuda no desenvolvimento de laços, cria um ambiente mais favorável e agradável, e pode ser, inclusive, um divisor de águas quanto a sua permanência e crescimento na empresa.

Alguns exemplos de comunicação violenta no trabalho envolve sempre o uso de termos absolutos como “sempre e nunca”, além da terceirização de sentimentos e ameaças. Confira:

“João está entregando os relatórios muito mais rápido que você, o que está acontecendo?”;
“Você NUNCA chega no horário correto, está SEMPRE atrasada”.

Só fiz isso porque não tinha NENHUMA outra opção”
“Eu sinto que ela não gosta de mim”;
“Eu sinto que a Maria não vai com minha cara”;
“Espero que você entregue esse relatório até sexta para não termos problemas mais sérios”.

Para evitar que você caia nas armadilhas desse tipo de comunicação que machuca, separei algumas dicas sobre como praticar a comunicação não-violenta e ser mais feliz.

1. Deixe claro que não haverá punições, críticas ou julgamentos se seu pedido não for atendido (do contrário isso será uma exigência, não um pedido);
2. Enquanto ouve, evite aconselhar, competir pelo sofrimento, educar, consolar, contar uma história, encerrar o assunto, se solidarizar, se explicar, fazer um interrogatório ou corrigir a pessoa;
3. Enquanto ouve, preste atenção às necessidades dos outros e não ao que eles estão;
4. Pergunte antes de oferecer conselhos ou estímulos;
5. Use uma linguagem positiva.

Dica de livro

Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Dica de filme
Humano

É puro treino de empatia, um convite a experimentar como seria estar no lugar de outras pessoas, sentir o que sentiram, viver o que viveram. Se estiver sem tempo, experimente assistir no mínimo a primeira história, de Leonard: talvez você perceba como é possível compreender outro ser humano profundamente mesmo sem concordar com as ações dele. Este documentário ouviu centenas de pessoas, de toda parte do mundo, a respeito de suas vidas e suas percepções sobre a experiência humana. Talvez você conclua que todos temos muito mais em comum do que se imagina.

Pérola da Chica

São consideradas “reativas” as pessoas que agem negativamente em resposta ao comportamento do outro. Recebem um estímulo e se comportam de forma automática e irracional. Uma pessoa reativa se torna passional pois perde a autonomia sobre si, ficando à mercê das circunstâncias.

Na dúvida, CALE-SE.

#GERACAODEVALOR

Com informações: https://blog.trello.com/br, https://www.napratica.org.br/, https://www.hellerhaus.com.br/ e http://www.dialogoscorajosos.com.br/.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Nova Estética- Spa & Hair salon. Tratamentos corporais e faciais. Cabeleireiro Unisex. Extensão de cílios e unhas. Ligue e agende. Em Malden (MA). Tel: (781) 605-3916.

Top News