Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/06/2021 as 9:30pm

Coluna Flavianny Marques

VEGETARIANISMO: PRINCÍPIOS BASICOS Enquanto alguns carnívoros estereotipam as motivações...

VEGETARIANISMO: PRINCÍPIOS BASICOS

Enquanto alguns carnívoros estereotipam as motivações dos vegetarianos, a verdade é que a decisão de adotar uma dieta sem carne é uma escolha alimentar complexa e multifacetada.

Pessoas de todas as idades e origens são vegetarianas. Pessoas que seguem uma dieta vegetariana nunca comem carne, peixe ou frango. Em vez disso, eles dependem de uma variedade de alimentos vegetais para uma boa saúde e prazer alimentar.

Tipos de vegetarianos: Existem muitos tipos de vegetarianos. Alguns comem laticínios, como queijo ou ovos, enquanto outros se abstêm inteiramente de qualquer produto alimentar proveniente de animais. Um ovo-lacto vegetariano, por exemplo, consome leite e alimentos lácteos, ovos, grãos, frutas, vegetais, feijão, nozes e sementes, mas se abstém de carne, peixe e aves. Um lacto-vegetariano segue uma dieta semelhante, mas não come ovos. Enquanto isso, um vegano se afasta totalmente de produtos de origem animal, que, além da carne, também incluem leite e derivados, banha, gelatina e alimentos com ingredientes de origem animal. Alguns veganos também não comem mel.

Por que escolher uma dieta vegetariana: As pessoas escolhem dietas vegetarianas por vários motivos, incluindo preferência pessoal, preocupações com a saúde, antipatia por carne ou outros alimentos de animais, ou acreditam que uma dieta baseada em vegetais é mais saudável.

Alguns adotam um estilo de vida vegetariano por razões éticas. Muitos vegetarianos, por exemplo, evitam carne porque não querem que os animais sejam mortos ou feridos. Esses indivíduos podem se opor ao tratamento de animais criados em fazendas industriais.

O meio ambiente é uma preocupação adicional para alguns vegetarianos. Foram citados problemas relacionados a todos os aspectos do meio ambiente, como resíduos de fazendas industriais que poluem a terra e a água ou florestas que são derrubadas para dar lugar ao gado.

As crenças religiosas também podem desempenhar um papel importante no vegetarianismo. 

Benefícios para a saúde: Muitas pessoas mudam para uma dieta vegetariana por causa dos benefícios potenciais para a saúde. Os padrões de alimentação vegetariana têm sido associados a melhores resultados de saúde, incluindo níveis mais baixos de obesidade, redução do risco de doenças cardíacas e redução da pressão arterial. Além disso, os vegetarianos tendem a consumir uma proporção menor de calorias provenientes da gordura e menos calorias gerais e mais fibras, potássio e vitamina C do que os não vegetarianos. Essas características, mais os fatores de estilo de vida, podem contribuir para os benefícios para a saúde entre os vegetarianos.

“Um padrão de alimentação saudável é essencial para obter os benefícios de saúde de se tornar vegetariano. As Diretrizes Dietéticas fornecem orientação para o planejamento de uma dieta vegetariana ou vegana bem balanceada, busque ajuda de um especialista”.

Flavianny Marques

Top News