Publicado em 2/06/2021 as 11:30am
Coluna Wendel Stein
O ATARI 2600 Em 1985 eu fui a primeira pessoa em minha cidade a ganhar um ATARI 2600. Era a...
O ATARI 2600
Em 1985 eu fui a primeira pessoa em minha cidade a ganhar um ATARI 2600. Era a primeira edição do videogame lançado no Brasil e que vinha com o mítico cartucho “Missile Command”. Para o aparelho funcionar, era preciso de uma caixinha que funcionava como conversor entre videogame e televisão. Os pais morriam de medo, pois achavam que isso poderia estragar a televisão.
Os boatos da chegada do videogame circularam por toda a cidade, e me tornou o garoto mais popular da escola. Todos os dias, depois das aulas, filas quilométricas de crianças cercavam as ruas próximas de casa. Sua missão: entrar na garagem onde ficava a televisão e o videogame e poder ficar alguns minutos observando-me jogar, apenas isso.
Durante as três primeiras semanas, acho que mais de mil crianças passaram pela minha garagem. Depois de algum tempo, o videogame foi se popularizando e o crediário possibilitou que outras pessoas comprassem o seu próprio videogame.
Foi a época que fiz muitos amigos, de vários bairros diferentes, alguns mais novos, outros mais velhos, e muitos da mesma idade. Amizades que iriam romper os anos 80 e seguiriam até os dias de hoje.
O fenômeno cultural do Atari 2600 foi tão grande que videolocadoras de cartuchos surgiram, assim como os primeiros cartuchos piratas. Clássicos como Pac Man, Pitfall, River Raid e Adventure brilharam nessa plataforma. Até o primeiro jogo de colaboração, que usava os dois controles, Raiders of the Lost Ark, surgiu. Também teve o horrível jogo do E.T, que dizia a lenda ter sido fabricado mais cartuchos do que o número de videogames existentes, sendo o maior fracasso de um jogo na história dos games.
Mas tudo isso seria apenas uma fagulha do que seriam as próximas décadas, com a chegada dos computadores, da internet e da telefonia celular.
Os anos sem volta de magia e imaginação começavam a ser moldados pela tecnologia. E muitos de nós estaríamos lá para ver e deslumbrar.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com