Publicado em 16/06/2021 as 3:30pm
Pfizer lançou um “Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia” e recomendou a meditação como uma excelente estratégia
A pandemia da Covid-19 contribuiu para intensificar problemas psíquicos e emocionais...
A pandemia da Covid-19 contribuiu para intensificar problemas psíquicos e emocionais vivenciados por pessoas de todo o mundo. Pensando nisso e em disponibilizar informações confiáveis e de qualidade, a empresa Pfizer desenvolveu o Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia.
Ele conta com a participação de 21 renomados especialistas do Brasil e foi construído de forma colaborativa com diferentes especialistas, que indicaram as melhores práticas para o enfrentamento dos graves problemas de saúde pública nesta área.
O documento contém mais de 100 páginas e fala sobre diversos pontos, mas vamos abordar um em específico: a importância da meditação para a saúde mental.
De acordo com o Guia desenvolvido pela instituição, as técnicas de meditação e intervenções baseadas em mindfulness têm sido utilizadas como estratégia de promoção de saúde física e mental, sendo eficazes para a redução de estresse e ansiedade, tanto em jovens quanto em idosos.
Essas estratégias colaboram para o desenvolvimento de uma maior consciência do corpo, dos pensamentos e dos sentimentos. Assim, é possível aprender a lidar, de forma mais calma e menos reativa, com os acontecimentos negativos e as emoções. Ou seja, ao meditar, é possível mudar percepções, interpretações, sensações e sentimentos.
Nos tempos atuais, em que não é possível controlar eventos externos, a meditação ajuda a regular e a diminuir pensamentos e emoções negativas, como ruminações, tristeza ou raiva. Isso não significa que a tristeza será extinta, mas sim que os eventos negativos podem ser absorvidos de uma forma menos prejudicial, e sem provocar um sofrimento inesgotável.
De acordo com o Guia, evidências indicam que intervenções de meditação e mindfulness podem auxiliar na redução da dor e da insônia, e na melhora da imunidade, essencial para pessoas com sintomas de depressão e ansiedade. Essas estratégias também são úteis na redução da compulsão por álcool e drogas, o que é relevante nesses tempos.
Essas condições, se não tratadas ou controladas, podem deixar as pessoas mais frágeis e suscetíveis às dificuldades de um cenário pandêmico, provocando ainda mais estresse, e configurando um ciclo recorrente e nocivo para a saúde física e mental. Portanto, as intervenções com meditação e programas de mindfulness podem ser ferramentas importantes para a promoção da saúde.
Qualquer um pode meditar
Mesmo em pessoas com pouca prática, ou após uma única sessão, os efeitos benéficos da meditação já podem ser sentidos. Não é preciso fazer ioga ou ser budista, basta aprender a usar a meditação como uma ferramenta para reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar o seu bem-estar.
Para isso, é preciso utilizar as técnicas que ajudam a se tornar atento e consciente ao momento presente, e que ensinam a buscar um estado físico e emocional de relaxamento. Há diversos aplicativos e canais no YouTube que oferecem conteúdos gratuitos e que podem te ajudar.
Dicas para você que deseja começar a meditar
- Reserve um horário para meditar: torne a meditação parte da sua rotina, escolhendo um momento do seu dia especial para a meditação, de modo que você não seja interrompida(o) ou precise fazer algo com urgência.
- Tenha paciência e confie no processo. Não estipule metas altas para os primeiros dias, pois é muito normal que você não comece meditando por horas. A cada dia você vai melhorando um pouco até se acostumar. Não há tempo máximo ou mínimo, quem determina isso é você.
- Foco na respiração. Não se preocupe se sua mente pensar em diversas coisas aleatórias: isso é bem normal. Concentre-se na respiração e com o tempo vai perceber a diferença.
Dica bônus: procure um profissional da área, seja em alguma rede social ou pessoalmente, ele vai te ajudar e orientar. E é claro: não desista. Meditação também é persistência.
Fonte: www.pfizer.com.br
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com