Publicado em 18/06/2021 as 2:00am
Coluna Francisca Benvenuto
Por que os consumidores compram o que compram? Por que alguns anúncios atraem mais do que...
Por que os consumidores compram o que compram? Por que alguns anúncios atraem mais do que outros? A resposta é: Neuromarketing.
Neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Em linhas gerais, prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto. O Neuromarketing vai ao encontro do Marketing 3.0: centrado no ser humano.
O neuromarketing nada mais é do que aplicar as tecnologias de neurociência para fins do marketing. Sua utilidade está pautada na aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações geradas no cérebro humano quando as pessoas recebem determinados estímulos.
Através de testes de ressonância magnética é possível medir a dilatação da pupila, a resposta muscular e a temperatura da pele de um indivíduo quando ele é estimulado. O neuromarketing, então, usa essas informações para estimar o tempo de resposta, a frequência e a localização da atividade neuronal, visando assim otimizar seus anúncios e estratégias de comunicação.
Como o neuromarketing pode beneficiar seu negócio?
● Melhora a tomada de decisão;
● Permite o desenvolvimento de produtos mais direcionados ao público;
● Proporciona a criação de campanhas publicitárias mais efetivas;
● Aprimora a experiência do consumidor.
Quais são as principais formas de aplicação dessa ciência?
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são umas das principais técnicas utilizadas por profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra. A ideia é transmitir ao consumidor uma informação, objetiva ou subjetiva, que desperte nele a necessidade de consumo.
Um dos gatilhos mais conhecidos e empregados é o de escassez. O objetivo é fazer com que o cliente absorva um senso de urgência na sua jornada como consumidor, acelerando a decisão. Frases como “compre já” ou “por tempo limitado” são utilizadas com esse fim.
Outro gatilho é o da exclusividade. Ele é muito utilizado em estratégias de Marketing de Conteúdo que oferecem materiais exclusivos para seus assinantes. A mesma ideia é aplicada em redes sociais para convocar seguidores a assistirem uma live. A noção de que terão acesso a algo que não está disponível para todos motiva as pessoas a realizarem uma ação.
Se você deseja entender mais sobre o tema, no próximo dia 01 de julho, estarei realizando um curso gratuito com o tema:
“Fire - Empreendedorismo Digital”, cujo a base será o neuromarketing. O evento acontecerá no dia 01/07, às 19h30 no horário de Brasília e as 6:30 pm em Boston. Se inscreva através do link: https://forms.gle/ZkQLovDUPUJ856bn7
DICA DE LIVRO
Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores
A cada dia, somos bombardeados por estímulos sensoriais gerados pelos diferentes dispositivos tecnológicos presentes na atualidade. E a cada minuto, nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons: um universo de informações cuja maioria acaba sendo ignorada pela mente humana. Com isso, uma parcela ínfima de conteúdo é capaz de chamar atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas.
É nesse contexto em que Darren Bridger apresenta Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, reunindo dezenas de insights sobre neuromarketing e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência.
Fonte: www.resultadosdigitais.com.br e www.rockcontent.com
PEROLA DA CHICA
"sua marca marca? Qual conexão a sua marca cria com o seu público? O simples e direto são essenciais para marcar e criar defensores da marca". #perolasdachica