Publicado em 2/07/2021 as 3:30pm
Coluna Bibi Events USA
Dra. Geovania Menezes A EPIGENÉTICA MOLDADA PELA NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA REPROGRAMAM A...
Dra. Geovania Menezes
A EPIGENÉTICA MOLDADA PELA NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA REPROGRAMAM A SUA IDADE BIOLÓGICA E A SUA LONGEVIDADE SAUDÁVEL
Durante toda essa experiência que a vida tem me ofertado, venho despertando para alguns questionamentos. Uma das questões que tenho me perguntado é: Será que poderíamos chegar a uma idade longeva, com um corpo saudável e ativo e uma mente sã? E ao longo desse período, as respostas vêm surgindo de maneira clara e positiva.
Busco levar aos meus pacientes uma longevidade saudável e ela baseia-se na premissa de vivermos uma vida longa e com ótima qualidade de vida, ou seja envelhecermos ativamente, mantendo as capacidades funcionais básicas com uma menor carga de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, demências e outros processos inflamatórios associadas ao envelhecimento “inflamaging”. E tentando fazer com que eles vivenciem esse conceito, preciso primeiramente fazê-los entender que a longevidade saudável está relacionada aos longos anos vividos da melhor forma possível e é refletida pelas nossas condições de vida, bem como pelo estilo de vida que deverá ser baseado numa postura ativa perante a vida e a sociedade, com otimismo e controle do stress, espiritualidade, fé em Deus, acesso a profissionais da saúde, prática de atividade física ,evitando o fumo e o abuso de bebidas alcoólicos e principalmente mantendo hábitos alimentares saudáveis, características presentes em grupos de longevos pelo mundo. Ao vivenciar esse conceito será possível e preciso reprogramar o corpo para garantir a longevidade, fazendo com que a nossa idade biológica seja mais nova do que a nossa idade cronológica, mantendo as pessoas saudáveis pelo maior número de anos com imunidade para a prevenção de doenças.
E não podemos entender a longevidade sem entender o que seria o envelhecimento. Esse processo pode ser definido pelas perdas das funções fisiológicas relacionadas a sobrevivência e a fertilidade. De acordo com a teoria do envelhecimento nós nos tornamos velhos e susceptíveis a doenças porque as nossas células perdem a informação da juventude . Então, provavelmente uma falha na informação do epigenoma (uma estrutura dentro da célula que permite que alguns genes sejam lidos, enquanto outros silenciam), causaria o envelhecimento.
O DNA guarda nossa informação genética de forma digital, num formato robusto, no entanto o nosso epigenoma (estrutura que ler uns genes e outros não) guarda-as de forma analógica e é, portanto, propenso a apresentar um ruído epigenético. Para melhor entendimento podemos utilizar uma metáfora apropriada. Imaginemos então um reprodutor de DVD da década de 1990, onde tínhamos a informação digital (DNA, bases e cromossomos), apesar do leitor (laser e conversor) que se moviam serem analógicos, podendo criar erros. O envelhecimento é semelhante ao acúmulo de arranhões no disco, de forma que a informação não pode mais ser lida corretamente. Fazendo uma analogia para a biologia nós podemos dizer que a nossa força da informação está nos óvulos e espermas herdados dos nossos pais. O transmissor é o epgenoma transmitindo informações de modo análogo através do tempo e do espaço e o receptor é o nosso corpo no futuro. Mas será que podemos fazer o polimento do dvd barulhento? Felizmente sim! O envelhecimento pode ser resetado!
Para tal teremos que ter um observador que grava os dados originais, a correção de dados original e por fim o dispositivo que faz a correção. E a ciência avança cada vez mais nesse sentido comprovando esses dados.
Mas quais seriam algumas das principais causas do envelhecimento? São os danos celulares acumulados, causados por moléculas reativas conhecidas como radicais livres e também o encurtamento dos telômeros, que são as estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos que desempenham um papel importante na divisão celular e protegem o DNA da exposição ao dano. Toda vez que uma célula se divide o telômero se encurta, até que quando muito curto não protege mais a célula, entrando assim em senescência e envelhecimento. Ao envelhecer as células deixam de se multiplicar e as jovens são substituídas pelas velhas, que se acumulam e produzem citocinas inflamatórias, destruindo o nosso sistema imune, condição relacionada ao aparecimento de doenças como, diabetes câncer doença cardiovascular, Alzheimer.
Além da idade outros processos podem influenciar no envelhecimento como o stress, o fumo, o sedentarismo, os hábitos alimentares ruins e as quedas hormonais. Sendo assim percebe-se o envelhecimento como um processo dinâmico, podendo ser acelerado e desacelerado. Por isso existem pessoas com a mesma idade cronológica, mas com a idade biológica diferente. E qual seria o marcador da nossa idade biológica? Sim é o telômero.
Mas a notícia boa é que mesmo que nossos telômeros se encurtem muito rápido, esse fato pode ser desacelerado ou mesmo revertido por ação da enzima telomerase, e sabe-se que essa enzima pode ser ativada em quase todas as células. As pesquisas certificam de que alguns fatores como a prática de atividade física, níveis ótimos de vitamina D, alimentação rica em antioxidante, mas pobre em carboidratos simples e de alto índice glicêmico, reposição de hormônios, e exposição a níveis de stress leve (restrição de calorias, jejum intermitente, temperaturas baixas e altas) aumentam a atividade da telomerase.
E qual seria a maneira mais precisa de estimar a idade biológica? É conhecendo o tamanho dos nossos telômeros e mais importante ainda devemos aprender a cuidar deles e preservá-los. Dessa forma disponibilizamos para os nossos pacientes, o teste no DNA que mede o comprimento dos telômeros através de uma parceria com um laboratório de testes específicos. O teste é rápido e preciso de fácil coleta e resultados, pode ser feito em nosso consultório ou a distância através do envio do kit. A partir da determinação da idade biológica, poderemos então fazer a prescrição de suplementos, fitoterápicos e tratamento dietético voltados para a interrupção do encurtamento, aumento do comprimento e preservação do comprimento ideal dos telômeros, combatendo assim o envelhecimento e levando a longevidade saudável.
O nosso acompanhamento e tratamento pode ser iniciado a partir dos 30 anos e fundamenta-se em torno das propriedades e interações dos vários nutrientes e os seus efeitos no envelhecimento, ofertando dietas com restrição do aporte calórico, adequação da quantidade de alguns aminoácidos que agem acelerando o envelhecimento, com uma proporção menor de proteínas de origem animal e maior de carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico inativando assim vias do envelhecimento.
A prescrição de ativos antioxidantes e fitoterápicos fecha a conduta clínica, como exemplo de alguns poucos temos o uso de alguns produtos extraídos de frutas e vegetais, resveratrol, ácido gálico, Coq10, curcumina, ativos da Camélia sinensis, Rhodiola rosea, licopeno, zeaxantina, monoterpenos extraídos de óleos essenciais, vitamina D, E, C e crocina. A quantidade a ser prescrita de cada ativo e a proporção de cada nutrientes da dieta dependerão dos resultado do exame da idade biológica (DNA), da avaliação do perfil bioquímico e hormonal bem como de outros marcadores do envelhecimento, avaliação da composição corpórea e anamnese clínica e alimentar.
Assim esperamos continuar contribuindo para a ciência, longevidade saudável e melhoria da qualidade e expectativa de vida dos nossos pacientes, minimizando o envelhecimento e doenças associadas a esse processo, através de testes genéticos, exames clínicos e laboratoriais e conduta nutricional individualizada e adequada em micro e macronutrientes e suplementada de maneira eficaz.
Doutorada no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovações Tecnológicas e de medicamentos das Universidades UFC, UFRN, UFPB
Nutricionista da UFPB
Mestre no Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Nutricionista Clínica, Esportiva e na Longevidade Saudável UFPB
Nutricionista Colaboradora do Instituto Paraibano de Envelhecimento (UFPB)
Nutricionista da Clínica Manaíra Medical Center
Instagram @nutrigeovaniamenezes1
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.