Publicado em 30/07/2021 as 10:00am
Planejamento pós-pandemia
A disseminação do Coronavírus, não apenas nos Estados Unidos, mas por todo o mundo, gerou...
A disseminação do Coronavírus, não apenas nos Estados Unidos, mas por todo o mundo, gerou uma série de consequências. Entre elas, a implementação do isolamento social, que evitou que as pessoas saíssem às ruas e que o comércio ficasse aberto, obrigando muitos empreendedores a suspenderem suas atividades. Tudo isso provocou muitos prejuízos, principalmente para o setor comercial.
Devido a isso, é fundamental ter em mente um planejamento pós-pandemia e evitar ao máximo esses impactos. Isso porque o cenário de crise acaba refletindo diretamente no caixa do negócio e, para passar por esse momento turbulento, é preciso evitar erros, estar preparado e identificar as melhores oportunidades para sair dessa e manter a empresa de pé.
Um bom planejamento pode ser visto como um grande aliado da empresa na tarefa difícil que é passar por uma crise econômica com poucos prejuízos a operações e finanças. Por meio dele, é possível realizar de projeções de receitas e despesas em um certo período, analisar o cenário atual e, assim, projetar as ações mais adequadas.
Por meio dessas estratégias eficazes, fica mais fácil entender o quanto será preciso para arcar com todas as despesas, manter as atividades em funcionamento e crescer de maneira sustentável, inclusive no decorrer do processo de crise econômica.
Existem algumas práticas que, quando aplicadas, podem fazer com que o planejamento alcance os resultados pretendidos. Veja as principais:
Identifique os motivos: Em um contexto de crise, é essencial identificar às causas que geram mais efeitos negativos ao negócio, para que assim seja possível criar medidas efetivas. Entre os maiores impactos estão: falta de recursos para quitar os compromissos financeiros; queda de vendas e faturamento; não alcance das metas; perda de clientes etc. Após a análise, é o momento de ir para o próximo passo para a elaboração de um planejamento adequado.
Avalie as alternativas existentes: As alternativas para superar essa fase difícil dependem do problema a ser enfrentado e também do segmento da empresa. No entanto, existem algumas ações que podem contribuir para alavancar os pequenos negócios em crise, como: expandir para outros locais; alterar o ramo do estabelecimento; minimizar o tamanho da empresa; diversificar os produtos e serviços disponibilizados e demais.
Identifique possíveis cenários: Os fatores externos também precisam ser avaliados, por exemplo, a economia do país. Afinal, esse é um problema inesperado, que pode ocorrer a qualquer tempo e exige uma atenção constante ao que está acontecendo no mercado. Além disso, acompanhe as tendências da área para que consiga prever variações ou quedas. Essa é uma prática relevante para o gerenciamento de crise e para a tomada de decisões corretas.
Conheça os custos do negócio: O controle financeiro é primordial para a estabilidade da organização. Sem ele, você corre o risco de não conseguir gerir a empresa nas situações de crise. Nesse caso, é imprescindível anotar todas as receitas e despesas, para que tenha uma visão abrangente em relação ao caixa, além de conseguir detectar gastos desnecessários que precisam ser cortados. Ainda, fica mais fácil fazer a previsão do orçamento, direcionar o capital de maneira adequada, compreender o quanto deve ser gasto em cada setor, e manter a situação financeira a mais equilibrada, mesmo passando por perda de clientes, queda de faturamento etc.
Busque opções de faturamento: Para aumentar o faturamento, algumas providencias podem ser tomadas durante o planejamento, como oferecer serviços de entrega, realizar promoções de produto parados, ampliar a forma de pagamento, investir em marketing, marcar presença nas redes sociais etc.
Renegocie com os fornecedores: Em tempos de crise, as pessoas estão mais suscetíveis às negociações. Esse momento de procurar seus fornecedores para fazer uma negociação, seja por melhores preços, aumento do prazo para pagamentos, entre outras opções.
Reveja as estratégias anualmente: Reavalie o plano todos anos. Assim, você pode ver o que deu certo, o que deve ser melhorado, além de adequá-lo conforme a situação atual do negócio e previsões de mercado.
Agora que você já sabe a importância de um planejamento pós pandemia e como elaborá-lo, não deixe de colocar estas em prática para diminuir os impactos na sua empresa provocado pela crise. (fonte: WeCont)