Publicado em 11/08/2021 as 7:30pm
Coluna Grupo Mulher Brasileira
Aluguéis têm moratória até outubro Legenda O Cambridge Health Alliance (CHA) estará...
Aluguéis têm moratória até outubro
Legenda
O Cambridge Health Alliance (CHA) estará vacinando neste domingo, em Everett, em vários locais. Confira! (foto Vacina m Everett)
O Presidente Biden decretou uma extensão da moratória de aluguéis por mais dois meses. Isso quer dizer que vai até o final de setembro. A extensão é efetiva para as municipalidades consideradas em vermelho.
Em Massachusetts ficam de fora só as áreas de Franklin e Hampshire.
Várias organizações do estado assistem pessoas de baixa renda a solicitar ajuda financeira para pagar o aluguel.
Segundo a organização City Life Vida Urbana, que defende os direitos dos inquilinos, o número de despejos, cerca de 200 por mês, ainda está abaixo do que era antes da pandemia. Isso porque Massachusetts tem programas rigorosos para evitar despejos.
Os programas de ajuda financeira aumentaram.
Até 30 de junho o estado investiu US $191 milhões em ajuda com aluguéis para 32 mil domicílios.
O prefeito Bill De Blasio, da cidade de Nova York, decretou a obrigatoriedade de mostrar prova de vacina para entrar em recintos fechados, como restaurantes, teatro, cinemas, academias etc. A medida entra em vigor em outubro.
Em Massachusetts, o governador Baker avisou que não fará o mesmo porque considera que o estado está indo bem na luta contra a COVID-19. Até o momento já morreram 17.718 pessoas e 675.425 é o número de casos confirmados.
Dos 4 milhões de pessoas que tomaram as duas doses da vacina em Massachusetts, 100 ou 0,002%, morreram.
A prefeita de Boston, Kim Janey, disse que não vai seguir o exemplo das autoridades nova-iorquinas porque imigrantes e negros já estão cansados de precisarem apresentar documentos. Ela disse que este país tem uma história triste de como trata as populações menos favorecidas. Ela considera esta medida discriminatória.
Eleições Brasileiras
Em live com o Grupo Mulher Brasileira, o embaixador Benedicto Fonseca, Cônsul do Brasil em Boston, lembrou a comunidade que o período de transferência de título eleitoral para votar nas eleições presidenciais de 2022 termina em maio do próximo ano.
Todo o processo é feito online no site do Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.jus.br. Se tiver dúvida pode pedir ajuda ao Consulado pelo e-mail contato.boston@itamaraty.gov.br.
Redistritos
O Grupo Mulher Brasileira faz parte da coalizão que defende distritos diversos e que verdadeiramente representem a população, não dividam comunidades e não segreguem imigrantes, negros e pobres. O objetivo da Coalizão “Drawing Demnocracry” é elaborar 100 mapas até o final deste mês.
O GMB submeteu mapas de algumas das cidades com mais concentração de brasileiros como Allston-Brighton, Framingham, Cape Cod e região, Everett e Somerville.
Os mapas finais serão apresentados depois que os números do Censo forem divulgados.
Estação Mulher
Não perca nosso programa de rádio, o Estação Mulher, que vai ao ar todos os sábados, às 11 horas, pela rádio do Brazilian Times. A enfermeira e ativista político-comunitária, radicada em Nova York, Myriam Marques, vai falar sobre os acontecimentos da semana no Brasil, sempre com uma perspectiva feminina!
Coloque já na sua agenda!
Todo sábado, às 11 horas, na rádio do Brazilian Times e no Facebook do Grupo Mulher Brasileira.
Festival da Independência
O 26º Festival da Independência do Brasil vai acontecer este ano! Já temos o sinal livre do Departamento de Parques e Recreação e da Prefeitura de Boston. Como o Estado suspendeu a emergência e liberou os eventos, o Grupo Mulher Brasileira reuniu uma comissão pequena e está discutindo o que fazer.
O maior problema agora é levantar fundos e nós vamos sem campo. Se você tem algo que queira mostrar no festival, entre em contato conosco pelo e-mail festival@verdeamarelo.org.
Mais detalhes serão dados nas semanas seguintes.