Publicado em 6/09/2021 as 3:30pm
Coluna Saúde da Mulher
Sonhos e Ilusões da Terra do Tio Sam Quando se trata de destino da terra da fantasia, com...
Sonhos e Ilusões da Terra do Tio Sam
Quando se trata de destino da terra da fantasia, com certeza o famoso “sonho americano” continua fazendo a cabeça de muita gente, porém a grande maioria que se arrisca a migrar para viver nas "américas" desconhece a realidade dos desafios enfrentados principalmente para quem não possui uma estrutura financeira. Quais são os principais motivos para desmistificar os mitos que muitos teimam em acreditar sobre a realidade de vida para os imigrantes que vivem nos Estados Unidos e como nós mulheres, podemos utilizar da nossa capacidade de vencer os obstáculos para construir uma história de sucesso, principalmente para quem deseja se destacar no mercado como empreendedora?
O sonho americano
Ao mesmo tempo que o Brasil é um dos maiores consumidores da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, estamos entre os primeiros lugares na lista de exportadores de imigrantes para a terrinha do tio Sam.
Existem algumas versões da origem do termo “terra do tio Sam”, que se tornou muito conhecido entre nós brasileiros. Acreditando que a fartura de recursos além da facilidade de se “ganhar dinheiro” milhares de brasileiros decidem migrar para os Estados Unidos todos os anos. Nas últimas quatro décadas o Brasil se tornou um dos maiores “exportadores de imigrantes” que deixam a própria pátria para viver o sonho de uma vida “melhor”.
Sabendo que a grande maioria dos brasileiros que cruzam o oceano carregando na mala uma lista de expectativas, acabam se frustrando ao longo do caminho e sofrem ao realizar que os sonhos de uma vida de oportunidade e prosperidade se tornou em pesadelo principalmente para quem vive clandestinamente. Sim para desmistificar algumas ilusões, os Estados Unidos por mais serem mundialmente conhecidos como o país de oportunidades, para quem decide morar irregularmente, ou seja, indocumentado, é muito mais desafiador e até perigoso enfrentar a realidade dos desafios diários de um país, que cada vez mais fecha as portas para quem possui esse perfil.
Mesmo depois de muitas histórias de sucesso de centenas de milhares de imigrantes que conquistaram o sonho americano, a realidade é que para a maioria dos brasileiros, viver nos Estados Unidos é se deparar com ao menos um "leão por dia”. As experiências se diferem de pessoa para pessoa, porém compartilhamos várias coisas em comum, como: a saudade de quem deixamos para trás e a esperança de dias melhores.
Ilusoes x Realidade
Trabalhando por muitos anos junto a comunidade brasileira, pude perceber que a grande maioria de nós imigrantes descobrimos com o passar do tempo que o “sonho americano” é algo muito mais difícil do que podemos imaginar. Apesar dessa terrinha mana, leite e mel, a grama não vira dim dim e ainda contém muita química para se manter verdinha. Enquanto ainda existem muitas oportunidades de emprego, a realidade é que quem deseja viver “bem” tem que “ralar muito mesmo” para poder arcar com os altíssimos custos de vida. A realidade é que para quem deseja realmente fazer um "pé de meia” tem que trabalhar: “part-time”, “full-time” e as vezes o "more time", ou seja, meio período, período completo e a “morte time”. Esses são termos popularmente conhecidos para aqueles que acabam sendo obrigados a trabalhar uma carga horária semanal de mais de 60 horas por semana.
Nos últimos anos, o poder aquisitivo sofreu muito com a crise imobiliária de 2008 e agora durante a crise da pandemia da Covid-19. O que estamos vendo recentemente é o aumento de famílias que perderam o pouco que tinham devido a impossibilidade de trabalhar o que gerou a exposição da desigualdade entre pobres e os ricos, entre os que possuem o plano de emergência financeira e os que vivem de gastar tudo que ganham sem se preocupar com as possíveis "surpresas da vida”.
Outro fator importante que deve ser desmistificado é que em momento de guerra só quem perde são só fracos. Acredito que toda crise traz consigo uma gama de oportunidades para quem sabe reconhecer. Como imigrantes, estamos acostumados a lutar e a derrubar barreiras que surgem ao longo da nossa jornada. Claro que para vencer é preciso se preparar. Para ganhar a guerra é preciso se equipar primeiro e quem sabe até transformar as pedras do caminho em ferramenta de construção de pontes para te levar do ponto A ao B.
A verdade é que todos nós um dia já enfrentamos uma crise, seja ela de qualquer origem, o que aprendemos e que nos leva ao um passo ou mais adiante.
Transformando sonhos em realidade
Uma ideia no papel é apenas um monte de letras borradas sem valor algum se não for transformado em algo realmente palpável. Se você que ainda não descobriu o poder do empreendedorismo saiba que uma das formas mais poderosas de transformação é poder direcionar os sonhos para realizar os seus objetivos através de uma estrutura pautada em: conhecimento, recursos, capacitação, direcionamento e muita muita disposição para se tornar dona do seu próprio negócio". Seja esse negócio uma empresa de limpeza de casa, uma confeitaria ou até mesmo algo mais inovador como uma loja virtual ou um produto digital, um bom planejamento é a base para quem deseja começar ou que não sabe como expandir o seu próprio negócio.
Pensando nesses desafios, a Plataforma Digital Feminina desafia a você mulher que acredita que está na hora de dar mais um passo em direção a realização de um sonho ao enviar uma mensagem no direct no Instagram do @plataformadigitalfeminina para saber como é possível fazer isso sem se sentir sozinha. Mesmo para você que não viva na terra do tio Sam, as oportunidades estão aí para quem corre atrás e não vive dando desculpas mas sim lutando por vitorias.
Coluna Saúde da Mulher
Lidia Ferreira