Publicado em 15/09/2021 as 11:30am
Reprodução Assistida é nome de evento promovido pela Clínica Horizontes
Para debater o tema “Reprodução Assistida: Sujeitos, Parentalidades, Desejos e Fantasias”,...
Para debater o tema “Reprodução Assistida: Sujeitos, Parentalidades, Desejos e Fantasias”, o Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados do RS promoverá uma live especial na próxima quinta-feira, dia 09/09, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do IARGS, a partir das 20h. A saudação será feita pela Diretora do Grupo, Drª Liane Besttti, às psicólogas e psicanalistas, Renata Viola Vives (Clínica Horizontes) e Patrícia Gramacho. A mediação será feita pela assessora de imprensa do IARGS, Terezinha Tarcitano.
Esta live será uma prévia do curso on-line que será oferecido pelo Instituto de Ensino Horizontes, com o apoio do IARGS e da Revista Evolução- Reprodução Humana, sobre a mesma temática, dois dias depois, em 11 de setembro, a partir das 9h.
De acordo com uma das psicólogas clínicas da Clínica Horizontes, Renata Viola Vives, os avanços tecnológicos na área da reprodução têm levantando diversos questionamentos bioéticos, morais e no que se refere às subjetividades dos indivíduos envolvidos em todo o processo. Para ela, é necessário e urgente se pensar os indivíduos frutos das novas tecnologias, das novas parentalidades. “Vamos discutir sobre o bebê, os pais, a doação de gametas e o congelamento de embriões”, explicou.
A Psicóloga Especialista em Psicologia da Reprodução Humana, pelo Instituto Suassuna (GO), Flávia Giacon, que auxilia na organização do evento, ressalta que a Reprodução Humana Assistida quebra paradigmas, abre um leque de opções e possibilidades, nem sempre acessíveis, mas, ao mesmo tempo, impõe algumas condições e desafios a estes pacientes. Abarca um universo em constante transformação, a ser observado com ética e responsabilidade por todos profissionais. “É importante amplificar a reflexão sobre vários subtemas dentro da Reprodução Assistida, sobre possibilidades, desafios para os pacientes e também para os profissionais”, afirmou, destacando que a Psicanálise surge para contribuir a esta ampliação da reflexão e debate.
Programação:
9h: Psiquiatra Infantil Sarah Bydlowski
Tema: A nova paternidade. Vínculos Iniciais. Premissas do Mundo Interno nas Crianças
11h: Psicóloga Clínica Regina Bayo-Borrás
Tema: Édipo Frankenstein: Quando desejo, Sexualidade, Genética e Técnicas de Reprodução Assistida Concebem Novas Fantasmáticas Subjetivas.
14h: Psicóloga e psicanalista Simone Perelson
Tema: Doação e Recepção de Gametas, DOM – Desejos e Fantasias
16h: Membro titular da Associação Psicanalítica da Argentina Patrícia Alkolombre
Tema: “Reflexões Psicanalistas sobre a Gestação de Substituição”
Para mais informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/reproducao-assistida-sujeitos-parentalidades-desejos-e-fantasias__1267535
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa