Publicado em 29/10/2021 as 9:30pm
Coluna Grupo Mulher Brasileira
Frente quer brasileiros votando. Imigração relaxa prioridades para deportação Se você tem...
Frente quer brasileiros votando. Imigração relaxa prioridades para deportação
Se você tem cidadania, VOTE dia 2 de novembro
Foi lançada na segunda-feira, dia 25, a Frente Vota Brasil 2022, um movimento dos coletivos das comunidades imigrantes brasileiras nos Estados Unidos com o objetivo de mobilizar a comunidade e seus apoiadores para a defesa da democracia e contra as ameaças recentes ao estado de direito no Brasil. “A Frente é uma convocação para os imigrantes brasileiros votarem em 2022”, explica Álvaro Lima, um integrante do movimento.
O Grupo Mulher Brasileira vai ajudar quem precisa transferir o título eleitoral. “Qualquer pessoa que precisa transferir título ou monitorar sua situação eleitoral ou renovar e atualizar o CPF, pode falar conosco pelo WhatsApp 617-202-5775”, disse Heloisa Galvão, presidente do grupo.
O Centro Comunitário de Stoughton já está ajudando.
Em anos eleitorais, a transferência do título de eleitor brasileiro só pode ser requerida 151 dias antes da data da eleição, pois ao término deste prazo o cadastro eleitoral será fechado. Então para o pleito de 2022, a transferência pode ser feita até 1º de maio.
Uma publicação preparada pela Frente lembra que “a gente não mora no Brasil, mas nossas raízes estão lá e podemos ajudar a construir um país melhor para nossos familiares, amigos e para o povo brasileiro em geral. Além disso, não podemos nos esquecer que imigrantes são uma parte importante da economia brasileira, influenciando a economia de muitas cidades, a partir das remessas do exterior.
E não podemos esquecer que nosso voto influencia também a obtenção de melhores serviços para imigrantes nos nossos Consulados. Cada voto conta e faz diferença!
A democracia brasileira está em perigo. O sistema eleitoral de nosso país, um dos mais confiáveis e eficientes do mundo, está sofrendo uma campanha de descrédito baseada inteiramente em notícias falsas e em fraudes que nunca existiram. Precisamos fazer a nossa parte em defesa da democracia! E os votos dos brasileiros no exterior também são importantes!
Imigração muda prioridades
O Departamento de Segurança Interna preparou memorando que vai receber comentários do público e deve entrar em vigor em novembro, afirmando que indocumentados simplesmente não são mais prioridade para os oficiais de imigração. Esta é uma mudança de comportamento importante pois na administração anterior qualquer pessoa era prioridade para ser presa e deportada. O memorando focalize três prioridades para um imigrante ser procurado: ameaça à segurança nacional, ameaça à segurança pública e ameaça à segurança da fronteira.
O memorando também garante o fim imediato das blitze em local de trabalho e a consideração de discrição prosecutorial, isto é, um imigrante pode apresentar seu caso para análise.
O documento também reconhece que todos são beneficiados quando os direitos civis de uma pessoa são respeitados e afiança que a lei de imigração não pode ser aplicada com base em raça, religião, cor, nacionalidade, orientação sexual, sexo, filiação partidária e por causa dos direitos individuais contidos na 1ª Emenda, isto é, imigrantes têm direito de protestar e se manifestarem.
Estação Mulher
Não perca nosso programa de rádio, o Estação Mulher, que vai ao ar todos os sábados, às 11 horas, pela rádio do Brazilian Times. A enfermeira e ativista político-comunitária, radicada em Nova York, Myriam Marques, vai falar sobre os acontecimentos da semana no Brasil, sempre com uma perspectiva feminina! Coloque já na sua agenda! Todo sábado, às 11 horas, no Facebook do Brazilian Times e do Grupo Mulher Brasileira.