Publicado em 8/11/2021 as 12:30pm
Coluna Saúde da Mulher
Luto - Morte e Vida - Qual Legado Que Você Vai Deixar No dia cinco de novembro de forma...
Luto - Morte e Vida - Qual Legado Que Você Vai Deixar
No dia cinco de novembro de forma inesperada a música sertaneja perdeu a rainha da sofrência, Marília Mendonça com apenas 26 anos depois de um acidente de avião em Minas Gerais. Junto com ela mas quatro vidas foram se foram de forma trágica que deixaram muitos corações enlutados. Mas como enfrentar o luto quando alguém se vai e o que fazer para viver intensamente e poder assim deixar um legado brilhante como a vida de Marília e tantos outros que já partiram?
Luto - A dor de quem fica
Marília Mendonça partiu de forma trágica deixando seu filhinho Leo Dias com um ano de idade, seus pais, irmãos, parentes, amigos e milhões de fãs. Para quem acompanhou a carreira tão curta mas de muito sucesso da cantora jamais podiam imaginar que estariam hoje se despedindo de alguém especial sem ao menos ter tido a chance de se despedir. Muitas lágrimas ainda vão ser derramadas, muita tristeza além de um vazio provocado pela ausência de uma pessoa que fez diferença na vida de muita gente.
A morte de Marília nos faz lembrar de outros artistas brasileiros que partiram tragicamente como: o cantor Gabriel Diniz, (28 anos) faz lecido em maio de 2019 também vítima de um acidente de avião; o cantor Luciano Araújo, (29 anos), conterrâneo de Marília ambos de Goiânia, são apenas 3 exemplos recentes de artistas da música sertaneja.
Quase como fosse impossível acreditar na morte desses talentosos representantes da música brasileira nos leva a pensar como nós não estamos preparados para a perda de alguém que amamos. Mas como é possível lidar com essa dor e o que podemos aprender com as perdas?
Vida e Morte - A Única Certeza que Temos na Vida
Um dia todos nós iremos encarar a morte, mas evitamos pensar que esse dia vai chegar para todos. Tenha você a esperança da vida eterna ou não, a única coisa que podemos ter certeza é que temos o agora mas não o segundo seguinte.
Marília estava vivendo o melhor momento de sua carreira enquanto se preparava para sua primeira turnê na Europa e depois nos Estados Unidos. Ela que trouxe tantas emoções para os fãs vivia em função de sua carreira e de diversas músicas de sua autoria que encontraram espaço através das vozes de outros artistas brasileiros.
A morte de Marília mostra duramente como a vida é muito curta e por mais que podemos nos cuidar para vivermos de forma saudável, mas também devemos cuidar da forma que estamos vivendo hoje.
Se todos nós vamos morrer um dia, o que devemos fazer para cuidar de quem amamos dando mais atenção ao que realmente importa.
Marília Mendonça certa vez postou em uma de suas redes sociais que não queria ter que viver dentro de um avião, que gostaria de trocar tudo para estar com sua família. Mas enquanto isso, ou melhor, infelizmente a cantora não teve tempo para viver mais pois escolheu seguir com sua carreira e com os compromissos com shows.
O que significa o luto para você e como a família de quem perde alguém precioso?
O luto está relacionado com a perda e cada pessoa reage de maneira diferente e particular, porém tem algumas similaridades como os estágios e maneiras de superação.
Primeira fase - Negação - A pessoa nega a realidade evitando falar no assunto. Procura manter a rotina de antes, como se pudesse trazer a pessoa amada de volta. Essa é uma característica de defesa emocional.
Segunda fase - Raiva - Vive um período de indignação, questionamento, muito choro e raiva. Durante essa fase pode haver momentos de fúria e até de culpar os outros ou a si mesma.
Terceira fase - Negociação ou barganha - como se fosse possível reverter a morte a pessoa nessa fase cria situações fantasiosas com o que aconteceu.
Quarta fase - Depressão - A pessoa já entende que a partida é irreversível e passa a conviver com o vazio profundo da perda que soma-se ao estado melancólico que acompanha muitos lamentos, choro, perda de apetite e do sono. Nessa fase, assim como nas anteriores é muito importante dar atenção devida aos possíveis sinais que estão relacionados ao suicídio.
Quinta fase - Aceitação - Durante essa fase é quando finalmente é possível iniciar o processo de superação. A dor da perda ainda é muito intensa porém existe um melhor controle emocional e os momentos felizes vividos com a pessoa que partiu começa dar lugar ao choro e ao lamento tornando-se lembranças felizes.
O legado que você quer deixar
Se é impossível evitar a morte mas sim fazer escolhas de como queremos viver, qual legado você vai deixar, o que vão dizer sobre você e ainda melhor, o que você está realizando hoje que esteja fazendo parte da construção do seu legado?
Procure desenvolver no conhecimento de como investir na vida de pessoas além da sua própria. Perdoe, ame, sorria, se permita, supere, reflita, recomece, acredita, invista, viva.
Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.